Wednesday, December 7, 2022

Sidney Santiago Kuanza fala de seu papel em ‘Lima Barreto, ao Terceiro Dia’

Chega aos cinemas nessa quinta-feira, 29 de setembro, o longa ‘Lima Barreto, ao Terceiro Dia’, que aborda os três dias da última internação do escritor e jornalista carioca em um manicômio. Influenciado por suas obras originais e criativas, o filme traz Barreto interpretado pelos atores Luís Miranda e Sidney Santiago Kuanza, em diferentes épocas.

“Divido o papel com o grande Luís Miranda. Ele faz essa versão de Lima no momento em que está internado devido a problemas como depressão e alcoolismo, eu faço o escritor enquanto jovem, que vêm a ele em forma de delírio”, explica Sidney.

No enredo, o jornalista relembra sua vida como jovem autor enquanto escrevia sua maior obra, “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, e fantasia sobre suas criações e seu passado. Personagens clássicos de seus contos ganham vida em seus delírios finais.

Ademais, ouça o podcast abaixo, e siga lendo:

Sonho

“Esse filme é um sonho, individual e coletivo. Há décadas nós, enquanto população negra brasileira, gostaríamos de ter uma produção que trouxesse a trajetória desse que foi um dos maiores pensadores negros da nossa história”, conta Sidney Santiago Kuanza.

Lima Barreto ficou famoso por sua “escrita militante”, na qual fazia duras críticas a primeira república, onde refletia sobre os problemas da sociedade de forma bem-humorada, por meio de contos e crônicas.

“Deixou um legado imenso sobre lutar pelo Brasil. É um homem que nunca se acovardou, pelo contrário, sempre ergueu a voz diante de injustiças, falando sobre o crime que foi a escravidão. Seus pensamentos de 100 anos atrás se mantêm cada vez mais atuais”, ressalta ainda o ator.

Enfim, a direção do longa é de Luiz Antonio Pilar, que compartilha o roteiro com Luis Alberto de Abreu. Ainda por cima, o elenco traz Orã Figueiredo (Policarpo Quaresma), Maurício Tizumba (Felizardo), Gisele Fróes (Adelaide), Maria Clara Vicente (Ismênia) e Camilo Bevilacqua (General Albernaz).

Escreve o que achou!