Wednesday, September 22, 2021

Quo Vadis, Aida? | Filme polonês indicado ao Oscar chega às plataformas digitais

O drama de guerra “Quo Vadis, Aida?” está disponível para aluguel e compra nas plataformas Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes, Apple TV, Google Play e YouTube. O longa da Bósnia-Herzegovina conta uma história ficcional que se passa no Massacre de Srebrenica, em 1995, quando mais de 8 mil bósnios muçulmanos foram assassinados por tropas sérvias. Hoje, 25 anos depois, ainda existem 1.700 pessoas desaparecidas.

Com distribuição pela Synapse Distribution, a produção conta com o roteiro e direção assinados por Jasmila Žbanić (“Em Segredo”). “Quo Vadis, Aida?” teve indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional e ao British Academy Film Awards (BAFTA) em duas categorias: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Direção.

A diretora diz que a história de Srebrenica sempre a assombrou, pois ela sobreviveu à guerra na capital, Sarajevo, que também sofreu devastação no conflito. “Sempre achei que alguém deveria fazer um filme sobre o que aconteceu lá, mas nunca pensei que seria eu. Li tudo que pude sobre Srebrenica e só depois de dirigir quatro filmes é que me senti pronta para fazer este”.

Bósnia

Žbanić conta que apareceram muitos obstáculos no caminho, já que a Bósnia é um país que produz apenas um filme por ano. “Depois da guerra e da divisão interna da Bósnia, Srebrenica permaneceu na parte do país administrada pelos sérvios. Muitos políticos de direita, que ainda negam que o genocídio em Srebrenica aconteceu, seguem no governo”. A diretora e roteirista lembra que diversos bósnios ajudaram para que o filme saísse do papel, e nove países europeus assinaram a coprodução, que mesmo assim demorou anos para ser finalizada. “Fomos movidos pela necessidade de contar essa história, pois acreditamos que não é apenas uma história sobre a Bósnia ou os Bálcãs, mas sobre seres humanos, como nos comportamos com o outro quando somos libertados da moralidade, quando destruímos todas as formas humanas”, finaliza.

Por fim, veja o trailer:

Ademais, leia mais:
O Carteiro das Montanhas e o ciclo verde da vida
Tigertail e o choro contido | Crônica
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo

Por fim, assista ao curta-metragem “Na Beira”:

Escreve o que achou!