Conecte-se conosco

Cultura

Sucesso de público e crítica, peça ‘Pedro I’ volta ao cartaz

Publicado

em

Foto de Patrick Gomez

Com elogios de público e críticos, o monólogo “Pedro I” volta ao cartaz, nesta sexta-feira (04/11), na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Com direção de Daniel Herz, a peça questiona valores e atitudes de um dos grandes nomes da história do Brasil.

Criada na sala de ensaio, a dramaturgia busca repensar a história do país ao revisitar os acontecimentos que construíram a sociedade brasileira. Com texto de Daniel Herz, João Campany e Roberta Brisson, ‘Pedro I’ mistura elementos históricos e fictícios para lançar ao público a pergunta: o legado do Primeiro Império é realmente positivo?

O papel do ator

“A liberdade é diferente de independência. Dom Pedro proclamou a independência de um país em relação a outro, que o colonizava. Mas será que, com isso, ele realmente garantiu a liberdade das várias etnias que povoam o Brasil?”

O ator João Campany dá vida a dois personagens: o primeiro imperador do país e um ator dos tempos atuais, que iniciam um embate de ideias, fazendo o público repensar os atos que moldaram a sociedade brasileira. Campany trabalha o conflito e o contraste entre um artista do século 21 e o Chefe de Estado do século 19 vivendo ambos os papéis, que se alternam a partir de um minucioso trabalho de voz e corpo. O artista também dá vida ao Dom Pedro I na série “Brasil Imperial”, disponível na Amazon Prime Video.

Embate entre o futuro e o passado

O drama acompanha a tentativa delirante de Dom Pedro retomar o poder em 2022. No processo, ele enfrenta um artista que questiona os seus valores e sua conduta em relação ao trono. Porém, este embate não é fácil. Dom Pedro é autoritário e o ator não pretende permitir que seu corpo seja veículo para este governante de caráter e conduta duvidosas.

“A peça imagina esse encontro inusitado entre D. Pedro e um ator de hoje, no meio do caos em que a gente vive. Como esse ator vai lidar com os valores e ideias de um imperador tão explosivo, envolvido em tantas polêmicas e atitudes controversas?”, questiona o diretor Daniel Herz. “Fazemos uma provocação a partir de pensamentos tão diferentes, e levamos à cena reflexões para a construção de um Brasil melhor”, acrescenta.

Intenção dos autores

“Ao fazer uma reflexão sobre esse período histórico, procuramos entender de onde vem muitas questões que se apresentam até hoje pra nós, como o racismo e a misoginia, por exemplo. A ideia de relembrar para não repetir os erros do passado se une à necessidade de lutar, diariamente, por uma sociedade mais igualitária”, comenta a coautora Roberta Brisson.

Informações sobre a peça:

Pedro I

Temporada: De 04 a 27 de novembro de 2022

Casa de Cultura Laura Alvim/Espaço Rogério Cardoso: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2332-2016

Dias e horários: Sextas-feiras e sábados, às 19h, e domingos, às 18h.

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Vendas na bilheteria e no site. 

Lotação: 40 lugares.

Duração: 60 minutos

Classificação: 12 anos

Ademais, veja mais:

Galápagos | Espetáculo popular circula na periferia carioca

Peça “RECÉM-NASCIDO” estreia no Estação NET Botafogo

Crítica | Mais do que uma biografia, ‘Otto: de trás p/ diante’ fala de amor por literatura

 

Cultura

Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita

Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita

Publicado

em

mulheres somos assim musical

Com coreografia e direção do artista e bailarino Ronaldo Damas, espetáculo retrata o universo feminino

No dia 29 de março, quarta-feira, às 17h, o Musical Mulheres. Somos assim! ganha apresentação no Galpão da Seropec, em Santa Sofia, Seropédica. A inspiração do espetáculo é na MPB e tem entrada gratuita, com limitação de vagas.

Dirigido e coreografado pelo bailarino Ronaldo Damas, o musical conta com bailarinas do Projeto Dança Fazendo Mudanças, gerido pelo próprio Ronaldo. Para ele, mirar no universo feminino é fortalecer lutas e desafios das mulheres pelo direito igualitário de exercerem o melhor de suas habilidades.

Afinal, para saber como assistir, entre em contato com (22) 98751-7318.

Serviço:

Musical Mulheres. Somos assim!

Dia: 29 de março – quarta-feira

Horário: às 17h

Entrada: gratuita

Local: Centro de Distribuição Seropec

Endereço: Rua C – QD 7 LT 1 Loteamento Vivendas da Flórida Boa Esperança, Seropédica.

Além disso, leia mais:

Crítica | ‘Regra 34’ traz reflexões impactantes sobre liberdade e moralidade

Mulheres no comando de motorhomes | Entenda

Crítica | ‘A Mulher Rei’ faz o público se arrepiar

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências