Conecte-se conosco

Cultura

Gratuito | Soul Pixta traz Negra Jaque e a cultura Hip Hop

Publicado

em

Soul Pixta no Rio de Janeiro com Negra Jaque

A Ilha do Governador recebe na noite dessa quinta-feira (12/12), no Aterro do Cocotá, a resistência da cultura de rua alternativa e o Hip Hop com o evento gratuito Soul Pixta. Serão apresentados shows dos artistas FlowShun, Marcelinho, Faixa de Gaza, Quase Nada Gang, Black Owl Records.

Além disso, uma das principais atrações será a Negra Jaque, diretamente de Porto Alegre (RS). A rapper tem como proposta uma mistura de batidas e canções que fortalecem a identidade cultural negra. Seu último álbum é o Diário de Obá.

Obá Siré!

Orixá guerreira, Obá é filha de Oxalá e Iemanjá, sendo considerada a senhora das águas doces revoltas. A saber, é conhecida por sua grande força, e por ser a rainha do rio Níger, o principal da África Ocidental. Além disso, é o terceiro rio mais longo de toda a África. Sempre com espada e escudo nas mãos, Obá se mantém pronta para lutar por seus valores e defender o que acha certo. Ela tem extrema ligação com o feminino. É por essa Orixá que muitas mulheres procuram quando precisam de força e proteção. Inclusive, Obá é conhecida por ser uma mãe que compreende as dores de suas filhas.

Com essa inspiração, Negra Jaque utiliza ritmos ancestrais e a energia da espiritualidade junto com o hip hop. Ela começou sua carreira em 2007 com o grupo Pesadelo do Sistema. Aos poucos, foi ganhando destaque na cena e está frequentemente movimentando eventos com essa pegada em Porto Alegre. Em 2013, quando iniciou sua carreira solo, foi a primeira mulher a vencer a Batalha do Mercado, evento tradicional da região metropolitana de Porto Alegre. Aliás, foi graças a esse prêmio que Jaque conseguiu gravar seu primeiro EP, “Sou”.

Enfim, no último Soul Pixta de 2019, os Mestres de Cerimônia serão Hélio Crunk e Da Flor. Além disso, conta com a presença dos DJs Barba, Haole e Mixtério. Os organizadores do evento pedem que levem positividade, respeito ao próximo e manutenção da limpeza. Ademais, informam que não será tolerado nenhum tipo de racismo, misoginia, homofobia ou transfobia.

Serviço:

Data: 12/12

Horário: 21:00 até 03:00

Local: Praia de Cocotá, 21910-310, Rio de Janeiro

Veja essas agora 🙂

Fórum Africanidades: Interseccionalidade – debate sobre racismo no Instituto Moreira Salles
João Raphael fala sobre consciência negra, sociologia, educação e arte
Conheça o bloco só de negros: Malunguetú – Dandara Abreu

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências