Thursday, December 2, 2021

Renata Oliveira lança documentário “Meu Santo Antônio: Fé e Devoção, em Nova Iguaçu”

A historiadora Renata Oliveira lança nesta sexta-feira, 9, o documentário “Meu Santo Antônio: Fé e Devoção em Nova Iguaçu”. O filme foi desenvolvido com base em outra grande pesquisa de Renata, que foi a sua tese de Doutorado chamada “Memórias da Devoção: um estudo de caso sobre a festa de Santo Antônio, em Duque de Caxias/RJ e em Lisboa – Portugal”, que traça aspectos comparativos entre as duas festas.

O evento será virtual e contará com a participação de confirmados Marcus Monteiro, Secretário de Cultura de Nova Iguaçu, e os historiadores, Antônio Lacerda e Daniel Nonato. Com a abertura do edital #RetomadaCulturalRJ promovido pela Secretaria de Estado e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, acabou surgindo a oportunidade de expandir essa pesquisa na Baixada Fluminense.

Renata conta um pouco da sua história com o santo casamenteiro: “É uma relação muito forte. Antônio está sempre na minha vida. Uma vez fiz a simpatia que coloca vários nomes numa bacia d’água e o nome que abriu foi Antônio. Eu ganhei uma vez um Santo Antônio de madeira, que você tirava o menino Jesus e só devolvia quando arranjasse a namorada, eu perdi o menino Jesus. Aí é uma história engraçada que eu sempre conto, né? Nunca vou me casar na vida porque eu perdi o menino Jesus. Uma vez eu até ganhei o menino Jesus por causa desta história, um amigo me deu” diz Renata.

Ademais, veja mais:

Eu e o Líder da Seita | Filme é seco, vingativo e passivo agressivo no É Tudo Verdade
Agora os netos vão sambar! | Produção que valoriza o samba e os mestres da cultura popular ganha clipe e documentário
Vitor Guima lança ‘Até Depois’, o single estará em ‘Canção Para Beatriz’

Escreve o que achou!