Com o objetivo de celebrar a obra de uma das figuras mais icônicas do cinema nacional e a sua importância histórica mundial, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita “Léa Garcia – 90 anos“, que acontece de 25 de maio a 23 de junho.
A retrospectiva apresenta 15 longas protagonizados por Léa Garcia, dentre os quais Orfeu Negro, de Marcel Camus. Por ele, a atriz foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes. Além disso, o filme abre a mostra no dia 25 de maio, sábado, às 17h. Baseado na peça de Vinícius de Moraes, a obra vencedora da Palma de Ouro em Cannes e ganhadora do Oscar de melhor filme estrangeiro pela França conta a trágica história romântica entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu.
Cinematografia extensa
Com a curadoria de Leonardo Amaral e Ewerton Belico, a programação traz ainda diversos longas onde a atriz fez pate do elenco. Ganga Zumba, de Cacá Diegues; Compasso de Espera, de Antunes Filho; As Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo; Feminino Plural, de Vera de Figueiredo; e o recente M8 – Quando a morte socorre a vida, de Jeferson De, são alguns deles.
Léa Garcia trabalhou em mais de 100 produções no cinema, televisão e teatro. Com sua vitória no festival de Cannes, a atriz abriu portas e discussões sobre a presença da população negra no audiovisual nacional. Além do prêmio na França, também recebeu quatro kikitos no Festival de Gramado. Um deles, o Troféu Oscarito, em 2023, ano em que foi homenageada.
Debates
Além das projeções, a Mostra também traz três sessões comentadas por pesquisadores, realizadores e realizadoras que trabalharam com Léa Garcia. Eles irão explorar a importância de sua trajetória e seu pioneirismo como protagonista negra no cinema brasileiro.
A primeira será no dia primeiro de junho (sábado), às 14h. A conversa será com o realizador Joel Zito Araújo logo após a exibição do filme As Filhas do Vento. A segunda sessão comentada acontece no dia 08 de junho (sábado), às 14h, após a exibição do filme Compasso de Espera. A debatedora da vez será a pesquisadora Mariana Queen Nwabasili. Por fim, no dia 21 do mesmo mês (sexta-feira), às 16h, acontece o bate-papo com o professor e cineasta Juliano Gomes. O evento se dará após a exibição do filme Ladrões de Cinema.
Onde encontrar a programação
Um catálogo online será disponibilizado ao público com crítica inédita, artigos raros dedicados à trajetória de Léa Garcia, seu ativismo, sua personalidade criativa e os filmes em que atuou. No site do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo também é possível encontrar a programação completa dos filmes.
Serviço
Mostra de cinema “LÉA GARCIA – 90 ANOS”
Data: 25 de maio a 23 de junho
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
Ingressos gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP
Classificação indicativa: de Livre a 16 anos (consultar programação).
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Coreografia, o Desenho da Dança no Brasil’ estreia no Curta!
Projeto ‘O Corpo Negro’ tem início no Sesc
A hora da estrela – relançamento de um clássico do cinema brasileiro