Conecte-se conosco

Gastronomia

Literatura infantojuvenil que aborda temas importantes de forma lúdica | Confira

Publicado

em

Um sapo yogi e um tigre que não gosta de comer carne são os protagonistas dos livros  “O Sábio Sapo Sabe Semear” e “Bililim, o Tigre Vegano”. A literatura infantojuvenil, de forma lúdica e com simplicidade, traz mensagens de amor, compaixão, amizade e respeito às diferenças. São boas pedidas para incluir assuntos sérios com leveza na educação de crianças.

Inicialmente, o Sábio Sapo foi personagem da história criada pelas professoras de yoga Carolina Viard e Mariana Saavedra para um aulão infantil em formato de live, realizada em 2020. “Depois da aula a gente pensou em transformar em livro para levar a mensagem para mais crianças. Além disso, buscamos proporcionar essa vivência da prática do yoga”, relata Carolina ao comentar sobre a vídeo aula disponível em QR Code no livro.

Em o “Sábio Sapo Sabe Semear” a mensagem chave é a da importância de semear o amor e, para isso traz ensinamentos da filosofia do Yoga e meditação, fala sobre o cuidado com a natureza e como vencer o medo. Na história, os personagens recebem nomes dos animais que representam posturas de yoga, tem o sapo, a borboleta, a cobra, o leão e o pássaro.

Da mesma forma, a história de Bililim se passa na floresta, com muitos personagens, cores e reflexões. A escolha por um tigre que se recusa a comer carne foi a inspiração da escritora, terapeuta e alquimista Teresa Quintas. “Queria que fosse um personagem-título daqueles que causariam surpresa se tornando vegano por amor pelos amigos da floresta”, revela.

Como resultado, o recém lançado “Bililim, o Tigre Vegano” é ilustrado pela artista plástica Marcia Luz. A obra fala sobre o caminho percorrido após a escolha por uma alimentação sem crueldade e sacrifício animal. A importância do respeito às escolhas individuais, ao que é diferente e ao tempo de cada um.

Leia mais literatura infantojuvenil

“Bililim, o Tigre Vegano” é o quinto livro publicado em parceria entre Teresa Quintas e Marcia Luz, todos de literatura infantojuvenil e neste, além de escrever e ilustrar, elas são responsáveis pelo registro e diagramação. Seu lançamento ocorreu na última edição da feira vegana Veganezzando, em Niterói, no primeiro fim de semana de dezembro.

Assim como a história de Bililim, todas as produções são independentes. “A Mochila Mágica”, “Indo Embora”, “Luz, a Menina nas Estrelas” e “Terra, a próxima parada”, são livros que tratam sobre temas diversos, como autoconhecimento, espiritualidade, solidariedade e o poder transformador da criatividade.

Como falar de racismo com as crianças

Sob o mesmo ponto de vista, a pedagoga Zenilda Vilarins Cardozo, aborda a temática do racismo e falta de representatividade na história contada em “Preta de Greve e as Sete Reivindicações”. Para contar a busca da protagonista Pérola Preta por voz e vez na sociedade, a autora se inspirou na literatura de cordel.

Em síntese, Peróla levanta questionamentos ao se deparar com a falta de representatividade de mulheres negras em diversos contextos e espaços e a luta diária por direitos. Para chamar a atenção sobre as formas de racismo praticadas desde a infância, “Preta de Greve e as Sete Reivindicações” fala sobre os paradigmas criados sobre questões como cabelo, cor da pele, beleza e o respeito às meninas negras.

Assim, a autora que dedicou 34 anos à educação, iniciou a obra ao identificar a ausência de textos sobre questões sociais para trabalhar com os alunos em sala, enquanto participava do projeto Força Substantivo Feminino, com crianças de 6 a 11 anos.

Autora Zenilda Vilarins Cardozo (foto de Yan Matos)

Mensagens positivas para crianças

Seguindo a linha de mensagens para o público infantil, o Mantra Kids é um conjunto com 30 cartas, que reforçam a confiança e o amor-próprio por meio de afirmações positivas. O material é uma opção para tirar as crianças de frente das telas e levá-las a reflexões sobre si e sobre suas ações no mundo.

O Mantra Kids é um material colombiano, de Marion Bezanilla e Josefina Galleguillos, e ilustrações de Paulina Hoffmann. No Brasil, é representado por Marilyn L. Romanciuc e Carolina Franco. E também vendido pela Zelo de Zebra, marca de empreendedorismo materno da jornalista Paula Galletti, que segue a linha de brinquedos e brincadeiras desplugados e offline, sediada em São Paulo e que faz envio para todo o Brasil.

Ficha Técnica

O Sábio Sapo Sabe Semear

Autoras: Carolina Viard e Mariana Saavedra

Ilustrações: Carolina Pierre

Vendas: Brasil (21) 99292-7242 / Portugal (+351) 912 945 664

Bililim, o Tigre Vegano

Autora: Teresa Quintas

Ilustrações: Marcia Luz

Vendas: (21) 97984-8223 / (21) 99296-8135 / Instagram @atelierartearomas

Preta de Greve e as Sete Reivindicações
Autor: Zenilda Vilarins Cardozo

Ilustrações: Tone Ribeiro
Editora: Fontenele Publicações
Link de venda:Amazon ou Instagram da autora

Veja mais:

Conheça a autobiografia em quadrinhos de Ricardo Leite (viventeandante.com)

Antes que você cresça | Saiba que perguntas fazer aos filhos enquanto crescem (viventeandante.com)

Conheça a HQ sobre Angela Davis, ativista que marcou a história (viventeandante.com)

Relações públicas, professora de Yoga, empreendedora sustentável com o @fioorganico e vegana, compartilhando o que tenho visto, lido, ouvido e experienciado pelas minhas andanças. Segue lá: @pabittencourt

Gastronomia

Aprenda uma receita de bolo vegano de chocolate feito com maionese à base de plantas

Receita tem um baixo teor de gordura

Publicado

em

receita de bolo vegano

A NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, desenvolveu uma receita incrível de bolo vegano de chocolate com NotMayo Pote, uma maionese feita 100% a partir de ingredientes de origem vegetal. Além disso, a receita tem um baixo teor de gordura e é livre de ingredientes de origem animal.

Em seguida, confira um podcast sobre veganismo e, abaixo, os ingredientes e o modo de preparo da receita de bolo vegano:

BOLO DE CHOCOLATE COM NOTMAYO POTE

Ingredientes

PARA A MASSA:

  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 ½ xícara de açúcar demerara
  • 1 xícara de NotMayo Pote
  • 1 xícara de NotMilk Zero Adição de Açúcares
  • 3 colheres de sopa de lecitina de soja em pó (ou 3 ovos – para vegetarianos)
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

PARA O GANACHE:

  • 400g de NotCreme de Leite
  • 250g de chocolate chips vegano 70% cacau
  • 50g de granulado de chocolate vegano

Modo de preparo

PARA A MASSA:

Em um bowl adicione a farinha de trigo temperada, o açúcar demerara e o chocolate em pó. Em seguida, adicione os líquidos como o NotMilk Zero Adição de Açúcares, a NotMayo Pote e misture bem, mexendo sempre de baixo para cima até ficar homogêneo. Ao final, adicione o fermento em pó e misture bem. Transfira para uma assadeira untada.

PARA A GANACHE:

Coloque os chocolates de chips vegano em um pote médio e aqueça o NotCreme de Leite em uma panela até ferver. Despeje o NotCreme de Leite sobre o chocolate e mexa até derreter e atingir homogeneidade. Depois de deixar esfriar de 5 a 10 minutos, despeje a calda sobre o bolo e decore com granulado vegano.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências