Conecte-se conosco

Literatura

Rio de Contos | Coletânea traz novos talentos do estado do Rio de Janeiro

Publicado

em

Rio de Contos

O livro Rio de Contos traz 25 talentos fluminenses e a produção das histórias focadas em vivências negras, LGBTQIA+ e femininas. É o resultado do prêmio literário de mesmo nome que apresenta o estado do Rio de Janeiro pela ótica da diversidade. A obra inédita conta com o endosso do professor Pasquale Cipro, um dos grandes mestres da língua portuguesa da atualidade.

Taís Victa, mulher surda oralizada, participante do mulherio das Letras Rio, coletivo literário que reúne mulheres escritoras e artistas; Sueka, pessoa trans não binária, mestranda em Saúde Pública e Luiz Henrique Romagnolli, jornalista com passagens por veículos do Grupo Globo, são alguns dos autores que assinam os textos desta coletânea de contos.

“Disse que não ia assinar sem saber o que era, disse desculpa, mas você entende, né. Sorri que sim com a cabeça, a senhora tá certa. Quarenta minutos plantado, fone enfiado na orelha, fingindo simpatia e paciência. E agora aqui, mofando pra atravessar, sem faixa, sem sinal, sem brecha. Mofando não, que ninguém mofa debaixo desse sol: derretendo.” (Rio de Contos, pg.199)

Amadurecimento

A saber, idealizado e dirigido pela escritora e produtora cultural Bárbara Cortese Caldas, o Prêmio Rio de Contos, realizado em parceria pela Mater Produções, FUNARJ e LER – Salão Carioca do Livro, tem em seu corpo de júri nomes como Eliana Alves Cruz, Marcelo Moutinho e do professor Leonardo Tonus da Sorbonne, em Paris.

Além disso, a premiação oferece um sólido processo de amadurecimento das histórias submetidas para avaliação. Formações de escrita criativa, literatura, entre outras, foram realizadas gratuitamente para os selecionados, além de mentorias individuais.

Afinal, os contos reunidos neste lançamento apresentam histórias de escritores de todo o Estado – interior, Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo e de todos os cantos da capital -, e funcionam como instrumento de amplificação das vozes fluminenses que nem sempre encontram espaços acolhedores e tolerantes para expressão.

Ademais, leia mais:
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro de autor carioca viaja pela fé
Confira 6 dicas de livros de poesias de novos autores
The Midnight Gospel | Afinal, série mostra armadilha existencial da alma

Ficha técnica

Título: Rio de Contos
Organizadora: Bárbara Cortese Caldas
Editora: Mater
ISBN: 978-65-99419-1-7
Tamanho: 15 x 22 cm
Páginas: 208
Preço: R$ 55,00
Onde encontrar: Mater Produções (livro físico em pré-venda) e Amazon (versão digital).

Autores do livro

Aglaée Carvalho, Antonio de Medeiros, Camila de Araujo, Daiana de Souza, Dênis Rubra, Felipe Loureiro, Fernanda Bittencourt, Fernando Naxcimento, Gustavo Cunha, Henrique Bulhões, Jânderson Albino Coswosk, João Ricardo Campos, Kíssila Muzy, Luiz Henrique Romagnolli, Matheus Opitz, Máximo Lustosa, Rafael Amorim, Rafael Simeão, Raysa Blyth, Ricardo Gualda, Sueka, Taís Victa, Teresa Garbayo, Thais Carvalho Azevedo eThiago Emanuel.

Eventos

Capitu Café apresenta sarau de escrita que dialoga com Clarice Lispector

O Sarau Mulher: Corpo, Fala e Escrita terá presença de nove escritoras contemporâneas.

Publicado

em

sarau

O Sarau Mulher: Corpo, Fala e Escrita será realizado no próximo dia 10 (quarta-feira), no Capitu Café.  O evento contará com a presença de nove escritoras que, através de suas obras, levarão os presentes a um lugar de fala, escrita de si e do mundo, através de prosa, poesia, conto ou romance. Além disso, apresentará vozes literárias únicas e pessoais, que convergem na mesma dor: o desafio de falar com mulheres, sobre mulheres, e alcançar reconhecimento do público leitor.

Em suas escritas, cada uma das autoras dialoga com a visão real e humana de Clarice Lispector, uma das mais importantes autoras do século XX. Contudo, apesar de o tema do sarau ser Clarice, outro grande escritor brasileiro não tem como não ser lembrado, visto que o Capitu Café se localiza em um ponto emblemático da cidade do Rio de Janeiro. O prédio onde fica a cafeteria já foi lar de Machado de Assis.

Autoras e Obras

Carla Moura –  A revolução do autoamor: Como superar qualquer desafio, aprendendo a se amar e conquistando o poder da autoconfiança.

Cibele LaurentinoEu, inútil

Georgia Annes  – Onde minha poesia te abraça

Ladyce WestÀ meia voz

Marcelle Azeredo  – Morrer de sede em pleno mar

Marta VellosoEntre sedas e algodão

Milena Maria TestaSob a pele de Maria

Tais Victa – Conto “Para os dias em que estamos à mesa como GH”

O evento ainda contará com a presença da escritora Mariangela Bazbuz, que está no processo de escrita de seu primeiro livro.

Serviço

Sarau.
Imagem: Divulgação.

Sarau Mulher: Corpo, fala e escrita

Data: 10 de abril (quarta-feira), às 18h

Local: Capitu Café

Endereço: R. Cosme Velho, 174 – Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ

Entrada Gratuita.

POR FIM, LEIA MAIS:

Crítica | ‘O livro dos prazeres’ é adaptação sensível e certeira de Clarice Lispector

‘Sra. Capa’, livro de Fabiana C.O., retrata sobrecarga feminina

Clésia Zapelini ressignifica perda do filho em livro

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading