Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
ricardo leite em busca do tintin perdido
Literatura e HQNotícias

Conheça a autobiografia em quadrinhos de Ricardo Leite

Por
Redação
Última Atualização 20 de março de 2023
3 Min Leitura
Share
Capa da HQ (divulgação)
SHARE

O carioca Ricardo Leite foi de promissor desenhista de histórias em quadrinhos para um dos designers mais respeitados e conhecidos do país. Principalmente na área musical, onde fez mais de mil capas de discos de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão e artistas como Erasmo Carlos e Zé Ramalho.

Porém, em fevereiro de 2013, após visitar o Museu Hergé (criador do herói juvenil Tintin), Leite decidiu fazer uma graphic novel para contar sua paixão pelos quadrinhos.

O resultado é a autobiografia em quadrinhos Em busca do Tintin Perdido, que levou 9,5 anos para ficar pronta. A obra sai em álbum de luxo com capa dura simultaneamente na França e no Brasil, onde Leite escolheu a Editora Noir. No próximo ano, ganhará edição holandesa.

Fantasia autobiográfica

Em Busca do Tintin perdido associa um ótimo desenho com composições gráficas renovadas incessantemente e um relato inventivo e original. Na apresentação da edição francesa, o estudioso de HQ Olivier Roche destaca que o álbum é uma referência explícita ao romance de Marcel Proust e, como “fantasia autobiográfica”, quer ser uma reflexão psicológica sobre a arte dos Quadrinhos, a memória e o tempo.

A princípio, três acontecimentos, um encontro faltoso da infância com Hergé nos anos 1970, um golpe do destino em 3 de março de 1983 e uma emocionante viagem à Bélgica para uma visita a Bruxelas e ao Museu Hergé em 2013, conduziram o autor nessa homenagem à arte dos Quadrinhos.

“Ele nos propõe um permanente diálogo imaginário (sobre a arte, a técnica e a história dos Quadrinhos) com os grandes criadores, por vezes baseado em encontros reais ou inspirados por numerosas leituras”, comenta Olivier Roche.

No final do volume, um glossário permite ao leitor reencontrar, página a página, os autores e personagens representados na obra.

SERVIÇO:

Em busca do Tintin Perdido

Ricardo Leite

Editora Noir – 1ª edição (dezembro 2022)

ISBN-10: ? 6589482209 / ISBN-13: ? 978-6589482208

Formato: 23.5 x 2 x 31.5 cm

Número de páginas:  224 páginas – capa dura

Idioma: Português

Preço: R$ 149,40

Onde encontrar: www.amazon.com.br

Ademais, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Enfim, a Pedra Rara da Capa Comics
Tags:hqs brasileirasricardo leitetintin
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
1 comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CinemaNotícias

‘Regra 34’ de Julia Murat chega aos streamings

Rodrigo Adami
3 Min Leitura
Wim Wenders Desperado
CinemaCulturaEventosNotícias

É Tudo Verdade | ‘Wim Wenders, Desperado’ encerrará mostra

Redação
4 Min Leitura
Marcos Saboya a ruptura
NotíciasCinema

Entrevista | ‘A Ruptura’, documentário do diretor Marcos Saboya, aborda a corrupção

Alvaro Tallarico
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?