Saturday, September 19, 2020

Gratuito | Soul Pixta traz Negra Jaque e a cultura Hip Hop

A Ilha do Governador recebe na noite dessa quinta-feira (12/12), no Aterro do Cocotá, a resistência da cultura de rua alternativa e o Hip Hop com o evento gratuito Soul Pixta. Serão apresentados shows dos artistas FlowShun, Marcelinho, Faixa de Gaza, Quase Nada Gang, Black Owl Records.

Além disso, uma das principais atrações será a Negra Jaque, diretamente de Porto Alegre (RS). A rapper tem como proposta uma mistura de batidas e canções que fortalecem a identidade cultural negra. Seu último álbum é o Diário de Obá.

Obá Siré!

Orixá guerreira, Obá é filha de Oxalá e Iemanjá, sendo considerada a senhora das águas doces revoltas. A saber, é conhecida por sua grande força, e por ser a rainha do rio Níger, o principal da África Ocidental. Além disso, é o terceiro rio mais longo de toda a África. Sempre com espada e escudo nas mãos, Obá se mantém pronta para lutar por seus valores e defender o que acha certo. Ela tem extrema ligação com o feminino. É por essa Orixá que muitas mulheres procuram quando precisam de força e proteção. Inclusive, Obá é conhecida por ser uma mãe que compreende as dores de suas filhas.

Com essa inspiração, Negra Jaque utiliza ritmos ancestrais e a energia da espiritualidade junto com o hip hop. Ela começou sua carreira em 2007 com o grupo Pesadelo do Sistema. Aos poucos, foi ganhando destaque na cena e está frequentemente movimentando eventos com essa pegada em Porto Alegre. Em 2013, quando iniciou sua carreira solo, foi a primeira mulher a vencer a Batalha do Mercado, evento tradicional da região metropolitana de Porto Alegre. Aliás, foi graças a esse prêmio que Jaque conseguiu gravar seu primeiro EP, “Sou”.

Enfim, no último Soul Pixta de 2019, os Mestres de Cerimônia serão Hélio Crunk e Da Flor. Além disso, conta com a presença dos DJs Barba, Haole e Mixtério. Os organizadores do evento pedem que levem positividade, respeito ao próximo e manutenção da limpeza. Ademais, informam que não será tolerado nenhum tipo de racismo, misoginia, homofobia ou transfobia.

Serviço:

Data: 12/12

Horário: 21:00 até 03:00

Local: Praia de Cocotá, 21910-310, Rio de Janeiro

Veja essas agora 🙂

Fórum Africanidades: Interseccionalidade – debate sobre racismo no Instituto Moreira Salles
João Raphael fala sobre consciência negra, sociologia, educação e arte
Conheça o bloco só de negros: Malunguetú – Dandara Abreu

 

Escreve o que achou!