Friday, November 27, 2020

Entenda o sucesso póstumo do rapper Pop Smoke

Nascido no Brooklyn, Nova York, o rapper Pop Smoke começou sua carreira por acidente, no ano de 2018, mas só alcançou reconhecimento global após seu falecimento, em fevereiro de 2020. O artista internacionalizou o estilo Drill. Aliás, é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do subgênero (uma vertente do Trap que nasceu em Chicago), em Nova York. Dessa forma, em pouco tempo de carreira conseguiu atrair o olhar de nomes como Travis Scott , Nicki Minaj, Quavo e A Boogie wit da Hoodie.

Em sua mixtape de estreia, intitulada “Meet the Woo”, Pop Smoke mostrou ali seu potencial. Ou seja, como era bom quando o assunto era criar letras que refletissem a realidade sombria e violenta dos subúrbios de Nova York. O artista foi bem quando buscou repetir a fórmula de seu primeiro trabalho, “Meet the Woo 2”. Ali mostrou como era a vida em seu local de origem, adicionando elementos a partir de suas perspectivas em assuntos sobre amor e relacionamentos.

A segunda mixtape chegou ao #7 lugar no Top 200 das paradas da Billboard, fazendo com que o rapper ganhasse mais destaque em seu gênero. O trabalho de Pop Smoke tinha essa característica sombria, que era facilmente percebida não apenas nas letras, mas também na sonoridade criada pelo artista.

Moon

Contudo, uma tragédia acabou ceifando a vida da estrela ascendente do rap mundial. Posteriormente, o álbum “Shoot For The Stars Aim For The Moon” conquistou posições grandiosas e fez com que o trabalho póstumo do artista alcançasse o topo dos charts da Billboard 200. O disco, que chegou nas plataformas digitais em julho de 2020, retornou às paradas da Billboard recentemente. Isso ocorreu após o crescimento de suas faixas na rede social de criação de vídeos, TikTok.

Atualmente, ocupa a 31ª posição entre os artistas mais ouvidos no Spotify do mundo. Especificamente, o destaque é”For The Night”, que entrou no Top 100 entre as mais ouvidas do Brasil, e “What You Know Bout Love”, que ocupa a posição 161 do serviço de streaming. No TikTok, o rapper contabiliza milhões de criações únicas e já ultrapassou a marca de 15 bilhões de visualizações em conteúdos que levam suas músicas. No aplicativo ganharam destaque as faixas “What You Know Bout Love” (mais de 7.7 milhões), “Mood Swings” (mais de 4.6 milhões) e “For The Night” (mais de 6.1 milhões). A saber, estão todas presentes na versão Deluxe de “Shoot For The Stars Aim For The Moon”.

Quavo

No dia 26 de outubro, foi lançado o videoclipe da faixa “Aim For The Moon”, que conta com a participação do rapper Quavo. Pop Smoke é representado pelo seu amigo pessoal, o rapper Bouba Savage, de apenas 13 anos, também de Nova York. Junto com outro ator mirim, os meninos que cantam “atire nas estrelas, mire na lua” ostentam uma vida de riquezas, mostrando o lifestyle luxuoso que vivem, com direito a muitas joias, carros suntuosos, chuva de dinheiro e uma travessa lotada de hambúrgueres.

O lançamento abriu o caminho para a homenagem de Quavo para Pop durante o BET HIP HOP AWARDS, realizado a última terça (27).

Saiba mais sobre a vida e carreira de Pop Smoke em http://www.realpopsmoke.com

Ademais, veja mais:

MAHMUNDI | Cantora passeia entre o Mundo Novo e a rádio FM

ReMastered Who Shot the Sheriff | O dia em que tentaram matar Bob Marley

Um Beat e um Flow | Fernandinho BeatBox e Dryca Ryzzo bebem no hip hop dos anos 2000

Escreve o que achou!