Saturday, September 24, 2022

Confira um resumo do Lollapalooza Brasil 2022 | Edição histórica com shows potentes, política e homenagem

O Lollapalooza Brasil realizou a sua nona edição no último final de semana, marcando o retorno da agenda de grandes festivais do Brasil. Foram três dias de música para todos os gostos, encontros inesperados, polêmicas e muitas atividades espalhadas pelos 600 mil m2 do Autódromo de Interlagos. O entusiasmo do público e a vontade dos artistas em apresentar algo grandioso, somados à saudade que todos estavam de experiências em grandes eventos, fizeram desta edição uma edição histórica. Assim como os posicionamentos políticos contra o presidente Jair Bolsonaro.

Ao todo, 302.235 pessoas curtiram mais de 68 horas de música nos três dias do festival. Na sexta (25), foram 100.980 pessoas. O sábado (26) contou com 103.000 pessoas e o último dia, domingo (27), teve 98.255 pessoas.

Miley Cyrus, uma das mais aguardadas, entregou tudo no palco e ainda contou com a participação surpresa de Anitta. The Strokes, Doja Cat, A$AP Rocky e Martin Garrix também brilharam. E os artistas nacionais mantiveram a energia do festival lá no alto.

A polêmica começou com Pablo Vittar gritando um “Fora, Bolsonaro” ao fim de sua apresentação. O presidente do Brasil entrou na justiça eleitoral para travar novas falas como essa. Durante o domingo (27), que correu risco de uma potencial tempestade de raios, os artistas nacionais que se apresentaram no festival ignoraram a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e falaram contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro Raul Araújo do TSE havia liberado uma decisão onde dizia “que não se poderia criticar ou defender candidatos no festival”.

Taylor Hawkins

Emicida fez um show poderoso, onde inclusive, xingou Bolsonaro. As luzes e o som da apresentação de Alok contagiou a todos e Gloria Groove não poderia ter feito a estreia da turnê do seu novo disco, “Vermelho”, de forma mais potente.

Por fim, o encerramento do Lollapalooza Brasil 2022 ficou por conta da emocionante homenagem organizada para o amigo Taylor Hawkins, do Foo Fighters, um dos melhores bateristas do mundo, que faleceu na última sexta-feira. Artistas expressivos da música brasileira, como Emicida, Mano Brown, Rael, Criolo, Planet Hemp e Ego Kill Talent, fizeram parte do tributo, que contou ainda com a transmissão de trechos do show do Foo Fighters no Lollapalooza Brasil 2012.

Recorde

Neste ano, o Lollapalooza Brasil bateu o recorde de parcerias com marcas. Ao todo, foram 21 parceiras, sendo 6 novas e 15 renovações. Elas foram responsáveis por criar conteúdo e atividades por meio de suas ativações. Budweiser, adidas, Chevrolet, Samsung, Sadia e Mc Donald’s foram apenas algumas das que marcaram presença, além da Vivo, que apresenta o Lolla Lounge by Vivo, um dos espaços mais concorridos do LollaBR. A estreia do Lolla Comfort, espaço que trouxe conforto extra ao festival, também foi um sucesso.

O Chef Stage transportou os principais restaurantes e bares de São Paulo para dentro do festival, com opções veganas, lanches práticos e refeições mais substanciais. A Casa do Porco, o Pirajá e o Bar da Dona Onça foram apenas alguns dos que forneceram combustível para o público enfrentar a maratona de shows.

ONGs

Na frente de sustentabilidade, o Planeta Lolla reuniu 10 ONGs, que apresentaram suas causas e amplificaram mensagens socioambientais que merecem atenção, além da Braskem, que trouxe a ação Rock and Recycle, responsável por receber itens para reciclagem.

O Lolla Market foi ponto de encontro para aqueles que procuravam improvisar o visual e visitar lojas. Sendo assim, tinha a collab adidas x Lollapalooza, que comercializou itens feitos em parceria, como um tênis exclusivo e três camisetas com estampas criadas para o LollaBR 2022.

Por fim, mesmo com imprevistos por conta das condições climáticas, o público se manteve eufórico durante toda a programação.

Ademais, veja mais:

Sacanear | EP do Bule é synth pop psicodélico de Pernambuco

Zé Bigode Orquestra e BNegão se juntam no single ‘Eles querem o poder’

Alok e Juliette lançam o reggaeton ‘Un Ratito’

Escreve o que achou!