Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Crítica de Eternos
CinemaCríticaNotícias

Crítica | ‘Eternos’ traz deuses com sentimentos humanos numa Marvel mais adulta

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 30 de março de 2023
4 Min Leitura
Share
Filme foge da fórmula de sucesso da Marvel
SHARE

Vi “Eternos” (Eternals) na sessão de imprensa que aconteceu no UCI New York City Center, na impressionante tela do IMAX. O filme começa com ação e depois segue de uma forma que dá a entender que será mais do mesmo, ou seja, a já tradicional fórmula de entretenimento da Marvel.

Vamos com os Eternos em um primeiro ato longo cheio de explicações e apresentações com um andamento que até pode chatear alguns, mas que faz parte do estilo da diretora. Aliás, ouvi isso de alguns outros críticos. Que o filme seria chato. Não vi dessa forma. Após esse início que parecia eterno (perdão pelo trocadilho), as coisas vão ganhando novos tons e entendemos melhor a preparação inicial. Ao invés do universo multicolorido usual da Marvel, aqui os tons são mais cinzentos.

A princípio, outra coisa que me chamou bastante atenção foi como a partir de certo momento o filme faz um uso interessante da metalinguagem, brincando com o cinema e trazendo situações realmente engraçadas.

Melhor fotografia da Marvel

Há uma coleção de cenas lindas e, em matéria de fotografia, é o melhor e mais belo filme da Marvel Studios. A direção da vencedora de Oscar com “Nomadland”, Chloé Zhao, tem uma sensibilidade, em especial no aproveitamento desses cenários belíssimos. Raios de sol iluminam amores, e, quando a noite cai, a tragédia se impões nas sombras e silhuetas. A direção que acerta no uso dos cenários peca na maior parte inicial da película no direcionamento dos atores, contudo, aos poucos, toma um fluxo crescente. O elenco é ótimo com figuras tarimbadas como Angelina Jolie (bem) e Salma Hayek.

A história corre em paralelo ao Universo Marvel, ao mesmo tempo que faz parte, sem pertencer. Os Eternos são uma família de imortais que atravessam séculos e passam por alguns dos principais momentos da evolução do planeta Terra, supostamente sem poder interferir, a não ser que seja para derrotar os Deviantes, antagonistas da equipe, como demônios intergalácticos.

Eternos casos de família

Na verdade, “Eternos” é um drama familiar e essa é a graça do filme. Foge sim do padrão Marvel dos últimos anos. Além disso, entra em diversas questões de representatividade, desde etnicidades até homoafetividade. Phastos (o divertido Brian Tyree Henry) é o primeiro personagem abertamente homossexual do universo Marvel cinematográfico. Ainda por cima, Makkari, vivida pela carismática atriz surda Lauren Ridloff, é a primeira heroína surda do universo Marvel.

Há romance e o amor é um fio condutor, mas não o único, nem o principal. Os sentimentos humanos desses deuses imortais são o grande diferencial. Inveja, ciúme, falsidade, traição. O que me fez gostar dessa película foi essa coisa de começar de um jeito que me pareceu superficial, mas ir aprofundando. Apesar de ter sim boas sequências de ação e efeitos especiais que não decepcionam, os casos de família e as diferenças de personalidades e caminhos entre os membros da equipe que podem cativar os espectador.

Por fim, entre os críticos, enquanto uns amaram, outros odiaram. Chloé Zhao entra numa vibração contemplativa e dá um passo além na Marvel falando de mitologia, filosofia, humanidade e os ciclos eternos de vida, morte – e sentimentos.

Afinal, se liga no trailer:

Ademais, veja mais:

‘Viúva Negra’ e uma conversa sobre ética | Crítica

O Legado de Júpiter | Série da Netflix traz velhos novos super-heróis

Ghostbusters Mais Além | O retorno dos Caça-Fantasmas em grande estilo

Tags:critica eternoseternos é bomfilme eternosresenha eternos
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
2 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Juliana Linhares e Rodrigo Garcia No Raso da Catarina na Casa Sapucaia. Por Alvaro Tallarico.
CulturaMúsicaNotícias

“No Raso da Catarina” traz nordeste profundo com Juliana Linhares e Rodrigo Garcia

Alvaro Tallarico
8 Min Leitura
Sacolinha Divulgacao
CulturaEntrevistasLiteratura e HQNotícias

Sacolinha | Escritor leva literatura e paisagismo às periferias

Redação
6 Min Leitura
Monster Hunter Milla
CinemaNotícias

Monster Hunter | Veja nova cena para comemorar aniversário de Milla Jovovich

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?