Conecte-se conosco

Literatura

Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África

Publicado

em

Livros. Literatura africana. COmo encontrar?

Literatura africana não é tão fácil de encontrar. Porém, Luís Vasco Furtado Vieira dá-nos a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver desde o início deste ano e a importância do mesmo para instigar o hábito da leitura, com foco em livros e autores em torno de África. Antes de dar início ao projeto, Luís Vieira dedicava-se, juntamente com um amigo, à chamada Alfarrabista (venda de livros usados através de leilões online). Foi devido a sugestões deste mesmo amigo que abriu a livraria online Tchatuvela. A livraria tem como finalidade a venda de livros (usados e não só) relacionados com o continente africano através da redes sociais. É possível encontrar livros sobre diversos países como Angola, Cabo Verde, África do Sul, Senegal, entre outros países africanos.

Tchatuvela é uma palavra de origem angolana e significa “valeu a pena a espera”, ou “algo bem merecido”. E realmente valeu a pena a espera, pois esta livraria veio permitir aos africanos residentes em Portugal terem acesso a um “espaço” onde possam procurar e saber mais sobre África e que realmente os ajuda a saber mais sobre África. Luís Vieira apresenta-se como exemplo de um africano que reside fora do continente e que teve contacto com a literatura africana de forma tardia e acredita que existe uma falta de conhecimento relativamente a África por parte dos africanos residentes no estrangeiro. Revela que o seu primeiro contacto com a literatura africana foi através de um livro do escritor Manuel Ferreira. Apesar de este não ser um escritor de origem africana, viveu durante muitos anos em Cabo Verde e as suas obras contam com muitas expressões cabo-verdianas.

Intercâmbio

Assim Tchatuvela tem “a missão de estabelecer o intercâmbio, desafiar o nosso próprio conhecimento e criar uma sinergia em busca de tudo o que é africano. Ser um agente ativo na recuperação da identidade.”

Literatura Africana. Saiba como encontrar.
Tchatuvela está nas redes sociais

Desde modo existe a responsabilidade de assumir o que é culturalmente africano e incentivar o hábito de leitura, refere Luís. E tendo em conta os princípios da literatura, o mentor do projeto Tchatuvela, menciona três princípios fundamentais que não podem faltar: agradar, mover e ensinar, ou seja, a finalidade é levar as pessoas a lerem, conhecerem, pesquisarem e consumirem aquilo que é africano e claro, não excluindo a literatura provenientes de outras regiões.

Onde encontrar

Atualmente a livraria encontra-se em duas plataformas, o Facebook e o Instagram. Contudo, é no Instagram Tchatuvelah onde existe maior interação com os amantes da literatura africana, isto porque a divulgação dos livros começou a ser feita através desta rede social e também por ser uma plataforma abrangente, de fácil acesso e prático. O feedback tem sido positivo, principalmente devido à adesão em massa dos jovens africanos. A adesão por parte de pessoas residentes em outros países, nomeadamente Inglaterra, Holanda, Suíça, França, também tem sido positivo, de acordo com Luís. O projeto também tem despertado a atenção dos órgãos de comunicação social, como por exemplo, no final do mês de maio foi apresentado no programa Bem-vindos África, da RTP África.

Sobre ideias para o futuro, o mentor do projeto Tchatuvela revela-nos que a  curto prazo existe a necessidade de haver uma maior organização, devido a tarefas que têm vindo a ser anuladas, como por exemplo a catalogação dos livros. A longo prazo a finalidade consiste em investir num espaço físico, não só com uma livraria, mas também que promovesse encontros entre as pessoas. Um espaço onde as pessoas pudessem debater sem tabus e barreiras sobre questões acerca do continente africano. Afinal, Luís considera que é extremamente importante os africanos conhecerem a sua história e que tenham um papel ativo perante África.

Ademais, leia mais:

AlmaKriola | A moda africana aparece pela cidade invicta
Aliás, conheça 5 álbuns de mulheres de Cabo Verde para ouvir durante a quarentena
Por fim, o legado da Morna segue com Donna La Perle

Anúncio
11 Comentários

Literatura

Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta

Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

Publicado

em

Capa Magus alquimia e filosofia oculta


‘Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta’, de Francis Barrett, fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

A Barany Editora está agora com o Selo Editorial Pentáculo, cujo foco é em obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade, ficção e não ficção. Como obra inaugural, o Selo publica o clássico ocultista Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barrett, de 1801.

A obra busca revelar informações sobre a Cabala, Magia Natural, Magia Celeste e Cerimonial, Alquimia e Magnetismo.

Dividido em três partes, ou três livros, são ao todo 400 páginas.

A princípio, na parte 1, tem a explicação exaustiva do que é a Magia Natural. Mostra que, operando manualmente os ativos e os passivos, realizam-se muitos fenômenos maravilhosos, essencialmente naturais. Traz o entendimento da arte Constelatória ou Talismânica, onde demonstra plenamente o poder e a eficácia dos Talismãs, tão comentados e tão pouco entendidos pela maioria dos homens.

Em seguida, na parte 2, um tratado completo sobre os mistérios da Cabala e Magia Cerimonial. Revela como fazer o bem aos seus semelhantes, curando os males e ajudando os desafortunados e angustiados, e fala longamente de sonhos proféticos e visões, fornecendo as tabelas completas de correspondências cabalísticas.

Por fim, na parte 3, uma completa biografia da magia, baseada nos autores mais antigos e em alguns manuscritos raros e valiosos, resultado de muito trabalho e investigação. Orienta àquele que deseja beneficiar-se destes estudos livrar-se da sonolência da vaidade mundana, de toda a leviandade fútil, indolência e intemperança para usar merecidamente o conhecimento adquirido pelos seus esforços.

Aliás, saiba mais sobre magia no podcast abaixo, e siga lendo:

Para o autor Francis Barrett é tudo Filosofia, cuja prática é a Magia. Talvez hoje pudéssemos denominar vários os capítulos do livro como Química, Física, Parapsicologia, Medicina, Matemática. Para Francis, todo o conhecimento verdadeiro é mágico ou toda a magia é o conhecimento verdadeiro da Natureza e suas causas, incluindo nesta Natureza o Homem, o Universo e a Causa das Causas.

A saber, o autor nasceu por volta de 1765 e viveu até 1825. É o herdeiro de uma vasta tradição ocultista europeia. Foi um estudioso da química, metafísica, filosofia natural e oculta e sua importância é o de ser a ponte entre o legado anterior da feitiçaria ocidental e o renascimento mágico do século XIX. Sua base foram as tradições orais vindas do oriente e as obras e manuscritos de homens como Abade Tritemo e Cornelio Agripa.

Ficha técnica de Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta:

Autor: Francis Barrett
ISBN: 978-65-89790-04-4
Assunto: Ciências ocultas, Alquimia, Cabala, Espiritualidade, Magia
400 Páginas; Preço: 82,00 reais
Capa: brochura; Formato: 16 x 23 cm
Selo Editorial Pentáculo, 2023
Onde comprar: www.baranyeditora.com.br

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores

‘Carmilla’ tão delicada… e perigosa | Conheça o livro da Darkside que inspirou Drácula

Conheça ‘Damas Noir’, livro da Darkside Books somente com autoras

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências