Papo de Música | Fabiane Pereira celebra três anos do canal com Marisa Monte

Tendo a música como protagonista, o canal Papo de Música atravessa gerações da produção cultural brasileira e faz uma espécie de mapeamento artístico da cena atual. Em novembro, o canal idealizado pela jornalista e apresentadora Fabiane Pereira completa três anos, somando quase três milhões de plays. Totalmente independente, o canal desde o início leva pro Youtube entrevistas descontraídas e em tom intimista com artistas dos mais variados gêneros musicais.

Este ano, o canal produziu duas webséries temáticas (Pelas Quadras do Samba – com artistas do universo das escolas de samba do Rio de Janeiro -, e Ponte Aérea – com artistas de países lusófonos) e catorze entrevistas. Nomes como Marcelo D2, Paula Fernandes, Joelma, Samuel Rosa, Joyce, Guinga, Péricles, B.Negão, Vanessa da Mata, Mariene de Castro, Márcio Victor, Ivan Lins e Mônica Salmaso foram entrevistados pela Fabi nos últimos meses.

Encerrando a temporada 2021 e celebrando os três anos do canal, a jornalista convidou a cantora e compositora Marisa Monte que acaba de lançar o álbum ‘Portas’. A artista cuja voz é trilha sonora de toda uma geração falou sobre popularidade, “me dei conta de que eu era uma cantora popular desde antes de lançar meu primeiro disco, uma coisa um pouco atípica” e produção artística, “eu sempre fui muito interessada nos aspectos executivos da música”.

Marisa relembrou o início da sua carreira, “quando eu vim cantando rock e a chamada “MPB” ao mesmo tempo, as pessoas perceberam que aquilo não eram coisas indissociáveis, mas parte de um processo histórico” e reclamou do desserviço que a internet presta em relação a autoria das canções, “a maioria dos sites não dá crédito de autor, apenas aponta o intérprete”.

A jornalista admite já no primeiro minuto da entrevista que é uma grande fã da cantora e que um de seus grandes sonhos profissionais era entrevistá-la. Na sequência pede pra artista falar sobre a relação entre o lúdico e a materialização dos sonhos e Marisa dá uma resposta certeira, “se a gente pode pensar, a gente pode fazer o trânsito entre o ideal e o real”.

A conversa também aborda questões políticas, consciência racial, a imensa obra da artista e termina com Marisa dando uma “palinha” de Blanco, poema de Octávio Paz. A entrevista vai ao ar no Papo de Música, na próxima terça, dia 9 de novembro, ao meio dia.

Ademais, leia mais

Ju Trevisol volta aos palcos no musical “Cazas de Cazuza” e fala sobre o novo desafio

Crítica | ‘Eternos’ traz deuses com sentimentos humanos numa Marvel mais adulta

Dia Mundial do Veganismo | Nutricionista dá dicas de alimentos e 4 receitas de arroz

Escreve o que achou!