Os 8 Magníficos | Último filme de Domingos traz a arte do ator

Numa tarde de domingo, oito amigos se reúnem e partilham assuntos sobre a profissão que têm em comum. Assim é o último filme inédito de Domingos Oliveira, falecido em março de 2019. Em ‘Os 8 Magníficos’, filmado em 2017, o diretor parece sintetizar o que fez ao longo dos quase 60 anos de carreira. O elenco é composto por artistas primorosos que também têm marcado uma geração, são eles: Maria Ribeiro, Wagner Moura, Sophie Charlotte, Eduardo Moscovis, Alexandre Nero, Fernanda Torres e Carolina Dieckmann. 

No filme há o questionamento sobre o fazer artístico, a arte de atuar, a vaidade do ator e a beleza simplória de estarem reunidos no mundo. A princípio, existia um roteiro a ser seguido, além da disposição de algumas bebidas e duas câmeras ligadas a fim de registrar tudo o que acontecia na sala do apartamento de Maria, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. No entanto, a naturalidade das circunstâncias levaram ao improviso real e original entre os atores com a retirada do script. Por isso, eles apresentam ali um diálogo perfeitamente habitual e despretensioso, chegando a contar algumas curiosidades vividas e garantindo boas risadas. 

Ensaios teatrais, a arte de atuar

O longa com ares de documentário, lembra muito ensaios teatrais e de cinema. Quem já teve a experiência de atuar ou a oportunidade de acompanhar algo parecido poderá identificar alguns momentos das passagens de texto e discussões sobre o que foi lido e dito por autores e outros profissionais da área. Afinal, essa era a intenção de Domingos. Ele deixa claro que a película foi realizada para quem gosta de atores e se interessa pelo processo interno.

O diretor, já muito debilitado, acompanha toda a filmagem que teve apenas uma diária. Domingos faz comentários e solta algumas de suas frases e textos tão recordados pela autenticidade e forma simples de criar. Os 8 Magníficos estreou nas salas de cinema em 2020, participou de alguns festivais e hoje pode ser visto também na plataforma de streaming da GloboPlay.

Ademais, veja mais:

Aliás, conheça A Incrível História da Ilha das Rosas na Netflix, vida real e a Ilha das Flores
Os Favoritos de Midas | Em seguida, uma história fechada e curta meio ‘Death Note’
Vitrine Filmes comemora 10 anos de muito trabalho pelo Cinema

Por fim, assista também:

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: