Wednesday, September 22, 2021

Cine África e Sesc São Paulo lançam livro ‘Cinemas Africanos contemporâneos – abordagens críticas’

No próximo dia 6 de fevereiro, às 16h, tem lançamento o livro “Cinemas Africanos contemporâneos – abordagens críticas”. A publicação foi gestada no segundo semestre de 2020 como parte das ações do Cine África em parceria com o Sesc São Paulo. O livro tem organização das pesquisadoras Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira e conta com cerca de 40 colaboradores de África, Europa e Brasil. Além disso, a publicação terá distribuição digital e gratuita através do portal do Sesc.

Produzido com o objetivo de ampliar as discussões sobre filmes africanos no Brasil e em língua portuguesa, o e-book é uma publicação pioneira no país por ter seu foco absoluto na pesquisa e reflexão dos cinemas africanos contemporâneos.

A princípio, as discussões aparecem em formato de artigos acadêmicos, ensaios, críticas e entrevistas. Os textos remetem aos filmes da programação da Mostra de Cinemas Africanos e do Cine África. A ideia é que o público cinéfilo e os pesquisadores de cinema tenham mais uma fonte de estudos e ampliação de horizontes.

Práticas

Há no livro uma variedade de abordagens possíveis das práticas cinematográficas do continente africano a partir de análises de críticos, teóricos e pesquisadores das mais diferentes áreas e filiações teóricas. Aliás, tem a intenção de colocar em definitivo o Brasil na rota das pesquisas que olham para o presente das cinematografias e realizadores da África.

A live de lançamento (aqui) contará com a presença das autoras organizadoras do volume. Na ocasião, elas apresentarão as quatro seções do livro, em seguida, os colaboradores e, afinal, refletirão sobre a importância de se produzir pesquisa em cinemas africanos no Brasil e em língua portuguesa.

Por fim, confira uma entrevista nossa com Ana Camila Esteves:

Ademais, leia mais:

Cine África | Em setembro estreia nova temporada do festival de filmes africanos
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso
Enfim, Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África

7 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: