Conecte-se conosco

Literatura

Clausura | Leia o poema de Paula Albuquerque no miolo do mundo

Publicado

em

Miolo do mundo. Viagens

A bifurcação do dia, a curva que o separa da noite, uma fronteira que guarda a memória de todos os passos das calçadas do mundo.

Poeira cósmica de automóveis e obras, um construir-se perenemente por dentro. Estâncias dos instantes, vielas da cidade, uma rua infinita sem grades.
Passos por dentro de portas que guardam o outro lado do tempo-fuga.

O mar que escorre pelos poros da terra, inundou o alicerce das cidades. Uma onda de frequência pelo avesso. Às vezes tudo se faz simples. A fuga do tempo em sua essência de esvair-se, retorna à célula-unica-clausura, que guarda toda a liberdade do desenvolvimento em corpo, pele e escrita. Um papel que se adentra pelo dia da noite, pela ausência de todas as ausências.
Não temos o nosso eu. Nem temos sequer o vestígio do nosso outro. Não temos a nós mesmos.

Talvez tenhamos a bifurcação, a noite do dia em curva. Esse esvair-se que é viver e ter o tempo se alastrando pelos oceanos, fluxos da nossa vida. Pensei nessas coisas com o mesmo cuidado de quando tinha 15 anos. Com a mesma melancolia de lágrimas que me afogavam todos os momentos de vida. Uma vida que contém outras vidas, nossas células inteiras, pequenas estações constantes: movimentos de (re)criações.

Quando se respirava depois de um lampejo, voltavam os minutos dissonantes em desalinho. O desalinho, duas partes diferentes com um miolo em simultâneo, como a curva se faz interseção entre a noite e o dia. Parece que viver é estar em perene miolo. Quando eu era criança eu gostava de falar “miolo do mundo”. E continuo ao menos escrevendo miolo-do-mundo.

Ademais, vá além disso e leia mais:

Inclusive, siga mergulhando no canto em Tempos de Reclusão
Aliás, conheça Hugo Mello | Pois é “um Los Hermanos sem guitarra”
Asfixia | Então, poesia sem respiro

Paula Albuquerque escreve entre passos e janelas, busca na educação, na arte, na cultura, nas ciências e no pensamento crítico, caminhos de transformação das diferentes realidades do país, assim como busca desenvolver tais habilidades em si, aprendendo sempre que possível. Cursou bacharelado e licenciatura em Letras, Mestrado em Letras - Ciência da Literatura e atualmente lê a bibliografia das disciplinas do Doutorado, na mesma área, em casa por causa do coronavírus.

Literatura

Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado

Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos

Publicado

em

livros para criança com sindrome de down

Títulos interativos, sensoriais e lúdicos visam servir como ferramenta de estímulo para crianças com Síndrome de Down

O mês de março é especial na conscientização sobre a Síndrome de Down, uma condição genética que causa o atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo e mentais. A Catapulta Editores selecionou quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos servindo como instrumento de estímulo e aprendizado.

A Síndrome de Down acontece por causa da presença de 47 cromossomos nas células ao invés de 46, como a maior parte da população. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), afeta cerca de 300 mil pessoas, além de que um a cada 700 nascimentos no Brasil registra um número elevado de cromossomos.

“Nós sabemos que o processo não é fácil, mas quando falamos de crianças com Síndrome de Down, é importante ressaltar que os livros os ajudam bastante, principalmente se forem sensoriais e lúdicos. Por isso, é importante que a família introduza os livros desde cedo para além de ajudar no desenvolvimento mental, também auxiliar na criação das habilidades motoras”, explica Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores no Brasil.

Em seguida, confira os títulos para começar a introdução à leitura na rotina das crianças:

Coleção Dedinhos – Com páginas texturizadas, as crianças descobrirão imagens feitas com quadrados, círculos e retângulos criados a partir de impressões digitais. As 6 obras possuem personagens lúdicos que vivem em um mundo de fantasia que combina fotografi­a e ilustração para reconhecer e aprender.

Coleção Toque e Escute – Esta coleção propõe experiências sensitivas às crianças os fazendo sentir como é a pele e quais sons os animais emitem. Com páginas cartonadas a coleção possui 7 títulos para os pequenos explorarem e conhecerem diversos animais.

Coleção Jogar e Aprender – A coleção possui 4 títulos com imagens lúdicas e divertidas que vão ajudar a reconhecerem os objetos, frutas, números e letras através de brincadeiras.

Pequenos Curiosos – Com 9 obras publicadas, a coleção possui páginas coloridas e cenários que se movimentam. Dessa forma, além de encantar as crianças ao interagirem com o livro, também ensinarão assuntos como: roupas, corpo, animais, sentidos e outros.

A saber, todas as opções de livros podem ser encontradas nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto online, além do e-commerce da editora no www.catapultalivros.com.br.

Ademais, veja mais

Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças

Crítica | ‘A Última Noite’ mostra o último Natal

Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências