Conecte-se conosco

Cinema

O Dilema das Redes | Documentário da Netflix consegue ser assustador e pontual

Publicado

em

O Dilema das Redes

O Dilema das Redes, o novo documentário original da Netflix consegue ser assustador e pontual ao mesmo tempo. Como estudante de marketing, conheço bem as ideias de mídias para criação de uma dependência psicológica e até de questões motoras, como repetição para se tornar cada vez mais intrínseco.

Primeiramente, o documentário nos mostra grande diretores e engenheiros de redes sociais como Facebook, Pinterest e Twitter , além do Google. Tudo para nos dizer como eles criaram algumas das interações das redes para com as pessoas, e como o algoritmo trabalha para que cada vez ele conheça melhor o usuário. Uma frase me impactou muito no documentário: “só usamos usuário para drogas ou redes sociais, para o resto usamos clientes”. Isso me deixou realmente pensativo no quanto estamos apenas alimentando os algoritmos com informações nossas, cada vez mais precisa sobre gostos, sobre localizações, sobre bolhas e etc.

Eu, particularmente, fico chocado em como as pessoas conseguem postar tanto e falar tanto de si no Twitter por exemplo. Pois é algo aberto e usam para pesquisar sobre qualquer coisa. Você hoje consegue saber mais sobre as pessoas nas redes do que ao vivo, elas sentem que podem ser como querem realmente atrás de um computador ou celular.

Polarizando

A saber, essa tecnologia acaba deixando o mundo mais polarizado. Além disso, nos dá a sensação de que não vai voltar ao “normal”, mas que precisamos sim controlar essa tecnologia pela lei, e, principalmente informar o máximo de pessoas sobre isso!

Certamente, o documentário leva um tom assustador e às vezes apocalíptico. Todavia, é super necessário para que você entenda que usar um app de graça não é tanta vantagem, pois você se torna o produto. Isso soa bem louco, né? Afinal, acredito que O Dilema das Redes é bem preciso em mostrar que a tecnologia está ai para ficar, mas que precisamos usar com consciência e precaução. Principalmente se formos pensar em nossos filhos e os mais jovens, pois eles já nasceram na época da tecnologia, e são diretamente afetados por curtidas e uma pressão social muito maior do que era antes das redes.

Aliás, veja o trailer e siga lendo:

Se eu posso dar uma dica, tente furar sua própria bolha social e seguir pessoas que discorda. Ou seja, entender mais do que as redes simplesmente te entregam, checar o máximo de fontes e, principalmente, tirar uns dias off de tecnologia. Às vezes, pode fazer muito bem.

Enfim, documentário realmente necessário, espero que depois desse texto você o assista.

Ademais, veja mais:

Trilogia de Baztán | ‘Oferenda à Tempestade’ chove, mas não molha
Rede de Ódio | Filme polonês aborda fake news e política
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo

Anúncio
12 Comentários

12 Comments

  1. Pingback: Setembro Amarelo | Conheça 5 filmes e séries sobre saúde mental

  2. Pingback: Encontro Fatal | Um leve suspense psicológico com teor de dramaturgia ponderado

  3. Fátima Augusta

    15 de setembro de 2020 at 22:10

    Eu assisti e gostei muito do documentário. Há alguns anos li uma reportagem sobre os algoritmos do Facebook que já tratava do assunto. Mas o mais interessante é que as pessoas que estão dando os depoimentos e fazendo o alerta colocam a responsabilidade na mão dos usuários em deixar ou minimizar o acesso às redes. Eles ajudaram a criar e alimentar esse monstro. Por que não pensam em alternativas para detê-lo?

    • Sergio Menezes

      16 de setembro de 2020 at 01:31

      acho que tomou proporções maiores do que esperávamos, vamos ver o desenrolar disso nos próximos anos.

  4. Pingback: I may destroy you | Entenda porque é a melhor série do ano

  5. Pingback: Remédio Amargo | Filme espanhol mostra relação abusiva

  6. Pingback: Women's Music Event | WME RMX 2020 enaltece as mulheres

  7. Pingback: Women's Music Event RMX 2020 | Cultura do cancelamento em debate

  8. Pingback: Emmy 2020 | Saiba como foi a premiação que teve Zendaya como destaque

  9. Pingback: Amizades entre mulheres | Conheça 5 filmes que estimulam a sororidade

  10. Pingback: Conheça 7 filmes sobre segurança da informação e privacidade de dados

  11. Pingback: 'O Arsenal dos Espiões' na Netflix revela segredos e histórias da espionagem

Escreve o que achou!

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências