Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
O Dilema das Redes
CinemaCríticaNotícias

O Dilema das Redes | Documentário da Netflix consegue ser assustador e pontual

Por
Sérgio Menezes
Última Atualização 30 de março de 2023
3 Min Leitura
Share
divulgação: Netflix
SHARE

O Dilema das Redes, o novo documentário original da Netflix consegue ser assustador e pontual ao mesmo tempo. Como estudante de marketing, conheço bem as ideias de mídias para criação de uma dependência psicológica e até de questões motoras, como repetição para se tornar cada vez mais intrínseco.

Primeiramente, o documentário nos mostra grande diretores e engenheiros de redes sociais como Facebook, Pinterest e Twitter , além do Google. Tudo para nos dizer como eles criaram algumas das interações das redes para com as pessoas, e como o algoritmo trabalha para que cada vez ele conheça melhor o usuário. Uma frase me impactou muito no documentário: “só usamos usuário para drogas ou redes sociais, para o resto usamos clientes”. Isso me deixou realmente pensativo no quanto estamos apenas alimentando os algoritmos com informações nossas, cada vez mais precisa sobre gostos, sobre localizações, sobre bolhas e etc.

Eu, particularmente, fico chocado em como as pessoas conseguem postar tanto e falar tanto de si no Twitter por exemplo. Pois é algo aberto e usam para pesquisar sobre qualquer coisa. Você hoje consegue saber mais sobre as pessoas nas redes do que ao vivo, elas sentem que podem ser como querem realmente atrás de um computador ou celular.

Polarizando

A saber, essa tecnologia acaba deixando o mundo mais polarizado. Além disso, nos dá a sensação de que não vai voltar ao “normal”, mas que precisamos sim controlar essa tecnologia pela lei, e, principalmente informar o máximo de pessoas sobre isso!

Certamente, o documentário leva um tom assustador e às vezes apocalíptico. Todavia, é super necessário para que você entenda que usar um app de graça não é tanta vantagem, pois você se torna o produto. Isso soa bem louco, né? Afinal, acredito que O Dilema das Redes é bem preciso em mostrar que a tecnologia está ai para ficar, mas que precisamos usar com consciência e precaução. Principalmente se formos pensar em nossos filhos e os mais jovens, pois eles já nasceram na época da tecnologia, e são diretamente afetados por curtidas e uma pressão social muito maior do que era antes das redes.

Aliás, veja o trailer e siga lendo:

Se eu posso dar uma dica, tente furar sua própria bolha social e seguir pessoas que discorda. Ou seja, entender mais do que as redes simplesmente te entregam, checar o máximo de fontes e, principalmente, tirar uns dias off de tecnologia. Às vezes, pode fazer muito bem.

Enfim, documentário realmente necessário, espero que depois desse texto você o assista.

Ademais, veja mais:

Trilogia de Baztán | ‘Oferenda à Tempestade’ chove, mas não molha
Rede de Ódio | Filme polonês aborda fake news e política
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo
Tags:critica dilema das redescritica social dilemafuturo das redes sociaismal das redes sociaismanipulacao da internetmanipulacao das redes sociaiso dilema das redespara que servem redes sociaisresenha dilema das redesresenha o dilema das redesresenha social dilemmasocial dilema
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Sérgio Menezes's avatar
PorSérgio Menezes
Follow:
Coreógrafo de Danças Urbanas e produtor cultural. Amante de K-pop e viciado em séries. Eterno estudante de marketing, linguagem corporal e inteligência social.
12 Comentários
  • Fátima Augusta's avatar Fátima Augusta disse:
    15 de setembro de 2020 às 22:10

    Eu assisti e gostei muito do documentário. Há alguns anos li uma reportagem sobre os algoritmos do Facebook que já tratava do assunto. Mas o mais interessante é que as pessoas que estão dando os depoimentos e fazendo o alerta colocam a responsabilidade na mão dos usuários em deixar ou minimizar o acesso às redes. Eles ajudaram a criar e alimentar esse monstro. Por que não pensam em alternativas para detê-lo?

    Responder
    • Sergio Menezes's avatar Sergio Menezes disse:
      16 de setembro de 2020 às 01:31

      acho que tomou proporções maiores do que esperávamos, vamos ver o desenrolar disso nos próximos anos.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

documentário Autodeclarado
CinemaNotícias

45º Festival Guarnicê de Cinema | Documentário ‘Autodeclarado’ terá sessões especiais

Redação
3 Min Leitura
NotíciasCultura

‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad

Rodrigo Adami
3 Min Leitura
CinemaNotícias

Onde está você, João Gilberto? | Doc narra a busca pelo ídolo oculto

Lana Janoti
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?