Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
filme lima barreto
CinemaNotícias

Lima Barreto, ao Terceiro Dia | Filme de Luiz Antonio Pilar estreia em 29 de setembro

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 13 de setembro de 2022
3 Min Leitura
Share
Lima Barreto, ao Terceiro Dia
SHARE

A produtora LaPilar Produções Artísticas acaba de lançar o cartaz e trailer oficiais do filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, com o ator Luis Miranda e direção de Luiz Antonio Pilar.

O longa de ficção é inspirado na peça homônima de Luís Alberto de Abreu e aborda os três dias da última internação hospitalar do escritor Lima Barreto, no manicômio D. Pedro II, em 1919, no Rio de Janeiro, após uma forte crise de alucinação. Seu nome de batismo era Afonso Henriques de Lima Barreto. Como jornalista e escritor, publicou romances, sátiras, contos, crônicas e muitas obras em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e anarquistas do início do século XX.

Aliás, veja o trailer, e siga lendo:

O roteiro traz Lima Barreto em duas versões: aos 42 anos, interpretado por Luis Miranda, e mais jovem, aos 30, na pele do ator Sidney Santiago Kuanza, fruto da sua memória e alucinações constantes.

Além disso, durante toda a narrativa, é possível perceber três momentos distintos: o real, onde Lima conversa com um doente mental que divide com ele o quarto no hospital; o passado, o qual ele relembra diversas vezes o período que era jovem e escrevia o romance “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, uma de suas principais obras, e, por fim, temos o momento da ‘ficção’, onde os personagens deste mesmo romance ganham vida e são mostrados em cena de uma forma curiosa, fantasiosa e caricata.

“Lima Barreto, ao Terceiro Dia” ganhou no Cine PE 2021, festival de cinema realizado em Recife, o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. O longa conta com distribuição da Pipa Pictures (de “Jovens Polacas”, “Christabel”, “Noites de Alface” e “Delicadeza é Azul”), e coprodução da Globo Filmes, Canal Brasil e Telecine.

Ademais, ouça abaixo e depois leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
Além disso, podcast com Marcelo Monteiro falando de Cosmogonia Africana
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro
Tags:filme lima barreto
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Imagem mostra a animação de uma indígena com um arco e flecha. Cinema peruano.
Cinema

Mostra de Cinema Peruano explora cultura andina no CCBB Rio

Alvaro Tallarico
3 Min Leitura
Jogo do Wolverine segue envolto em mistério, mas Insomniac quebra o silêncio com pistas enigmáticas sobre o desenvolvimento.
Cinema

Capitão América: Admirável Mundo Novo prepara filme dos X-men no MCU

Redação
4 Min Leitura
Igor Teitelroit festival de percussão e ritmos
EntrevistasMúsicaNotíciasPodCast

Igor Teitelroit | “Handpan promove um estado de reflexão, de paz, de tranquilidade”

Alvaro Tallarico
15 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?