Paint by Numbers | Técnica para quem quer pintar, mas acha que não consegue

Se viver é uma arte, é possível viver sem arte?

Para quem admira quadros e não possui nenhum dom artístico, tenho uma boa dica para conseguir pintar uma bela obra na sua primeira tentativa. Há uma técnica de pintura bem difundida chamada Paint by Numbers (pintar por números), ela permite que você recrie obras famosas seguindo apenas as orientações de cores e locais em uma base pre-desenhada. Há no mercado várias opções de kits com diferentes níveis de dificuldade e diferentes temas para agradar todos os gostos.

Não se trata de uma nova técnica de aprendizado, mas sim de uma experiência no mundo da pintura. Eu escolhi uma opção no Aliexpress com um desenho bem alegre a colorido.

Segue um pouco da minha experiência:

1. Adquiri um kit composto por uma tela já desenhada e numerada, pincéis e o conjunto de tinta.

paint by numbers

2. Recebi uma lona enrolada em bom estado. Apesar de já saber qual era o desenho final não achei tão fácil identificá-lo apenas observando os traços.

paint by numbers

3. O conjunto de tintas veio em 3 cartelas com “potinhos” de tinta plástica, cada cor com um número que correspondia às referências na tela. À primeira vista parecia bem aleatório, fiquei até com dúvida sobre ter recebido o kit de cor errado, mas deu certo!

paint by numbers

4. Recebi também 3 pincéis, um tradicional (com a ponta quadradinha) e outros 2 muito parecidos com a ponta bem fininha. Somente enquanto eu pintava eu entendi que um era muito mais preciso do que o outro e fui aprendendo a usar.

paint by numbers

5. A tela é bem intuitiva, por isso não precisa de instruções. Eu comecei pintando pelo centro do desenho, e fui pintando o número vizinho até chegar às bordas para não deixar espaços em branco. Outra opção é esgotar uma cor antes de iniciar a próxima ou até mesmo seguir conforme sua intuição, mas não tem regra. Se você fez de outra maneira, queremos ver suas dicas nos comentários!

6. Levei um pouco mais de um mês para concluir, não pintava todos os dias e nem durante muito tempo. Eis o resultado:

Pintora

Achei Paint by Numbers uma ótima oportunidade para ter um gostinho do mundo artístico, consegui pintar sem precisar investir tempo estudando técnicas e sem adquirir muitos materiais antes de definir se vou adotar a pintura como um novo hobby.

Como há alguns pontos delicados, é um ótimo exercício para praticar a Atenção Plena (Mindfulness) de uma maneira leve,  divertida e criativa. Inclusive é uma ótima opção para quem busca uma alternativa para as técnicas de meditação. Conforme você vai pintando você vai descobrindo o que a forma representa no desenho e isso te incentiva a continuar.

Com o material correto e MUITA paciência e concentração é possível até mesmo recriar obras clássicas como a Monalisa. Além de ser uma atividade prazerosa, o bom resultado permite até mesmo presentear amigos ou expor na sua casa sem passar vergonha.

Abaixo seguem algumas recomendações:

30 Masterpiece Paintings: A Paint-by-Number Book
Real Art!: The Paint by Number Book

Onde comprar o Kit: https://pt.aliexpress.com/item/1000006405887.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.1907b90abJBsSJ

Ademais, leia mais:
Leandro Assis, de “Confinada” e “Os Santos”, fala da alta sociedade baixa nas redes sociais
Além disso, confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
A Pedra Rara da Capa Comics

Escreve o que achou!