“O Que Sophia Loren Faria?” é um curta-metragem de 30 minutos sobre uma senhora que é fã dessa emblemática atriz italiana, uma das maiores estrelas do cinema mundial. É bem engraçado a forma como ela diz que ficavam sempre dizendo o que deveria fazer. Isso a deixava de saco cheio e então ela se perguntava o que Sophia Loren faria naquela situação.
Acabamos conhecendo mais sobre a história da atriz e os paralelos da vida dela com sua fã, uma avó ítalo-americana que adora cinema. Sophia é um norte e uma força para essa senhora. Uma representação de uma beleza única, italiana, diferente e charmosa.
O documentário então fala de duas mulheres de muita garra, que fizeram diferença de maneiras diferentes. Sophia ganha destaque ainda com 17 anos, em “O Ouro de Nápoles”, como mostra o filme. Em seguida, a tela divide e aparece uma sequência de cartazes de obras nas quais ela participou. Dá um gosto de nostalgia e um sentimento de admiração pela atriz. Ainda mais quando ela vence um Oscar por sua atuação em “Duas Mulheres”.
Afinal, os ensinamentos que a senhora tira dos filmes e relaciona com sua vida, como a tentativa de proteger os filhos dos males do mundo provocam emoções, nela e no espectador. Há cenas realmente muito tocantes, perdas dolorosas que a vida traz. Não podemos ter tudo, mas devemos ter força para seguir em frente, sempre.
Por fim, é um belo filme sob a direção sensível de Ross Kauffman.