Thursday, December 2, 2021

“O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)” | 10ª Mostra Ecofalante

Os corredores que ficaram tão conhecidos na cinematografia brasileira pela abominável chacina ocorrida em 1992, agora, vistos por outra perspectiva, participam da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema através do filme “O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)”. A obra é um documentário com gravações filmadas pelos próprios homens que se encontravam detidos de sua liberdade no Complexo Penitenciário do Carandiru no ano de 2001.

Mostra Ecofalante de Cinema

A Mostra Ecofalente de Cinema é um evento sul-americano que reúne filmes com temáticas socioambientais. Este ano, em sua décima edição, a mostra exibe 101 filmes de 40 países diferentes e promove 10 debates. O evento é online, gratuito e sua programação vai até o dia 14 de setembro.

Dentre os filmes exibidos nesta edição, 30 títulos são brasileiros. E, em meio a eles, encontra-se a remasterizarão de “O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)”, de Paulo Sacramento, que está em cartaz na programação especial de “Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência”.

Sobre “O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)”

“O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)” mostra, de modo real, como é a vida de um presidiário dentro do sistema carcerário brasileiro. Isto se dá porque, como está expresso na palavra “autorretratos”, além de serem o foco da obra, os detentos também foram os responsáveis pelas filmagens.

O documentário foi gravado durante sete meses do ano que antecede a desativação da Casa de Detenção e a implosão de três de seus pavilhões. Através dos caminhos percorridos por suas câmeras, vemos não apenas o estado sanitário lastimável daquelas instalações, mas também o medo no olhar de quem sabe que vive em constante risco de morte e que está completamente desassistido pelo Estado; algumas vezes, sem ao menos saberem o motivo de estarem ali dentro.

Por fim, para além dos relatos pessoais, esse homens mostram como trabalham, o que recebem, como são tratados, seu código de ética e o que pensam a respeito da maneira como são (dis)tratados pelo Estado. Todavia, mais do que tudo, “O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)” demonstra o maior desejo daqueles homens, o desejo de saírem daquele lugar com vida.

Ademais, leia também:

A Última Floresta | Filme que retrata povo Yanomame estreia nos cinemas
Angola Janga | Conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
O Poço | CRÍTICA (Netflix)

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: