Thursday, December 8, 2022

‘Paloma’ na Mostra de São Paulo | Confira as sessões do vencedor do Festival do Rio

Paloma, de Marcelo Gomes, foi consagrado como o Melhor Longa da mostra competitiva da Première Brasil do Festival do Rio de 2022. O filme também levou os troféus de Melhor Atriz, para Kika Sena, que interpreta a personagem-título, e o Prêmio Félix, concedido a obras com temática LGBTQIA+.

Agora, o longa será exibido na 46a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que começa na próxima quarta (19). Paloma estreia em circuito nacional no dia 10 de novembro.

Kika Sena

Arte-educadora, diretora teatral, poeta e performer brasileira, Kika Sena se torna a primeira atriz transexual a receber o prêmio no Festival do Rio. Em primeiro lugar, ela afirma que o Troféu Redentor é, sobretudo,

“uma oportunidade para os corpes trans estarem em todos os lugares, e não só onde a sociedade acha que podemos estar”

Kika, por sua vez, interpreta Paloma, uma mulher trans que trabalha como agricultora no sertão de Pernambuco. Seu maior sonho é se casar na igreja católica, com seu namorado Zé (Ridson Reis). Eles já vivem juntos, e criam uma filha de 7 anos chamada Jenifer (Anita de Souza Macedo). O padre, porém, recusa o pedido. Apesar disso,  Paloma não desistirá de realizar seu sonho.

A saber, o roteiro partiu de uma notícia que o diretor leu num jornal sobre uma mulher trans que sonhava em casar numa igreja católica com véu e grinalda.

SESSÕES DE PALOMA NA 46ª MOSTRA:

CINE MARQUISE Sala 1 – 25/10/22 – 21:15

CINE MARQUISE Sala 2 – 27/10/22 – 17:00

 

Ademais, leia mais:
Crítica | ‘Cesária Évora’ evoca a saudade no Festival do Rio
Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul | Veja filmes de graça no RJ
Cabo Verde + Brasil: veja o novo clipe em animação do Kaialas | Preto de Azul

Escreve o que achou!