Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Foto Paulina Chiziane (divulgação)
Literatura e HQNotícias

Paulina Chiziane | Primeira mulher de África a ganhar o Prêmio Camões

Por
Júlia Cunha
Última Atualização 20 de março de 2023
4 Min Leitura
Share
Foto Paulina Chiziane ganhadora do Prêmio Camões
SHARE

A escritora moçambicana Paulina Chiziane foi a primeira mulher de seu país e dos países lusófonos de África a ganhar o Prêmio Camões. A vencedora da edição de 2021 foi também a primeira de seu país, rico em prosa e poesia, a publicar um romance. Entenda o significado dessa premiação e conheça Chiziane.

Por que não conheço Paulina Chiziane?

Quando se fala em língua portuguesa, é muito comum que venha a nossa mente a dualidade Brasil e Portugal. Porém, o que poucos sabem é que a nossa língua é muito mais ampla e rica, pois ela é também o idioma oficial de alguns países do Continente Africano. Presente em Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, a língua portuguesa não é só falada, mas é também transformada em Literatura por sua gente.

Infelizmente, por diversos preconceitos existentes em nossa sociedade, o mercado editorial é muito fechado aos autores desses países africanos. Se alguns nomes como Mia Couto, Pepetela, Agualusa, Ondjaki conseguem quebrar barreiras e serem reconhecidos em nosso continente, muitos outros acabam tendo de enfrentar dificuldades ainda maiores e, pois isso, não conseguem chegar ou se estabelecer aqui da mesma maneira. Muito provavelmente por esse motivo você não conhecia Paulina Chiziane e não conheça muitos outros nomes de qualidade como o dela.

De fato, a realidade desse mercado já foi muito pior, mas é preciso que sempre nos lembremos dela, pois a nossa cultura perde muito com essas restrições aos autores africanos de expressão portuguesa.

Prêmio Camões de Literatura

O Prêmio Camões surgiu em 1988 e é o maior prêmio de Literatura de Língua Portuguesa. Ele tem como propósito consagrar autores lusófonos que, com base no conjunto de sua obra, tenham contribuído para o patrimônio cultural e literário da língua portuguesa.

Este ano com Chiziane, o prêmio já foi dedicado a 32 autores; em sua maioria portugueses e brasileiros – pois, ainda que muita coisa tenha mudado, o problema não é só o mercado. E é claro que seria leviano da nossa parte dizer que eles foram os únicos autores a enriquecerem nosso patrimônio, mas o fato de receberem essa premiação demonstra o poder expressivo de sua escrita.

Paulina Chiziane

A vencedora desse ano, Paulina Chiziane, é moçambicana nascida na vila Manjacaze em 1955. Cresceu pelos mais simples bairros de Maputo, capital de seu país. Ao longo dos seus 66 anos, lutou e ainda luta por seu povo e pelas mulheres de Moçambique, tanto na escrita, como na vida prática.

Chiziane publicou seu primeiro livro em 1990, “Balada de amor ao vento”. Assim seguiu na vida literária, publicando também os títulos “Ventos do apocalipse”, “O sétimo juramento”, “As andorinhas”, “Eu, mulher: por uma nova visão do mundo”, “Ngoma Yethu: o curandeiro e o Novo Testamento”. No Brasil, conseguimos encontrar seu livro de maior sucesso, “Niketche: uma história de poligamia”, pela Companhia das Letras, e “O alegre canto da aprendiz”, pela Dublinense.

Em síntese, leia Paulina Chiziane e lute pelo espeço dos autores africanos lusófonos em nosso país.

Fala de Paulina Chiziane sobre o prêmio, transmitida pela Euronews:

Créditos de imagem: divulgação

Ademais, veja mais:

Resenha | ‘Uagadu’, uma odisseia africana que emociona
Travessias de Amanaã | As jornadas de seis escritoras negras
Maria Pérola em entrevista exclusiva | ‘Trago na veia a música nordestina como forma de resistência’
Tags:literaturaliteratura por mulheresLiteraturas AfricanasPaulina ChizianePrêmio Camões
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Júlia Cunha's avatar
PorJúlia Cunha
Formada em Letras e estudante de Jornalismo Cultural. Apaixonada por samba, literatura, cultura popular e pelo tricolor das Laranjeiras.
5 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CinemaNotícias

Ghostbusters Mais Além – O ator Kurt Fuller pode estar na sequência

Rodrigo Adami
2 Min Leitura
novembro no ccbb. Na foto, cena da peça Azirai, a cor azul predomina e tem uma mulher de braços abertos no meio.
CulturaNotícias

Confira os destaques de novembro no CCBB RJ: Tesouros Ancestrais do Peru

Redação
8 Min Leitura
Paulo Vieira, Ary Fontoura e Deborah Secco serão os dubladores da animação O Lendário Cão Guerreiro
NotíciasCinemaCrítica

Crítica | ‘O Lendário Cão Guerreiro’ é um remake de clássico da comédia

Rodrigo Adami
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?