Tuesday, December 6, 2022

A Transformação | Conheça o primeiro single do novo álbum de Owerá

“A Transformação” é o primeiro single de Mbaraeté, segundo álbum de Owerá, que será lançado em agosto com o apoio da Natura Musical. A faixa do artista Guarani Mbyá traz participação de Txana Ibã e seus companheiros Samakey e Yube, três compositores da etnia Huni Kuin, que fazem parte do coletivo Balanço da Floresta. Ou seja, a música apresenta um grande encontro entre essas duas importantes culturas e fala sobre a força da transformação pelas medicinas da floresta, conhecidas pelos povos indígenas há milhares de anos.

Registrada na Aldeia Krukutu, em Parelheiros, região sul da cidade de São Paulo (SP), pelo técnico de som Jander Antunes, que também assina a mix, a faixa traz na produção musical a assinatura de Owerá, antes conhecido como Kunumi MC e a master é de Nikolas Gomes. Já o clipe tem direção de Diana Freixo e Owerá e mostra os bastidores da gravação da música.

“Foi muito importante fazer essa música, esse clipe, essa aliança com o Owerá. Poder soltar a voz para a humanidade através da música, da cultura… Esse trabalho está sendo transformador pra mim também. Somos porta-vozes da floresta do nosso povo. Essa é a cura kayawey, a transformação”, comenta Txana Ibã.

Owerá sempre foi um admirador do trabalho de Txana Ibã e quando pensou nas possíveis participações para o álbum, foi um dos primeiros nomes que lhe veio à cabeça. O único desafio era conseguir ir até a Aldeia Espelho da Vida, que fica em Tarauacá, no Acre, local onde Txana Ibã e seus companheiros vivem. Mas, como estão sempre viajando, os artistas conseguiram passar uns dias na Aldeia Krukutu para se encontrarem com Owerá.

Afinal, veja o clipe:

Ademais, leia mais:

Suraras do Tapajós | Grupo de mulheres indígenas lança álbum com vivências e musicalidade da floresta
Educom Guarani | Conheça as produções audiovisuais de uma comunidade indígena
Por fim, a Pedra Rara da Capa Comics

Aliás, saiba mais sobre a questão indígena:

2 Comments

Escreve o que achou!