Conecte-se conosco

Cultura

Parque de Esculturas no Jardim de Glaziou | Mais de 20 artistas participam da segunda edição da mostra

Publicado

em

Jardim Glaziou

A Casa de Petrópolis abre seus portões, entre os dias 30 de maio e 31 de julho, das 10h às 16h, para a segunda edição da exposição “Parque de Esculturas no Jardim de Glaziou”, uma mostra que conta com a participação de 26 artistas do Rio de Janeiro e de Petrópolis, na região serrana. Num dos jardins projetados pelo maior paisagista do período imperial, o francês Auguste François Marie Glaziou, os visitantes poderão contemplar esculturas contemporâneas em meio às mais variadas espécies de plantas e do lago que compõem a paisagem deste patrimônio histórico tombado, que também é conhecido como Mansão de Tavares da Guerra.

Sob curadoria de Marcelo Lago, o objetivo da exposição é proporcionar, de forma segura, uma experiência de intensidade plástica a céu aberto, numa atmosfera de cruzamentos espaço-temporais entre o Jardim Glaziou dos séculos XIX e XXI. A mostra, que teve sua primeira edição realizada no ano 2000 e que, neste ano, é viabilizada com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, é uma forma de celebrar a escultura como uma das manifestações artísticas mais cultuadas ao redor do mundo.

Percurso circular

“Para esta segunda edição, convidei artistas do Rio e de Petrópolis. A escolha partiu da premissa de conhecer, de perto, o processo criativo de todos, alguns com suas poéticas definidas e que já fazem parte da história das artes plásticas do Brasil, e outros mais jovens, mas com trabalhos potentes e significativos. O que une esses artistas não são só questões que envolvem historicamente as três dimensões, da ocupação do espaço às suas nuances de fatura e escala, mas as relações que seus trabalhos terão com o ambiente natural. Alguns usam a própria natureza como parte de suas esculturas, outros seus elementos, mas todos, com certeza, a levaram em conta no momento em que pensaram suas propostas, com todas suas possíveis dificuldades e potencialidades”, explica Marcelo.

O curador ainda ressalta que a exposição é composta tanto por obras que necessitam de ambientes mais fechados e intimistas quanto por outras que se adequam perfeitamente, por exemplo, à grande área aberta central em frente à Casa. E, assim, através de um percurso circular, que começa na entrada do jardim, de onde se tem uma visão geral de todo o arranjo principal, o visitante irá percorrer e descobrir os pequenos recantos do espaço, com esculturas dispostas em locais específicos, de acordo com as suas diferentes dimensões.

A Casa de Petrópolis é uma das maiores atrações turísticas da cidade, tendo sido inclusive cenário para gravações de filmes e novelas. Erguida em 1884, foi residência da família do financista José Tavares Guerra, que também idealizou o projeto do imóvel, construído pelo engenheiro alemão Karl Spangenberger. Há de destacar ainda que esta foi a primeira construção petropolitana a utilizar a luz elétrica e a ter banheiros dentro de casa. O jardim, do paisagista e botânico Auguste Franços Marie Glaziou, o mesmo projetista dos jardins da Quinta da Boa Vista, ainda conserva seus traçados originais.

Serviço:

Data: 30 de maio a 31 de julho (4ª feira a domingo)

Horários: 10h às 16h

Local: Casa de Petrópolis

Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Petrópolis / RJ

Entrada Gratuita

Facebook: https://www.facebook.com/parquedesculturas

Instagram: @parquedesculturas

Ademais, leia mais:

A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Aparecida do Brasil | O documentário que é reportagem sobre a imagem da santa

 

Cinema

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

“Dario Argento Pânico” abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro em São Paulo.

Publicado

em

DARIO ARGENTO PANICO.

Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico  celebra sua 15ª edição com uma programação que inclui 110 filmes de 20 países e dos quatro cantos do Brasil. Entre longas e curtas, o festival traz o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Além disso, um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

Sessão de abertura

sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme:

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessãoO novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenagem a Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Programação Gratuita

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play. Os espectadores terão do dia 01 até 11 de dezembro para assistir os filmes. O público poderá conferir, também, os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

Para quem quiser conferir a programação inteira do MIS e do Cine Bijou é só entrar no site do Cinefantasy.

Serviço

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Por fim, leia mais:

Martin Scorsese ganha Mostra no Estação

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Conheça os vencedores do Festival Bananeiras de Cinema 2023: ‘Fantasma Neon’ e ‘Capitão Astúcia’ se destacam

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências