Em sua segunda participação consecutiva na competição oficial de Cannes – entre seis passagens pelo evento ao longo da carreira –, Karim Aïnouz comprovou mais uma vez o motivo de tanto prestígio no festival francês, onde realizou nesta quarta-feira (22) a première mundial de Motel Destino, seu novo longa-metragem.
O filme foi ovacionado por doze minutos ao fim da sessão de gala no icônico Theatre Debussy. O cineasta cearense contou com a companhia de mais de 20 membros da equipe e do elenco. Incluindo os protagonistas Nataly Rocha, Iago Xavier e Fabio Assunção. Animados com a reação do público, o diretor e sua comitiva dançaram ao som da música que embala os créditos finais do longa, sob aplausos do público.
Motel Destino
Motel Destino nasceu da parceria de Karim com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes. Escola de formação em artes da Secretaria de Cultura do Ceará, é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com sede em Fortaleza. O diretor é um dos criadores do laboratório, o CENA 15. Foi lá que ele convidou o roteirista cearense Wislan Esmeraldo para desenvolver o roteiro do projeto. Mais tarde, Mauricio Zacharias se juntou ao processo, repetindo a parceria realizada com o cineasta em Madame Satã e O Céu de Suely.
O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao novo filme é, segundo Karim, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.
Ainda não há previsão de estreia de Motel Destino no Brasil.
POR FIM, LEIA MAIS:
Marinheiro das Montanhas | Karim Aïnouz entrega um FamilySearch poético
Crítica ‘Tia Virgínia’ | Treta familiar em um filme excelente
‘Morte, vida e sorte’ é homenagem ao artista independente | Crítica