Primeiro encontro do Educa Week 2021 | Confira as temáticas discutidas

Hoje, 18 de outubro, foi o dia de abertura do Educa Week 2021. Para quem acompanhou o evento, a segunda-feira foi intensa, pois contou com sete painéis de discussões muito ricas. E, aqui, você vai conferir como ficar por dentro dos debates e o que nos espera amanhã.

Educa Week

Para aqueles que ainda não conhecem, o Educa Week é o maior evento de educação do Brasil. Este ano, ele chega a sua sexta edição, que tem como grande tema “O olhar inovador para as demandas educacionais”. Assim, a proposta do Educa Week 2021 é discutir aspectos que serão importantes para a sequência da educação, tendo em vista as necessidades do pós-pandemia.

O evento seguirá esta semana até o sábado 23 e as discussões, em todos esse dias, acontecerão das 9:30h às 21:30h. Ao fim da semana, teremos assistido a 36 painéis e aprendido com 150 especialistas. Os encontros são online e gratuitos e, para conhecer mais sobre o evento como um todo, basta clicar aqui.

Primeiro dia do Educa Week 2021

A abertura do evento foi voltada às experiências de escolas particulares. Foram sete painéis de discussões, que envolveram gestores e educadores dessas escolas, e o encerramento do dia contou a presença do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Confira como foi o dia:

  • Novas rotas pedagógicas;
  • Os reais desafios da educação infantil;
  • Anos iniciais e anos finais os desafios frentes a um estudante nativo digital;
  • Multilinguismo, bilinguismo e programas internacionais: caminhos para a cidadania global;
  • Novo Ensino Médio e os itinerários formativos: experiências e ajustes necessários para um renovado modelo educacional;
  • Novo Enem e o PISA no Brasil;
  • Educa Week by Nigth com Luiz Henrique Mandetta.

Os participantes desses painéis eram representantes de instituições e redes de ensino particulares, como Colégio Agostiniano Medel, Colégio Marista Arquediocesano, Colégio São Luís, Eleva Educação, Progresso Bilíngue Campinas, Poliedro Educação, Somos Educação, entre outras.

A partir das temáticas propostas, as discussões abordaram os desafios das novas tecnologias no contexto educacional, tanto a adaptação dos professores, como dos estudantes, mas também as possibilidades que elas nos dão. Bem como, as experiências envolvendo a Educação Infantil no contexto da pandemia que podem ser aproveitadas para os próximos anos, atentando a aproximação entre escolas e famílias. Ademais, as dificuldades de implementação de alguns pontos da BNCC nessa escola que já é nova comparada à escola pré-pandemia e as maneiras de fazer uso produtivo de tecnologias em sala de aula. Ainda, as diferentes formas de trabalhar com os itinerários formativos dentro do modelo do Novo Ensino Médio. Além das novidades para o Novo Enem e os resultados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), entre muitos outros pontos.

Já o último encontro da noite, que recebeu o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, debateu os desafios que deverão ser enfrentados pela educação nos próximos anos, considerando o aspecto político mais amplo.

Mais detalhes sobre o dia e o segundo encontro

As discussões foram bastantes produtivas e contaram com o compartilhamento de experiências pessoais dos participantes, que podem ser muito enriquecedoras para nossas práticas. Em alguns painéis, os professores espectadores tiveram suas perguntas respondidas e debatidas pelos integrantes da mesa, trazendo questões muito pertinentes.

Para quem perdeu a conversa de hoje, o Educa Week deixou uma playlist disponível com os painéis, que você pode aproveitar através deste link. Mas, para não perder o encontro de amanhã, já prepare a agenda, pois as discussões também serão voltadas ao ensino particular, então confira a programação:

  • 8:30h – Gestão Escolar e Tecnologia Educacional;
  • 9:30h – Fusões e aquisições de escolas: ganhos, perdas e os desafios;
  • 11:30h – Marketing educacional e o acirramento na atração e retenção de alunos.;
  • 14:30h – Universidades estrangeiras: encurtando caminhos e construindo diferenciais para instituições de ensino;
  • 16:30h – Transformação Digital: o que aprendemos com a pandemia?
  • 18:30h – Formação de professores e aprimoramento das equipes;
  • 20:30h – Educa Week by Night com senador Alessandro Vieira (RS).

Para se inscrever, basta acessar: https://educaweek.com.br.

Ademais, veja mais:

Educa Week | Venha conhecer o evento da educação
Sou um Rio | Outubro promete novo livro de Mauricio de Sousa
Ritmos do Coração | Evento promove encontro gratuito com a música instrumental

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: