A poeta paraibana Marília Valengo, que atualmente reside em Nova Iorque, vem ao Brasil para lançar o livro Toda família tem uma. No dia 19 de março, terça-feira, a partir das 19h, a autora estará na Janela Livraria, localizada no Jardim Botânico (Rio de Janeiro).
A obra, publicada pela editora 7Letras, tem orelha assinada por Paloma Vidal. Além disso, o livro é composto por 20 poemas. Criados em um momento fundamental de reflexão vivido pela autora, que durante meses experimentou processos de um tratamento para gravidez, ela teve que lidar com as questões práticas relacionadas aos exames médicos, a lida de outras mulheres em relação ao tratamento, restrições de várias naturezas – desde alimentares até à libido -, e também a um grande exercício de esperança. Como explica Marília, tudo isso parecia afunilar seu mundo, fazendo com que seus pensamentos e os assuntos que a cercavam se restringissem a esse período da vida.
Segundo Marília, o processo lhe fez entender que não queria ser mãe daquela forma, o que fez com que compreendesse a maternidade do ponto de vista político e econômico. “Por que eu quero tanto produzir vida? Será que estou associando que eu, enquanto sujeito mulher, só teria valor se fosse mãe?”, reflete a autora.
Possibilidades diferentes de maternidade
Toda família tem uma ajudou Marília a desenhar a possibilidade de uma outra vida, da mulher que é agora. Segundo ela, o que mais a moveu na escrita dos poemas foi um certo espanto diante do desejo. “Digo espanto porque eu me sentia um alien dentro de uma travessia em que todas as outras mulheres, e homens, pareciam estar cegas de vontade, de entrega, sem racionalizar nada. Sem considerar o investimento financeiro, por exemplo”, conta, reforçando que, durante o processo, conheceu pessoas que haviam vendido suas casas para lidar com os custos do tratamento. A obra foi concluída quando Marília percebeu que parte dos textos que compunha, naquele momento, apresentavam uma temática comum.
Segundo a autora, algo que também a inundou foi a solidão e o enorme tabu em volta do tratamento. Os julgamentos também vieram – internamente e externamente -, para questionar se ela não havia demorado para iniciar o processo. “Eu sempre pensava que era engraçado que um movimento geralmente feito em família, para o ideal de uma família, fosse tão violento justo para o casal”, complementa.
A autora
Marília Valengo (João Pessoa – PB, 1981) é Bacharel em Publicidade e Propaganda e Especialista em Escrita Criativa. Costuma dizer que tem um pé no Cariri e outro no mar e anda com os dois pelas ruas de NY, onde vive. É autora de Grito em praça vazia (poesia), publicado pela 7Letras em 2020. Toda família tem uma é seu segundo livro.
Serviço
Lançamento de Toda família tem uma
Data: Dia 19 de março, terça-feira, às 19h
Local: Janela Livraria
Endereço: R. Maria Angélica, 171, loja B – Jardim Botânico
Ficha Técnica
Toda família tem uma
Autora: Marília Valengo
Editora: 7Letras
Preço: R$54
Número de páginas: 96
POR FIM, LEIA MAIS:
Anna Carolina Ribeiro lança novo livro de poesias
Lícia Mayra mostra liberdade sexual das mulheres em livro de contos