Conheça a autobiografia em quadrinhos de Ricardo Leite

O carioca Ricardo Leite foi de promissor desenhista de histórias em quadrinhos para um dos designers mais respeitados e conhecidos do país. Principalmente na área musical, onde fez mais de mil capas de discos de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão e artistas como Erasmo Carlos e Zé Ramalho.

Porém, em fevereiro de 2013, após visitar o Museu Hergé (criador do herói juvenil Tintin), Leite decidiu fazer uma graphic novel para contar sua paixão pelos quadrinhos.

O resultado é a autobiografia em quadrinhos Em busca do Tintin Perdido, que levou 9,5 anos para ficar pronta. A obra sai em álbum de luxo com capa dura simultaneamente na França e no Brasil, onde Leite escolheu a Editora Noir. No próximo ano, ganhará edição holandesa.

Fantasia autobiográfica

Em Busca do Tintin perdido associa um ótimo desenho com composições gráficas renovadas incessantemente e um relato inventivo e original. Na apresentação da edição francesa, o estudioso de HQ Olivier Roche destaca que o álbum é uma referência explícita ao romance de Marcel Proust e, como “fantasia autobiográfica”, quer ser uma reflexão psicológica sobre a arte dos Quadrinhos, a memória e o tempo.

A princípio, três acontecimentos, um encontro faltoso da infância com Hergé nos anos 1970, um golpe do destino em 3 de março de 1983 e uma emocionante viagem à Bélgica para uma visita a Bruxelas e ao Museu Hergé em 2013, conduziram o autor nessa homenagem à arte dos Quadrinhos.

“Ele nos propõe um permanente diálogo imaginário (sobre a arte, a técnica e a história dos Quadrinhos) com os grandes criadores, por vezes baseado em encontros reais ou inspirados por numerosas leituras”, comenta Olivier Roche.

No final do volume, um glossário permite ao leitor reencontrar, página a página, os autores e personagens representados na obra.

SERVIÇO:

Em busca do Tintin Perdido

Ricardo Leite

Editora Noir – 1ª edição (dezembro 2022)

ISBN-10: ‎ 6589482209 / ISBN-13: ‎ 978-6589482208

Formato: 23.5 x 2 x 31.5 cm

Número de páginas:  224 páginas – capa dura

Idioma: Português

Preço: R$ 149,40

Onde encontrar: www.amazon.com.br

Ademais, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Enfim, a Pedra Rara da Capa Comics

1 Comment

Escreve o que achou!