Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Cultura e Arte
  • Literatura e HQs
  • Música
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Cultura e Arte
  • Literatura e HQs
  • Música
  • Turismo
Memória, resistência e história viva: espetáculo “Olga” encerra temporada no Armazém da Utopia com aula aberta de Anita Prestes
Cultura e Artes

Memória, resistência e história viva: espetáculo “Olga” encerra temporada no Armazém da Utopia com aula aberta de Anita Prestes

Por Cadu Costa
Última Atualização 25 de setembro de 2026
5 Min Leitura
Share
Foto: Divulgação
SHARE

O teatro carioca vive um momento de profundo resgate histórico neste fim de semana. O espetáculo “Olga”, encenado pela conceituada Companhia Ensaio Aberto, chega aos seus últimos dias em cartaz no Teatro Vianinha, instalado dentro do Armazém da Utopia. Com temporada até segunda-feira (28), a montagem se despede do público com uma atividade de enorme peso simbólico: uma aula aberta e gratuita com a historiadora Anita Leocádia Prestes, filha de Olga Benario Prestes e Luiz Carlos Prestes, marcada para este domingo, 27 de setembro, às 17h.

O encontro ganha uma carga emocional ainda mais densa por acontecer apenas quatro dias após a data que marca exatamente os 90 anos da criminosa deportação de Olga para a Alemanha nazista pelo governo de Getúlio Vargas, ocorrida em 23 de setembro de 1936. Olga estava grávida de quase oito meses quando foi entregue ao regime de Adolf Hitler a bordo do cargueiro La Coruña. Anita nasceu em solo alemão, em uma prisão em Berlim, e sobreviveu graças a uma intensa campanha de solidariedade internacional, enquanto a revolucionária comunista foi executada em uma câmara de gás no campo de extermínio de Bernburg, em 1942.

A historiadora costuma sintetizar a sua própria trajetória através de uma máxima:

“Sou filha da solidariedade internacional.”

Anita Prestes, filha de Olga Benário Prestes – Foto: Divulgação

Teatro documentário no mesmo cais de onde partiu o navio

Com dramaturgia e direção de Luiz Fernando Lobo, a montagem adota os preceitos do teatro documentário — tradição formulada por Erwin Piscator e Peter Weiss — para abrir arquivos, cruzar documentos, depoimentos e interrogatórios, jogando luz sobre as contradições de um dos períodos mais sombrios da história brasileira. A localização do espetáculo carrega um peso poético inevitável: é justamente na Zona Portuária do Rio de Janeiro, território de onde partiu o navio que levou Olga para a morte há nove décadas, que sua memória agora é reerguida no palco.

Walter Benjamin já alertava sobre a necessidade de manter vivos esses episódios:

“Pedimos àqueles que vierem depois de nós não a gratidão por nossas vitórias, mas a rememoração de nossas derrotas.”

Em cena, a atriz Tuca Moraes assume o papel de Olga Benario, liderando o elenco do núcleo artístico da companhia, composto por Ana Clara Assunção, Bibi Dullens, Dani Arreguy, Daniel de Mello, Gilberto Miranda, Kyara Zenga, Leonardo Hinckel, Luiz Fernando Lobo, Mateus Pitanga, Rossana Rússia e o estagiário artístico Nicholas Peixoto. A concepção estética traz a assinatura de J.C. Serroni na cenografia, figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado, desenho de luz de Cesar de Ramires e música original de Felipe Radicetti, com produção executiva de Aninha Barros.

Serviço

Espetáculo: Olga
Companhia: Companhia Ensaio Aberto
Dramaturgia e Direção: Luiz Fernando Lobo
Temporada: Em cartaz até 28 de setembro de 2026
Horários: Sexta a segunda-feira, às 20h (Abertura da casa 1h antes)
Local: Teatro Vianinha – Armazém da Utopia (Armazém 6, Boulevard Olímpico, Cais do Porto – Rio de Janeiro/RJ)
Lotação: 120 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos

Aula Aberta com Anita Prestes:

  • Data: Domingo, 27 de setembro de 2026, às 17h
  • Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Ingressos da Peça:

  • Inteira: R$ 60,00
  • Meia-entrada: R$ 30,00
  • Cota de ingressos liberada na bilheteria física no dia, por ordem de chegada.
  • Vendas Online: Sympla
  • Agendamento para Grupos: WhatsApp (21) 97976-0046

Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Cena da peça “Olga” – Foto: Thiago Gouvêa

Leia mais:

  • Crítica | ‘Olga’ no Armazém da Utopia: A história que os documentos tentaram apagar
  • Voz inédita de Olga Benario: livro escrito pela militante em 1929 é lançado no Rio
Tags:Anita PrestesArmazém da UtopiaDestaque no Viventejornalismo culturalolgaolga benárioolga benário prestesTeatroTeatro Vianinha
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
PorCadu Costa
Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Márcia Rachid
PodCastEntrevistasLiteratura e HQ

Doutora Márcia Rachid sobre COVID-19 e AIDS | “Toda vez que surge uma nova doença, os comportamentos se repetem”

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
Ponciá
EspetáculosLiteratura e HQ

‘Ponciá Vivêncio’, de Conceição Evaristo, ganha adaptação teatral

Livia Brazil
7 Min Leitura
Avatar: O Último Mestre do Ar
Cultura e ArtesSéries

Avatar: O Último Mestre do Ar traz Toph em sua 2ª temporada na Netflix; saiba tudo

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?