Literatura
Rio de Contos | Coletânea traz novos talentos do estado do Rio de Janeiro
Publicado
1 ano atrásem
Por
Redação
O livro Rio de Contos traz 25 talentos fluminenses e a produção das histórias focadas em vivências negras, LGBTQIA+ e femininas. É o resultado do prêmio literário de mesmo nome que apresenta o estado do Rio de Janeiro pela ótica da diversidade. A obra inédita conta com o endosso do professor Pasquale Cipro, um dos grandes mestres da língua portuguesa da atualidade.
Taís Victa, mulher surda oralizada, participante do mulherio das Letras Rio, coletivo literário que reúne mulheres escritoras e artistas; Sueka, pessoa trans não binária, mestranda em Saúde Pública e Luiz Henrique Romagnolli, jornalista com passagens por veículos do Grupo Globo, são alguns dos autores que assinam os textos desta coletânea de contos.
“Disse que não ia assinar sem saber o que era, disse desculpa, mas você entende, né. Sorri que sim com a cabeça, a senhora tá certa. Quarenta minutos plantado, fone enfiado na orelha, fingindo simpatia e paciência. E agora aqui, mofando pra atravessar, sem faixa, sem sinal, sem brecha. Mofando não, que ninguém mofa debaixo desse sol: derretendo.” (Rio de Contos, pg.199)
Amadurecimento
A saber, idealizado e dirigido pela escritora e produtora cultural Bárbara Cortese Caldas, o Prêmio Rio de Contos, realizado em parceria pela Mater Produções, FUNARJ e LER – Salão Carioca do Livro, tem em seu corpo de júri nomes como Eliana Alves Cruz, Marcelo Moutinho e do professor Leonardo Tonus da Sorbonne, em Paris.
Além disso, a premiação oferece um sólido processo de amadurecimento das histórias submetidas para avaliação. Formações de escrita criativa, literatura, entre outras, foram realizadas gratuitamente para os selecionados, além de mentorias individuais.
Afinal, os contos reunidos neste lançamento apresentam histórias de escritores de todo o Estado – interior, Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo e de todos os cantos da capital -, e funcionam como instrumento de amplificação das vozes fluminenses que nem sempre encontram espaços acolhedores e tolerantes para expressão.
Ademais, leia mais:
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro de autor carioca viaja pela fé
Confira 6 dicas de livros de poesias de novos autores
The Midnight Gospel | Afinal, série mostra armadilha existencial da alma
Ficha técnica
Título: Rio de Contos
Organizadora: Bárbara Cortese Caldas
Editora: Mater
ISBN: 978-65-99419-1-7
Tamanho: 15 x 22 cm
Páginas: 208
Preço: R$ 55,00
Onde encontrar: Mater Produções (livro físico em pré-venda) e Amazon (versão digital).
Autores do livro
Aglaée Carvalho, Antonio de Medeiros, Camila de Araujo, Daiana de Souza, Dênis Rubra, Felipe Loureiro, Fernanda Bittencourt, Fernando Naxcimento, Gustavo Cunha, Henrique Bulhões, Jânderson Albino Coswosk, João Ricardo Campos, Kíssila Muzy, Luiz Henrique Romagnolli, Matheus Opitz, Máximo Lustosa, Rafael Amorim, Rafael Simeão, Raysa Blyth, Ricardo Gualda, Sueka, Taís Victa, Teresa Garbayo, Thais Carvalho Azevedo eThiago Emanuel.
Literatura
Confira a resenha do livro ‘Eu Protesto’, por Paty Lopes
Obra traz olhares significativos
Publicado
6 dias atrásem
26 de setembro de 2023Por
paty2606
Eu protesto! E sempre vamos protestar!
“Mas Paty, já incluímos política na leitura infantil?” Sim! Seus filhos já protestam ao nascer, ao sair do útero quentinho e confortável por onde esteve 9 meses. Depois protesta pelo peito, pela fralda que deve ser trocada e consequentemente com o passar do tempo para não usar fralda. Logo, escolhem as roupas e protestam quando querem usar uma roupa que não interessa!
Protestam por espaços e devem entender que a escola, por exemplo, é um direito adquirido e deve-se ocupar e protestar o quanto for necessário por ela.
A democracia, o que deve ser ensinada desde sempre, é pertinente no livro, imprimir opiniões é um direito de TODOS, seja na rua ou em casa, principalmente em casa onde tudo começa. Onde as escutas são sagradas para os pais notarem comportamentos a serem corrigidos ou incentivados.
E protestamos para salvar florestas, espaços públicos, os teatros, museus, tudo que constrói uma sociedade mais sã, para isso que existe o protesto.
O livro amplia a ideia de vivermos com objetivos em comum, isso também é importante, não vivemos sozinhos, aprender a viver em sociedade tem grande importância.
Não vejo o livro “Eu Protesto” como uma leitura com vertente para direita ou para esquerda, aliás isso não chega a narrativa, mas as cores são voltadas para o vermelho, que nos levando ao partido dos trabalhadores, não serei leviana com os meus leitores.
A ilustração é mais madura, não vejo como um livro para crianças em aprendizado, elas não irão se conectar com facilidade, são ilustrações menos coloridas. Geralmente as cores chamam mais atenção do pequeno.
O livro tem um propósito que é politizar os pequenos, então o conteúdo dele aposta nas narrativas, desde a menor idade, ao começar com a figura de um carrinho de bebê.
Acho pertinente o livro, desde que saibamos se é indicado a idade e aceitação da criança. Penso que não temos como limitar cada pequeno. Um dia vi uma criança autista desenhando com as duas mãos, logo entendo que a capacidade intelectual e seja qualquer outra, independe.
O que acho bem interessante é o encontro de dois professores de estados diferentes e gêneros diferentes, escreverem um livro, isso contribui com olhares significativos, mais um motivo para inserirmos a leitura nas escolas também!
A história
Este livro nasceu do encontro da escritora Laura Erber com as ilustrações dos cartazes da Greve dos Professores de 2017, realizados pelo artista Frederico Ravioli. Naquele momento, Ravioli, envolvido com a luta dos professores em defesa da convenção coletiva das escolas particulares e contra a reforma trabalhista, que o então recém-empossado presidente Michel Temer havia proposto, produzia as imagens de divulgação dos protestos com desenhos feitos a mão, de maneira simples, direta e abrangente, para que todas as pessoas, de diferentes idades e contextos sociais, compreendessem rapidamente as mensagens deles. Assim, Laura entrou em contato com Frederico e propôs a realização de um livro para crianças e adolescentes que teria a característica de pensar imagens e textos relativos às diferentes formas de protesto que exercemos ao longo da vida e enquanto sociedade.
Nasceu, então, “Eu Protesto!”, apresentado pela primeira vez para a GLAC em julho de 2020.
Autores
Laura Erber é escritora, artista visual e professora. Sua prática artística se caracteriza pelo constante trânsito entre linguagens. Recebeu bolsas do Le Fresnoy (França) e Akademie Schloss Solitude (Alemanha). Em 2015, com o crítico Karl Erik Schøllhammer fundou a editora digital Zazie Edições, voltada para ensaios sobre arte, teoria e crítica. Vem publicando livros infantis e de crítica de arte e atualmente é Professora Visitante de Estudos Brasileiros da Kbenhavns Universitet – Institut for Engelsk, Germansk og Romansk.
Frederico Ravioli é artista visual e professor. Formado em bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela UNESP, trabalha com infláveis de lona plástica, pintura, escultura e performance, muitas vezes levando suas produções para o interior de manifestações e protestos. É cooperado da Arco Escola Cooperativa, onde leciona desde 2019.
Editora
GLAC é uma palavra aglutinante, uma palavra que entala na boca do estômago. É uma onomatopeia, é o som de uma gosma, de uma meleca em colisão com uma superfície lisa. Por isso suas letras se apresentam assim grudadas, inseparáveis. É uma palavra-tiro que emperra, que explode em si mesma. E é essa a radicalidade que queremos incrustar em quem nos lê.
A GLAC edições surgiu de modo experimental, em 2016, por meio da publicação “Em vista de uma prática ready-made”, uma coletânea de textos da coletiva de arte francesa Claire Fontaine; e pela organização do primeiro seminário do programa de debates “Cidadãos, Voltem pra Casa!”, que teve lugar na Oficina Cultural Oswald Andrade.
Este é o primeiro livro infantil da editora, que inicia o esforço de apontar o horizonte da autodeterminação às crianças, para que elas possam se realizar como sujeitos ativos criticamente na sociedade.
FICHA TÉCNICA
Título: Eu protesto!
Autorias: Laura Erber & Frederico Ravioli
Ilustrações: Frederico Ravioli
Edição: Leonardo Araujo Beserra
Projeto gráfico: Laura Erber
Diagramação: Leonardo Araujo Beserra
Revisão: Paloma Durante
Série: Criança Autônoma
Ano: junho de 2023
Páginas: 24
Tipo: canoa/grampo
Formato: 19 X 22 cm
Peso: 200g
ISBN: 978-65-86598-21-6
SKU: 9786586598216
Compre aqui: Amazon
Ademais, leia:
Preto de Azul | Samba jazz que une Brasil e Cabo Verde está nas plataformas digitais

HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela

Aquarius revela os lançamentos de Outubro da plataforma

‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential

Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023
Cultura


HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela
HBO MAX divulga primeira imagem de Camila Pitanga como protagonista da primeira novela da plataforma.


Aquarius revela os lançamentos de Outubro da plataforma
A Aquarius é a mais nova plataforma de streaming do Brasil. É a primeira plataforma de streaming brasileira dedicada exclusivamente...


‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential
“O Admirável Sertão de Zé Ramalho” é um bom musical que oferece uma bela parcela de diversão e, ao mesmo...


CCBB comemora 34 anos em outubro com programação diversa
O CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, comemora 34 anos com programação diversa para todas as idades. Venha conferir!
Crítica


Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil
A série Notícias Populares estreia essa sexta-feira, 29 de setembro, no Canal Brasil. Ela mostra o dia a dia da...


‘Jogos Mortais X’ aprofunda em John Kramer
Prepare-se para mergulhar novamente no macabro universo dos “Jogos Mortais” com a estreia do tão aguardado décimo filme da franquia...


‘David Contra os Bancos’ é mensagem divertida contra a ganância
Divertido, simples e funcional


Crítica | ‘Resistência’ é ficção importante para o mundo real
John David Washington convence como herói do futuro
Séries


DNA do Crime, conheça a primeira série brasileira de ação policial da Netflix
Teaser mostra o tom da história - e promete


Crítica | One Piece, a série, primeira temporada na Netflix
Fidelidade e diversão


HBO Max anuncia ‘Como Água para Chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel
Estrelada por Irene Azuela, Azul Guaita, Ari Brickman e Ana Valeria Becerril, a produção iniciou as filmagens nesta semana, no...


Série ‘One Piece’ é renovada na Netflix, saiba mais
Criador confirma a boa notícia
Literatura


Confira a resenha do livro ‘Eu Protesto’, por Paty Lopes
Obra traz olhares significativos


Tonico Pereira discute etarismo e representatividade de idosos
No dia 26 de setembro, terça-feira, o ator Tonico Pereira participará de uma conversa sobre o etarismo e a representação...


Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes
“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em...


Aonde Mora a Vovó?, por Paty Lopes
Um bom livro infantil
Música


Hélder Viana lança o single ‘Você me Ama’ com participação de Flávio Venturini
O cantor, compositor e violonista mineiro Hélder Viana está com trabalho novo. “Você me Ama” é uma canção de amor...


‘NSYNC lança música após 20 anos
"Better Place" está na trilha sonora de "Trolls 3 - Juntos novamente".


The Wailers fazem turnê no Brasil em novembro
No próximo mês de novembro, a banda de reggae, The Wailers, retornará ao Brasil. Dessa vez, traz Mitchell Brunings, reconhecido...


Jards Macalé apresenta ‘Coração Bifurcado’ no Circo Voador
Show acontece no dia 29 de setembro
Tendências
- Cinema2 meses atrás
São Miguel Arcanjo, o Anjo Maior | Crítica
- Literatura2 meses atrás
O Mapa da Poesia – Óbidos: Livro viaja pela pitoresca cidade portuguesa
- Crítica2 meses atrás
Essência feminina conduz novo álbum de IZA: AFRODHIT | Crítica
- Cinema2 meses atrás
‘Totally Killer’, mescla de slasher com comédia, chega na Prime Video em outubro
- Literatura2 meses atrás
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
- Cinema2 meses atrás
Animação ‘A Fada do Dente’ ganha data de estreia e trailer oficial
- Crítica1 mês atrás
‘O Homem que Engoliu um Chip’ oferece uma abordagem teatral envolvente
- Crítica3 semanas atrás
‘Cordel Camará’ é um show de referências, por Paty Lopes
Pingback: Diretor de '21, mão na cabeça', Milton Alencar Júnior, fala do processo de gravação
Pingback: Edna | Conheça o premiado documentário do cineasta Eryk Rocha pela Transbrasiliana, na Amazônia
Pingback: Um Pequeno Grande Plano | Filme de Louis Garrel mostra ativismo ecológico das novas gerações
Pingback: JP Move Repertório leva três espetáculos a diversos espaços do Rio de Janeiro