Hoje, 10 de janeiro, estreia a peça Palavras de Mulher. O espetáculo levará a plateia a revisitar as vidas e obras de quatro grandes personalidades femininas e icônicas da literatura brasileira. A jornalista, escritora, militante política e pesquisadora brasileira Eneida de Moraes será visitada pela atriz Izabella Bicalho. A escritora, psicanalista e jornalista e escritora brasileira, Carmen da Silva, uma das precursoras do feminismo no país, ficará a cargo de Stella Maria Rodrigues. Clarice Lispector, mais famosa escritora do Brasil, será interpretada por Laura Proença. Por fim, Hilda Hilst, poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira, será apresentada por Helga Nemetik.
Sob autoria da escritora, dramaturga e poeta Rachel Gutiérrez, a peça se passa em uma “biblioteca no Paraíso”. Lá, as escritoras conversam despreocupadamente, sobre suas vidas e obras, se propondo não apenas a difundir a literatura brasileira, como também promete estimular a leitura. Além disso, o espetáculo destaca, ainda, questões femininas presentes em nossa sociedade e que até hoje vêm sendo pauta de muitos debates.
Não apenas uma peça teatral
Além do espetáculo, às 20h, o projeto oferece, também, outras atividades.?Na sessão do dia 11, por exemplo, das 21h15 às 22h15, a autora Rachel Gutiérrez e o diretor artístico Sergio Fonta, mediarão a palestra com roda de conversa. “Grandes Mulheres em 4 Tempos” falará sobre o processo criativo que coloca no palco grandes nomes da literatura brasileira.
Já nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, das 9h às 13h, qualquer pessoa poderá participar das duas oficinas Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural. Elas serão na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, e a gestora cultural Patrícia Castro ficará a frente delas. A oficina trará conteúdo sobre gestão, produção e empreendedorismo cultural, apresentando temas não apenas como conceber, formatar, inscrever e captar recursos, mas também sobre a importância das políticas públicas culturais, dentre outros da área.
Importância da leitura
Palavras de Mulher é, inegavelmente, um convite à valorização da leitura. Segundo a autora, “a peça é uma homenagem a quatro grandes escritoras e um convite à leitura. Vamos encontrá-las no Paraíso, na Biblioteca das Bibliotecas, onde o néctar dos deuses tem um outro sabor”, comenta. Para o diretor Sergio Fonta, “dirigir Palavras de Mulher é uma oportunidade de mergulhar no universo de quatro escritoras de estirpe e que são, também, quatro poderosas mulheres, com muito a dizer até hoje. Para a plateia, será um momento de alta literatura no palco”.
Sergio Fonta é ator, diretor, dramaturgo e presidente da Academia Carioca de Letras. Já Patrícia Castro, diretora executiva do projeto, é gestora cultural, consultora na área de fomento à cultura e fundadora e diretora da Arte Cultura Gestão & Produção Cultural LTDA. Para Patrícia, representar Palavras de Mulher é um presente. “Esse trabalho vem ao encontro de minhas premissas, que são promover a difusão cultural, incentivar a leitura, colaborar com as políticas de formação, inclusivas e para as mulheres. No decorrer das cenas, será possível nos conectar com estas icônicas escritoras brasileiras”, finaliza.
Inclusão
A saber, o projeto conta com duas sessões inclusivas, com libras e audiodescrição ao vivo. A inclusão é primordial em todas as áreas culturais e é uma preocupação dos gestores do projeto.
Além disso, a trilha sonora tem assinatura de Rachel Gutiérrez, e inclui compositores como Chiquinha Gonzaga, Déodat de Séverac, Claude Debussy, Gustav Mahler e Olivier Messiaen. Cheia de versatilidade e talento, Rachel é tradutora, escritora, poeta e conferencista, tendo desenvolvido importantes trabalhos literários. Ela revela, inclusive, que seu sonho sempre foi transformar seus textos em peça de teatro, e se alegra em poder ver este roteiro nas quatro paredes de um teatro carioca.
Serviço
Local: Teatro Candido Mendes (Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema)
Sessões: de 10 a 21 de janeiro, quartas e quintas às 20h, sábados e domingos às 18h. A sessão do dia 21 será com audiodescrição.
Valor: R$ 35 (inteira) e R$17,50 (meia)
Venda de Ingressos: Ingressos adquiridos pelo site da Sympla.
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Inscrição para a oficina Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural será feita mediante formulário de inscrição.
Por fim, leia mais:
‘Por Elas – Um Musical sobre a força do canto feminino’ chega ao Teatro Clara Nunes
Nany People se apresenta no Rio de Janeiro em espetáculo único
Comédia ‘Sorria! Você está no além!’ está em cartaz na Gávea