Cinema
‘Os Miseráveis’ é um soco no estômago | CRÍTICA
Publicado
3 anos atrásem
Por
Mayara Ferreira
Os Miseráveis é um soco no estômago, expondo os efeitos da opressão policial e da desigualdade social que assolam qualquer região periférica no mundo. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o drama policial de Ladjy Ly, carrega uma história poderosa sobre a diversidade social e étnica vivida na França, mas, sobretudo, é um relato sobre a opressão vivida em regiões periféricas, com características muito próximas às do Brasil. O longa, carrega o mesmo título da obra de Victor Hugo, clássico da literatura francesa abordando a extrema pobreza na frança revolucionária do século XV.
Diversidade Étnica na França Atual
Apesar do simbolismo da cena de abertura, numa comemoração da vitória da seleção francesa de futebol, a união entre a população no que toca a diversidade étnica vivida na França atual é um dos pontos de discussão do filme. Num bairro do subúrbio de Paris, onde vivem árabes, muçulmanos, franceses, negros e brancos, a complexidade étnica, religiosa e política parece ser um agravante para as mazelas causadas por uma dura realidade social, numa região onde o poder do Estado só chega através da opressão policial racista e arbitrária. O protagonismo dicotômico do filme O tom quase documental utilizado por Ladj Ly no filme, confere um caráter extremamente realista à narrativa, que demora um pouco a engrenar os momentos de ação, enquanto nos apresenta as realidades opostas vividas pelos dois grupos de protagonistas.
Os primeiros minutos do longa nos conduzem rumo à atmosfera de tensão vivida na região, revelando o jogo de poder que acontece entre a polícia local e os moradores, principalmente um grupo de crianças e adolescentes que, rendidos ao status quo,
praticam pequenos furtos e outros delitos e, por isso, são constantemente abordados de forma violenta e arbitrária pelos policiais da divisão anti-crimes. O protagonismo dicotômico do filme, marcado pela capacidade exímia de Ladj Ly ao contar essa história com legítimo lugar de fala, visto que o diretor cresceu neste bairro, demonstra o quanto estamos todos igualmente inseridos em uma mesma realidade.
Por mais que acreditemos em linhas imaginárias nos separando, somos unificados enquanto sociedade oprimida e abandonada pelo Estado. Tal qual o policial, é o meliante que ele agride. Tal qual os chefes do crime, são os políticos corruptos de uma
cidade. Esse, certamente, é o ápice da discussão que o roteiro, co-escrito por Ladj Ly nos apresentará nessa história.

Qualquer semelhança não é mera coincidência
Aos poucos, podemos perceber que a realidade vivida em Montfermeil se assemelha a qualquer bairro do subúrbio de grandes capitais. Vemos uma região marcada pela ausência do Estado, com policiais violentos, opressores e coniventes com o crime, falta
de políticas sociais, políticos corruptos e, obviamente, com o crime ocupando o poder na organização social. Poderíamos facilmente estar falando de algum lugar do Brasil, certo? Mas nesse caso, o subúrbio de Paris é o palco dessa história. E as semelhanças, com certeza, não param por aí.
Um pequeno furto na região parece levar os policiais ao limite numa caçada a um adolescente que eles acreditam ser o responsável pelo delito, e é aí que o filme finalmente começa seu ponto de virada. Num ato de violência explícita, um dos policiais atira diretamente no adolescente com uma bala de efeito moral, deixando-o desacordado. O que já seria uma situação complicada para a polícia local, se torna pior quando os policiais percebem que um drone havia filmado toda a ação. A partir daí acompanhamos uma sequência empolgante, capaz de nos deixar totalmente presos à uma trama de suspense e ação enquanto Chris e Gwada tentam recuperar a filmagem que os incrimina.
Nesse ato, Ladj Ly consegue tocar em todos os pontos nevrálgicos que perpassam os problemas da repressão policial nas periferias. Numa trama com direito a policiais solicitando a ajuda do crime organizado, tentando omitir seus delitos, políticos
corruptos e o principal: uma população duramente oprimida, nesse caso, materializada na figura de crianças perseguidas por aqueles que deveriam protegê-las. Sob os gritos de “Eu sou a lei”, Chris, o policial mais violento do trio, ameaça retirar o vídeo das mãos de uma criança à força, demonstrando o poder que seu distintivo carrega. Mesmo conseguindo se livrar das provas do crime cometido por Gwada, Chris não estará a salvo do que o espera.
Resistência garante o clímax
Mais do que uma história que expõe problemas que todos nós estamos cansados de conhecer, Os Miseráveis traz uma reflexão sobre os efeitos da ausência do Estado em todas as suas instâncias. O filme é uma história de opressão. Policiais oprimidos enxergam moradores de regiões periféricas como inimigos, que enxergam esses policiais como a causa de seus problemas. Infelizmente a única política pública que chega até eles. Todos travam uma guerra causada, primeiramente, por um Estado omisso e responsável pelos dois.
Poucas vezes os oprimidos conseguem observar que a linha tênue que os divide de seus opressores. Afinal, todos são oprimidos de alguma forma, seja o policial que apesar de ter nascido no mesmo bairro, se enxerga diferente das crianças que oprime, ou o francês branco classe média que acha que é superior a alguém. Todos vítima do mesmo sistema, corrompido em seu cerne.
É assim que se encerra Os Miseráveis. Num ato de resistência aos policiais, os adolescentes de Montfermeil se reúnem em um ataque surpresa capaz de eliminar a força opressora. O desfecho fica a cargo de nossa imaginação. Afinal, o que importa nesse filme é o peso do desenrolar dessa história. O final, seja qual for, é uma perda, para ambos os lados.
Enfim, se liga no trailer:
Ademais, leia mais:
Andréa Cursino e o Cinema para Sempre, uma aula sobre Crítica de Cinema
Nazismo e a Penumbra Estética | Roberto Alvim e Goebbels
Testemunha Invisível | CRÍTICA
Você pode gostar
Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Eliana Ribeiro e a evangelização através da música | Podcast
Chris Fuscaldo coordena curso sobre História da Música Brasileira. Saiba mais!
Festival Dosol online traz a música potiguar para quem quiser ouvir
Madame Brouette | O início de um sonho, deu tudo errado, no Senegal
2 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio
Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá
Publicado
20 horas atrásem
21 de março de 2023Por
Redação
A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.
A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.
Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:
No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.
Péricles
Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli
Por último, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação

Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Macaé ganha primeira loja da rede Bio Mundo
Cultura


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.


Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
O jornalista Alvaro Tallarico comanda a Madrugada Amiga Shalom na Rádio Catedral FM


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos
Crítica


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional


Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, 'Shazam 2' consegue manter seu brilho


Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Hoje é a noite da 95ª cerimônia do Oscar. Um dos prêmios mais famosos da indústria cinematográfica. Um dos favoritos...
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”


Páscoa | Conheça 4 livros para entender Jesus
Confira uma seleção de obras literárias para compreender a história de Cristo


Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Evento gratuito contará com rodas de conversa, oficina de fanzine e exposição de editoras, cartunistas e ilustradores
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis


Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Sala Cecília Meireles
Na apresentação de abertura, a OSB interpretará obras de Edino Krieger, Sergei Rachmaninoff e Ludwig van Beethoven sob a regência...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura6 dias atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia5 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
- Música5 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
Pingback: Oscar 2020 | As Adoráveis Mulheres de Greta Gerwig
Pingback: Veja como foi a exibição de 'Democracia em Vertigem' no Circo Voador