Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Jardim Glaziou
Cultura

Parque de Esculturas no Jardim de Glaziou | Mais de 20 artistas participam da segunda edição da mostra

Por Alvaro Tallarico
Última Atualização 18 de março de 2023
5 Min Leitura
Share
foto: Mariana Rocha
SHARE

A Casa de Petrópolis abre seus portões, entre os dias 30 de maio e 31 de julho, das 10h às 16h, para a segunda edição da exposição “Parque de Esculturas no Jardim de Glaziou”, uma mostra que conta com a participação de 26 artistas do Rio de Janeiro e de Petrópolis, na região serrana. Num dos jardins projetados pelo maior paisagista do período imperial, o francês Auguste François Marie Glaziou, os visitantes poderão contemplar esculturas contemporâneas em meio às mais variadas espécies de plantas e do lago que compõem a paisagem deste patrimônio histórico tombado, que também é conhecido como Mansão de Tavares da Guerra.

Sob curadoria de Marcelo Lago, o objetivo da exposição é proporcionar, de forma segura, uma experiência de intensidade plástica a céu aberto, numa atmosfera de cruzamentos espaço-temporais entre o Jardim Glaziou dos séculos XIX e XXI. A mostra, que teve sua primeira edição realizada no ano 2000 e que, neste ano, é viabilizada com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, é uma forma de celebrar a escultura como uma das manifestações artísticas mais cultuadas ao redor do mundo.

Percurso circular

“Para esta segunda edição, convidei artistas do Rio e de Petrópolis. A escolha partiu da premissa de conhecer, de perto, o processo criativo de todos, alguns com suas poéticas definidas e que já fazem parte da história das artes plásticas do Brasil, e outros mais jovens, mas com trabalhos potentes e significativos. O que une esses artistas não são só questões que envolvem historicamente as três dimensões, da ocupação do espaço às suas nuances de fatura e escala, mas as relações que seus trabalhos terão com o ambiente natural. Alguns usam a própria natureza como parte de suas esculturas, outros seus elementos, mas todos, com certeza, a levaram em conta no momento em que pensaram suas propostas, com todas suas possíveis dificuldades e potencialidades”, explica Marcelo.

O curador ainda ressalta que a exposição é composta tanto por obras que necessitam de ambientes mais fechados e intimistas quanto por outras que se adequam perfeitamente, por exemplo, à grande área aberta central em frente à Casa. E, assim, através de um percurso circular, que começa na entrada do jardim, de onde se tem uma visão geral de todo o arranjo principal, o visitante irá percorrer e descobrir os pequenos recantos do espaço, com esculturas dispostas em locais específicos, de acordo com as suas diferentes dimensões.

A Casa de Petrópolis é uma das maiores atrações turísticas da cidade, tendo sido inclusive cenário para gravações de filmes e novelas. Erguida em 1884, foi residência da família do financista José Tavares Guerra, que também idealizou o projeto do imóvel, construído pelo engenheiro alemão Karl Spangenberger. Há de destacar ainda que esta foi a primeira construção petropolitana a utilizar a luz elétrica e a ter banheiros dentro de casa. O jardim, do paisagista e botânico Auguste Franços Marie Glaziou, o mesmo projetista dos jardins da Quinta da Boa Vista, ainda conserva seus traçados originais.

Serviço:

Data: 30 de maio a 31 de julho (4ª feira a domingo)

Horários: 10h às 16h

Local: Casa de Petrópolis

Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Petrópolis / RJ

Entrada Gratuita

Facebook: https://www.facebook.com/parquedesculturas

Instagram: @parquedesculturas

Ademais, leia mais:

A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Aparecida do Brasil | O documentário que é reportagem sobre a imagem da santa

 

Tags:exposições
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
PorAlvaro Tallarico
Me Siga!
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ com experiência em Jornalismo Esportivo. Autor dos livros "O que é Arte? Com a palavra, o artista", "A Paulistana de Ganesha", e outros.

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Consulado Japão Rio evento cultural, chá cultural Japão Brasil, Conexão Brasil Japão Rio, Mio Matsuda Rio, shakuhachi Brasil evento, cultura japonesa Rio de Janeiro, intercâmbio cultural Japão Brasil, eventos culturais gratuitos Rio, Instituto Cultural Brasil Japão, diplomacia cultural Japão Brasil
TurismoNotícias

Genius Lab: Encontro Brasil-Japão no Rio mostra mudança nas relações culturais globais

Genius Lab
3 Min Leitura
nova serie da marvel homem de ferro coração de ferro
CulturaSéries

Conheça a nova série da Marvel que pode estabelecer o futuro do MCU

Redação
3 Min Leitura
bleach e a-guerra-sangrenta-dos-mil-anos
Anime e MangásCulturaNotícias

Anime Bleach: Thousand-Year Blood War pode consertar erros do mangá; entenda

Redação
6 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?