Conecte-se conosco

Cultura

Luísa Mota sobe a construção como máquina de arte no Porto

Publicado

em

Luísa Mota, artista portuguesa

Luísa Mota está com a exposição de obras inéditas “Subiu a Construção Como Se Fosse Máquina” na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, em Portugal. Nesses trabalhos, a obra de Luísa pega emprestada a poesia de Chico Buarque e busca descrever seu avô Manuel António da Mota, como figura principal da série que compõe a exposição. As composições antropomórficas possuem complexidade e sensibilidade, possibilitando interpretações que vão além do que a própria artista propõe. Uma mescla de paisagens naturais e humanas, corpos contorcidos e troncos retorcidos em construção. Caminhos para o coração pulsante de um ser indefinido.

Cérebro

Logo no início, em uma redoma de vidro, como que emoldurado e protegido, como a obra de arte que é, vemos o vinil de “Construção”, um dos maiores e mais profundos clássicos de Chico Buarque. É nessa linha que segue a exposição, com um gosto de poesia. Na obra chamada “Cérebro” (goiva sobre madeira), vi o cogumelo formado após a explosão de uma bomba, rodeado por insetos (aviões), e, ao mesmo tempo, uma árvore; esperança e medo voando enraizados em conjunto.

Luísa Mota e o clássico vinil de Chico Buarque: "Construção"
O disco clássico

Inclusive, em “Estudo” (papel, gesso, fotografias, palitos, tinta acrílica, lã, areia, jornal), obra que é a foto de capa desse texto, vemos uma mistura de técnicas formando um corpo cuja alma são as estradas que ninguém sabe onde começam ou porque terminam. Entretanto, “Árvore Músculo” (papel vegetal, lápis de cor) traz formas, cores, uma cara de continente, brincadeiras com a mente, sem mentira aparente, sem verdade existente.

Arte de Luísa Mota no Porto
“Árvore Músculo” tem a força da natureza construtiva
Artista Visual

A saber, Luísa Mota nasceu no Porto, em 1984. Atualmente, vive em Londres, é artista visual e busca abranger várias mídias com seu trabalho, em especial performance, vídeo, fotografia e escultura. Em 2013, integrou a 9ª edição da mostra de performance Verbo em São Paulo, com “I believe in good things coming” onde a artista e um grupo de voluntários fazem uma procissão pelas ruas da cidade utilizando máscaras das personagens épicas do seu trabalho, os “Homens Invisíveis”. Inclusive, em 2014, integrou a 3ª Bienal da Bahia com a apresentação de uma performance-cortejo com mais de 80 participantes na abertura do evento.

Serviço:

Exposição: “Subiu a Construção Como Se Fosse Máquina”

Local: Praça do Bom Sucesso, 74, 90 – piso 1, 4150-146 Porto

Data: 19/12/2019 a 29/02/2020

Horário: Aberta de Segunda a Sábado das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

Viva mais arte:

Henri Cartier-Bresson ganha exposição na Alfândega do Porto
Seu Sílvio e O Conto da Ilha Desconhecida Grande

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências