Saturday, October 23, 2021

Movimento Baía Viva abre inscrições para curso gratuito | Ativismo Ambiental e Justiça Climática

O Movimento Baía Viva abriu inscrições para o seu primeiro curso de formação, com ambientalistas e pesquisadores renomados. O curso online “Ativismo Ambiental e Justiça Climática” busca promover a formação de ativistas ambientais. A princípio, visa participantes de grupos populares, movimentos sociais e sindicatos, mulheres, indígenas, quilombolas, estudantes secundaristas e universitários. Tudo na perspectiva da Justiça Climática Ambiental, do Socioambientalismo, da Ecologia Política das Águas e do combate ao Racismo Ambiental.

Inclusive, os participantes do curso serão estimulados a produzir conteúdo contextualizado através de artigos, pesquisas e materiais audiovisuais. O objetivo é que consigam criar respostas críticas e estratégicas para uma governança escalada com os preceitos da justiça ambiental.

A saber, o curso será gratuito e com vagas limitadas, com prioridade para inscrições de pessoas indicadas pelas organizações populares, movimentos sociais, estudantes secundários e universitários. Aliás, serão consideradas as questões de gênero, etnia e / ou raça, renda e também o acesso às pessoas portadoras de deficiência física.

Sobre o Baía Viva

O projeto Baía Viva tem como foco o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma digital operacional que forneça informações ambientais, sociais e econômicas sobre a região da Baía de Guanabara e seu entorno. As informações diagnósticas e prognósticas são oriundas de diferentes fontes, como: bases de dados históricos, plataformas de coletas de dados e modelos computacionais numéricos.

Além da divulgação de tais informações a plataforma digital também envolve atividades de extensão e de capacitação técnica e acadêmica em diferentes áreas de pesquisa. A plataforma digital é aberta ao público e permite a visualização e aquisição de informações relevantes sobre a região da Baía de Guanabara e seu entorno.

O projeto tem como base física o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), localizado no Parque Tecnológico da UFRJ. Além disso, conta com a parceria de outros laboratórios e instituições de ensino e pesquisa. Por fim, o projeto representa esforço pioneiro associado às iniciativas regionais do Atlantic International Research Centre (AIR Centre).

Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário!

Ademais, veja mais:

Baleia encalhada na Praia do Sul em Ilha Grande
Bike Ride in Rio de Janeiro – Uma cinematográfica volta de time-lapse
Por fim, vai pra Cuba | Confira uma viagem pela ilha polêmica

Escreve o que achou!