O musical autoral está relacionado à própria formação cultural do povo brasileiro, em que diversos saberes, crenças, costumes e tradições se unem na construção de histórias. Mas quais são os caminhos iniciais que os artistas devem tomar para a criação de um musical brasileiro?
Com a realização de mostras e oficinas, o Festival Minitrama chega à sua segunda edição de 1º a 3 de agosto no Centro Cultural Justiça Federal, com o objetivo de ser um ponto de encontro para quem escreve musicais no Rio de Janeiro e para o público admirador do gênero. Um “laboratório”, no qual novos espetáculos podem compartilhar seus primeiros passos com o público, democratizando o acesso aos bastidores do teatro musical.
História do festival
O Festival Minitrama foi criado no ano passado pelos dramaturgos e amigos Cleto Araújo, Gabriela Alkmin, Luiz Buarque e Marcelo Albuquerque. Diante do desafio do alto custo dos musicais, resolveram investir em “minimusicais”, em que os criadores apresentam versões de até 20 minutos dos espetáculos que estão desenvolvendo. Este exercício de concisão também permite que os participantes possam focar suas pesquisas no material escrito.
“Reduzir o tamanho das apresentações equilibra o orçamento e ainda assim nos possibilita apresentar uma experiência com início, meio e fim aos espectadores”, explica Marcelo Albuquerque. “Já o público, tem a rara oportunidade de vivenciar a criação de um musical e colaborar com seus autores através de oficinas e rodas de conversa”, acrescenta Gabriela Alkmin.
Muitas atividades
A anfitriã da festa é a atriz Stella Maria Rodrigues, que já participou de musicais como Company, Cole Porter, ele nunca disse que me amava, Cazuza, pro Dia Nascer Feliz, entre outros. E ela quem vai abrir a noite para as apresentações dos “minimusicais” A Pandêmica Comédia, Casa dos Artistas Fodidos, Sem Sinal e Antes que tudo acabe. No último dia, haverá uma roda de conversa após as apresentações.
Além dos espetáculos, serão oferecidas quatro oficinas. Técnica Vocal para Teatro Musical, com Chiara Santoro; A culpa é do texto (ou “quem escreveu isso aqui?”), com Luiz Buarque; O Corpo do Personagem – O Corpo em Cena, com Daniel Chagas; e Laboratório da canção, com Marcelo Albuquerque e Gabriela Alkmin.
“Abrir um espaço para criadores é fomentar artistas do Rio de Janeiro na busca investigativa pela linguagem do teatro musical com um cara nossa, focando no aquecimento desse mercado, valorizando a cultura e preparando esses profissionais para o mercado”, reforça Luiz Buarque.
Programação Completa
MOSTRAS
A Pandêmica Comédia (01 e 03 de agosto)
Autor: Matheus Brito
Sinopse: Inspirado na obra clássica “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, que conta a história de sua viagem ao submundo com intenção de chegar ao paraíso. Um texto dividido em 9 esquetes-monólogos em que cada uma simboliza um círculo do inferno, usando a pandemia como plano de fundo. No festival, será apresentada a esquete musical “Heresia”, onde acompanharemos a episcopisa Eritone e seu festival de apostasia.
Casa dos Artistas Fodidos (01 e 02 de agosto)
Escritor, Letrista e Compositor: Ramon Costa
Letrista e Compositora: Malu Cordioli
Sinopse: Ser artista de teatro musical é para os corajosos! É preciso aprender a cantar, dançar e atuar ao mesmo tempo. Mas o que ninguém te ensina por trás do glamour do showbiz é: Como ser artista e não ser fodido? Ou melhor, porque trabalhar com teatro em um país onde a preocupação básica do artista é pagar a conta no fim do mês? Essa é a pergunta que Caique, Felipe, Julieta, Marina e Viviane vão buscar responder enquanto tentam passar na audição mais importante do ano.
Sem sinal (01 e 02 de agosto)
Texto e letras: Daniel de Mello
Músicas: Gabriela Alkmin
Sinopse: Três adolescentes enfrentam o inesperado colapso da internet e são forçados a redescobrir o mundo offline. Sem redes sociais, eles se veem desafiados a explorar novas formas de se conectar e se relacionar. Nesse processo, eles descobrem a profundidade das interações pessoais, a importância das conversas cara a cara e a beleza das experiências compartilhadas sem a mediação das telas.
Antes que tudo acabe (02 e 03 de agosto)
Texto: Luiz Buarque e Rogério Fanju
Música e letra: Rebecca Noguchi
Sinopse: O que fazer quando percebemos que a vida tomou um rumo totalmente diferente do que havíamos imaginado? No réveillon do “bug do milênio”, o popstar Edu Reis faz um show histórico nas areias de Copacabana. Vinte anos depois, o cantor tenta voltar aos palcos e acaba “cancelado”. A queda de Edu abala as estruturas da geração cujas expectativas ele transformou em música e faz com que um grupo de amigos precise salvar o ídolo para poder salvar a própria história.
Uma Roda de Conversa encerra a noite de mostras do dia 03 de agosto.
OFICINAS
Técnica Vocal para Teatro Musical, com Chiara Santoro (02/08 – 14:30)
A oficina pretende estimular o aluno a mergulhar no processo de estudo do repertório, através de ferramentas expressivas, técnicas e musicais.
Conteúdo: Aulas práticas de experimentação através de vocalises, jogos musicais e estudo dos solos de teatro musical. Não há pré-requisitos para participação. Idade mínima 16 anos.
A culpa é do texto (ou “quem escreveu isso aqui?”), com Luiz Buarque (02/08 – 16:30)
A parte “falada” de um musical desconcerta autores, atores e público há gerações: qual a relação entre texto e números? Como estruturar um formato dramatúrgico tão específico? Por onde começar a exercer essa fascinante (e meio ingrata) ocupação? É sobre isso que a gente vai conversar nessa oficina.
O Corpo do Personagem – O Corpo em Cena, com Daniel Chagas (03/08 – 14:30)
A oficina tem como objetivo estimular a composição de personas através de estímulos físicos como respiração (biorritmo), musculatura (densidade) e estrutura óssea (porte e estrutura física), dando à atriz ou ao ator domínio sobre as escolhas. Na sequência trabalharemos como estas personas podem transitar de uma para outra, ou para um corpo neutro, sem perder qualidade e precisão.
Laboratório da canção, com Marcelo Albuquerque e Gabriela Alkmin (03/08 – 16:30)
Um estudo em cima de canções teatrais a partir de uma compreensão da sua função dentro da obra. Vamos esmiuçar a organização das ideias que se movem através de letras e das possibilidades sonoras que uma música pode ter na construção da dramaturgia de um musical como um todo.
Serviço
FESTIVAL MINITRAMA
Data: 01, 02 e 03 de agosto.
Dias e horários: quinta a sábado, às 14h30 e 16h30 (oficinas) e 19h (mostras).
Local: Centro Cultural Justiça Federal.
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Ingressos: Mostra – R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Oficina – R$ 30.
Venda de ingressos: pelo site Sympla.
Lotação: 125 lugares (teatro) e 30 vagas (oficinas).
Duração: 1h30 (as mostras e cada oficina).
Classificação etária: 14 anos.
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