Saturday, December 4, 2021

Ritmos do Coração | Evento promove encontro gratuito com a música instrumental

Tendo como objetivo proporcionar um encontro especial entre o público e a música instrumental, a segunda edição do evento “Ritmos do Coração” acontece no dia 19 de outubro às 20h através do canal do YouTube do Teatro Riachuelo. Pluriartística, a ação apresenta composições autorais de músicos brasileiros, como a inédita “Ubuntu”, do premiado pianista, compositor e arranjador Davi Sartori, e “Ritmos do Coração”, do carioca Gilson Peranzzetta, cujos videoclipes também serão lançados pelo evento.

Além disso, a programação contempla ainda a Mostra Ritmos, composta por vídeos musicais produzidos especialmente para crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico filantrópico do Brasil que é beneficiado pelo projeto.

A princípio, por ter a edição deste ano realizada no formato online, o espetáculo foi inteiramente pensado para o audiovisual. Por isso, além da música, interferências artísticas como a dança e as artes visuais integram a apresentação. Assim, números com os bailarinos Ane Adade e Hamilton Felix somam-se às intervenções feitas nos figurinos pelos renomados artistas visuais André Coelho e Sandra Hiromoto, que também criaram as ilustrações animadas que ajudam a compor o vídeo do espetáculo.

“As composições são obras musicais primorosas e nós queríamos que, junto com o prazer sonoro, o público também fosse presenteado com uma estética visual à altura”, explica Ana Rosa Genari Tezza, responsável pela direção do projeto com codireção de Eduardo Giacomini e direção musical de Sérgio Albach. Ainda de acordo com a diretora, a escolha por uma estreia virtual deu-se considerando a segurança dos envolvidos e no interesse em ampliar e potencializar o alcance das obras.

Giros

Aliás, para Belisario Franca, criador do videoclipe pela Giros Filmes, foi um grande prazer criar imagens para a música desenvolvida por Peranzzetta.

“Diante do convite que recebi, eu só poderia dizer sim. Admiro o trabalho da Ana e a maneira como ela pensa e explora novas possibilidades narrativas em seus trabalhos. E o Gilson é um clássico, um dos nomes mais importantes da música brasileira, a elegância em forma de composição. Buscamos captar essa fruição que existe na peça que ele executa no evento, interpretar e traduzir para o audiovisual”, revela.

A saber, o projeto “Ritmos do Coração” vem pela Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização da CGC-CSA e da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Patrocínio: Facchini, Sideral Linha Aéreas, DHL, Ciapetro, Expresso Azul, Disam, Fobras, Austral, ID Digital, Frameport, Oliveira Trust, Schattdecor, Alcast, Plast Pack, Bianchi, Delta Cable, Serdia. Instituição Beneficiada: Hospital Pequeno Príncipe (HPP).

SERVIÇO:

RITMOS DO CORAÇÃO

Quando: 19 de outubro

Horário: 20h

Onde: YouTube do Teatro Riachuelo – https://www.youtube.com/teatroriachuelorio

Acesso: Livre

PROGRAMAÇÃO:

Espetáculo Musical “Ritmos do Coração”

Exibição do clipe da música “Ritmos do Coração”, de Gilson de Gilson Peranzzetta

Exibição do clipe da música “Ubuntu”, de Davi Sartori

Todavia, leia mais:

Isto é um Negro | CRÍTICA
A menina Akili e seu tambor falante, o musical | Espetáculo estreia no Oi Futuro
Enfim, Marcélli Oliveira usa o teatro para ensinar | “A arte é tão essencial como a educação”

2 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: