Praia do Sono é um paraíso no Estado do Rio de Janeiro | Cultura Caiçara

Chegar na Praia do Sono é querer deitar numa rede e curtir a máxima expressão daquele velho e conhecido pecado: a preguiça. Eita lugar bom para acampar!
A praia já tem esse nome por causa das montanhas que a cercam e fazem o sol nascer mais tarde e se pôr mais cedo.

Existem várias redes presas em árvores espalhadas, e, se você for seduzido por uma delas, corre o risco de deitar e ficar contemplando em um estado de ócio divino o vai e vem das ondas do mar.

 

As únicas maneiras de se chegar é por uma trilha que começa no Condomínio Laranjeiras que dura 1h30 ou pegar um barco dentro do mesmo condomínio. Uma viagem de cerca de dez minutos (entre 30 e 40 reais). Fomos de trilha 🙂

Outra alternativa é pegar o barco na praia do Meio, em Trindade (20 minutos).

dsc_0304

Para falar a verdade, a trilha é tranquila, aberta e fácil, uma caminhada com bastante sombra premiada por uma vista deslumbrante no final. Bem interessante, bonita e aprazível. Lá pro finzinho da praia tem um rio e a trilha para as praias de Antigos, Antiguinhos, Ponta Negra e outras (destaque para a Cachoeira do Saco Bravo, um poço em frente ao mar).

 

Uma das maiores graças da Praia do Sono é caminhar por uma trilha fácil de 15 minutos na maior paz e chegar na cachoeira Poço do Jacaré. Toma um banho de mar, depois um de cachu, depois um de mar, deita na rede; curte o céu estrelado de noite, e, muitas vezes, um som ao vivo. Ou uma fogueira e um lual. Essa é a vibe.

 

A Comunidade da praia do Sono conta com aproximadamente 46 famílias. Lá não tem luz elétrica, por isso, quando há sobra de peixe, muitos fazem o peixe seco (não precisa botar na geladeira). São limpos e pendurados em varais, por uns 3 dias. Também tem o café de cana, coando o pó do café com o suco da cana-de-açúcar. Ô, delícia! 😀

Em muitas casas, ainda tem cozinha com chão de terra e fogão à lenha, galinheiro, peça de madeira para moer cana e mandioca, tacho para cozinhar, entre outros. A cultura caiçara ainda tem sua força na Comunidade da Praia do Sono.

Vez ou outra tem um slackline por lá esperando uma brincadeira.

 

Como chegar:

De Paraty, você precisa pegar um ônibus para Trindade. Para quem vai de carro pode pegar a Rodovia Rio Santos (sentido Ubatuba), entrar na estrada de Trindade e seguir as placas que indicam para o condomínio Laranjeiras ou para a Praia do Sono (bem sinalizado e fácil de achar).

Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram