A Pupunha Assada com Pesto de Manjericão faz parte do novo cardápio da Pousada do Sandi em Paraty. A princípio, os proprietários convidaram a chef paulistana Natália Luglio, jovem cozinheira especializada em gastronomia sustentável, com foco em ingredientes locais da biodiversidade brasileira e defensora de uma dieta à base de vegetais. O menu plant based é uma das muitas novidades que marcam os 30 anos da Pousada do Sandi, que passou por uma repaginada completa em 2020.
Afinal, aprenda como fazer:
Ingredientes:
1 tolete de palmito (do tamanho da porção)
Papel alumínio
Modo de preparo:
Enrole no papel alumínio e asse em forno pré-aquecido a 200ºC por 40 minutos.
Corte ao meio na hora de servir, passe um pouco de azeite e salpique o interior do tolete. Coloque no forno a 220ºC até dourar.
Finalize com o pesto de manjericão e sirva.
PESTO
Ingredientes:
80g manjericão lavado
2g alho cru descascado
40g castanha do Pará
120ml de azeite
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso.
Por fim, aprecie sua Pupunha Assada com Pesto de Manjericão
Sobre a Pousada do Sandi
O casarão do século XVIII que abriga a Pousada do Sandi já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e também pela cidade que ela amava.
Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.
A Pousada do Sandi já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. A Pousada do Sandi logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.