Tuesday, October 19, 2021

Para aprender brincando | Livro-jogo ensina crianças a lidar com as emoções

É possível aprender brincando? Brincar é uma das maneiras mais importantes da criança aprender e formar sua personalidade individual. O brincar sustenta a aprendizagem formal mais tarde na infância, mas também permite que a criança desenvolva sua autoestima.

Na verdade, o direito de brincar é considerado tão fundamental para o bem-estar das crianças, que é consagrado pela ONU como um direito universal da criança. E as atividades lúdicas, principalmente, fazem parte desse universo da criança, como jogos e brincadeiras. Por elas serem livres e não impostas, ajudam a criança a se expressar, sendo uma maneira física e mental de desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

Viagem

O “Viagem das emoções” (Literare Books International), é um livro-jogo de tabuleiro divertido que trabalha as habilidades socioemocionais. O projeto é 100% nacional, criado pelo time da Box Cambalhota, Adriana Gardel, Carolina Vieira e Valéria Rezende, com cocriação das psicólogas Mônica Vagliati e Anne Lacerda e trabalha as competências socioemocionais, possibilitando diversas intervenções no contexto familiar, escolar e terapêutico, assim como visa, sobretudo, oferecer às famílias a ludicidade que proporciona momentos de qualidade, aprendizado e diversão, atividades essas que poderão auxiliar pais na criação de vínculos com seus filhos.

Por fim, nessa forma de aprender brincando, as emoções como a frustração, a tristeza e a raiva nem sempre são fáceis para as crianças, estão presentes no nosso dia a dia e necessitam ser reconhecidas para que elas saibam como expressá-las. É um grande desafio para as famílias, mas por meio da ludicidade do livro-jogo é possível lidar de um jeito divertido e saudável.

O livro-jogo contém: 1 tabuleiro; 4 peões de cores diferentes; 1 dado; 17 cartas com carinhas de emoções de um lado e estratégias do outro; 1 folheto explicativo.

Ademais, veja mais:

Confira 6 dicas de livros de poesias de novos autores
Por fim, Contos de Amor | Conheça uma obra sensível e criativa
Bandolim Restaurante Cult Bar | Afinal, Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura

Escreve o que achou!