Cinema
Kursk – A Última Missão | Um desastre recente e uma mensagem atual
Publicado
3 anos atrásem
Por
Luciano Bugarin
Kursk – A Última Missão é uma coprodução entre Bélgica, Luxemburgo e França sobre a maior tragédia envolvendo submarinos da história, quando o submarino russo Kursk afundou em agosto de 2000. O filme segue uma tradição de filmes de guerra ambientados em submarinos com seus tripulantes em perigo como o clássico “O barco” (1981) e alguns mais recentes como U-571 (2000).
A película não procurar glamourizar os esforços incansáveis da tripulação do submarino na busca por sua sobrevivência. Apesar de claramente existir um personagem que funciona como um líder, isto não ocorre em função de promover nenhum heroísmo. Apenas segue a lógica de uma tripulação militar ter alguém no comando. Não há heróis. Há tripulantes que desejam apenas sobreviver e voltar a suas famílias.
Os grandes obstáculos que se apresentam contra o resgate bem-sucedido destes soldados são o fator do tempo, pois logo o oxigênio acabará e a burocracia do governo russo. O longa mostra constantemente os personagens reclamando de aparelhos que não funcionam e a obsolescência de diversos equipamentos que eles estão controlando. Muitos foram vendidos e os poucos restantes estão antigos e não recebem manutenção adequada.
Governantes batalham com vidas alheias
Kursk – A Última Missão deixa claro o ar de crítica ao governo russo, embora deixe de citar diretamente por exemplo o presidente russo na época, Vladimir Putin, mas que pode ser relacionado a alegoria do personagem do almirante Petrenko (o veterano Max Von Sydow). Mostra-se o tempo todo a incompetência e a arrogância do governo ao lidar com o caso. Um resquício dos tempos de União Soviética onde o estado não podia ter suas falhas apontadas mesmo quando as mesmas eram totalmente visíveis.
O filme inclusive foi proibido de ser filmado em território russo sob a desculpa de que o governo tinha outras preocupações mais importantes. A mania de grandeza é óbvia também na recusa pela ajuda estrangeira. O Kursk na época era considerado um submarino indestrutível. Por isso os comandantes da marinha tentam a todo custo inventar histórias e ocultar fatos do resto do mundo.
Apesar de falar especificamente sobre a Rússia, pode-se pensar neste filme como uma mensagem universal. Frequentemente governantes colocam seus países em guerra por motivos econômicos ou pessoais. Guerras estas que são lutadas por soldados que colocam suas vidas em jogo para defender a pátria e seus ideais, mas estão apenas defendendo muitas vezes um patamar econômico que eles nunca atingirão, um establishment de algum governo ou aliança internacional.
Não há nobreza em morrer pelo país
Governantes brincam de guerrear pelos seus egos usando vidas alheias. O tempo todo os soldados mantêm esperança por que confiam cegamente que seus superiores farão de tudo para salvá-los, quando o que vemos é um retrato de como quem está no poder normalmente não se importa em fazer o justo e sim deixar seu nome na história de forma grandiosa. E não se consegue isso admitindo suas próprias falhas.
Podemos pensar até brevemente na atual situação de tensão entre Estados Unidos e Irã, onde o governo americano elimina um recente aliado na guerra contra o terrorismo e logo depois pede um acordo de paz.
É como se Kursk – A Última Missão quisesse nos apontar que não há nobreza em morrer pelo país quando as vidas de centenas de soldados estão a mercê da vaidade de governantes que ao invés de irem para a guerra mandam outras pessoas em seus lugares. Este sentimento é sintetizado na última cena através do simples gesto de uma criança.
Tramas paralelas pouco exploradas
O filme consegue manter um clima de tensão de forma eficiente, especialmente nas cenas onde o submarino é danificado e quando os soldados têm que lidar com problemas de inundação e psicológicos pelo constante sentimento de busca pela sobrevivência. Estamos sempre esperando que alguma outra contrariedade surja para atrapalhar a vida dos marinheiros, mas continuamos na esperança de que eles conseguirão superar.
Porém há tramas e personagens paralelos que podiam ser melhor aproveitados como o personagem do capitão britânico que busca ajudar no resgate (Colin Firth) cujas motivações não chegam a ficar muito claras e a personagem da esposa de um dos tripulantes (Léa Seydoux). Justamente o que assume a liderança do submarino, no passo que ela também acaba agindo como uma líder das esposas dos tripulantes. Sua personagem acaba funcionando como uma guia da indignação do espectador que vai percebendo assim como ela as incoerências e injustiças do governo russo.
A direção é de Thomas Vinterberg, conhecido diretor que foi um dos fundadores do movimento Dogma 95 e diretor do aclamado “Festa de família” (1998). Pode parecer um filme inusitado para seu estilo e realmente o filme não apresenta grandes inovações no gênero, mas o filme cumpre seu papel de informar e entreter.
Apesar do filme apresentar um acontecimento relativamente recente, é sempre importante relembrar para buscar justiça mesmo que muito tardia. Não espere uma obra prima, mas um bom filme de guerra, contudo, sem guerra na história. A guerra aqui é pela sobrevivência e dignidade.
Trailer:
Ademais, leia mais:
Entenda a Direção de Fotografia com Flávio Ferreira
23ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa em 24 de janeiro
‘Retrato de uma Jovem em Chamas’ | CRÍTICA
Professor de artes e cineasta independente. Sou cinéfilo, fã de Simpsons, entusiasta de artes que fogem do óbvio e músicas barulhentas.

Você pode gostar
Men – Faces do Medo | Pôster e trailer teasers são divulgados
Estômago 2 O Poderoso Chef | Sequência mescla alta gastronomia e máfia siciliana
EXPOCINE 2020 | Inscrições abertas para encontrar grandes nomes do mercado audiovisual
Downtown filmes e Paris filmes oferecem 180 títulos para salas de cinemas sem cobrar
A Dança dos Vampiros | Dica para quarentena
O cinema brasileiro independente pede passagem
Cinema
Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio
Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá
Publicado
2 dias atrásem
21 de março de 2023Por
Redação
A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.
A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.
Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:
No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.
Péricles
Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli
Por último, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado

Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado

Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação

Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
Cultura


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.


Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
O jornalista Alvaro Tallarico comanda a Madrugada Amiga Shalom na Rádio Catedral FM
Crítica


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional


Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, 'Shazam 2' consegue manter seu brilho


Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Hoje é a noite da 95ª cerimônia do Oscar. Um dos prêmios mais famosos da indústria cinematográfica. Um dos favoritos...
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”


Páscoa | Conheça 4 livros para entender Jesus
Confira uma seleção de obras literárias para compreender a história de Cristo
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Gastronomia6 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura7 dias atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Música6 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente