Cinema
Suk Suk – Um Amor em Segredo | Crítica
Publicado
2 anos atrásem
Por
Felipe Novoa
Imagine o seguinte: você é uma pessoa LGBTQI+, envelhecendo, sozinha. Sua família ou sabe desse traço seu e se afastou, ou não sabe e vocês vivem “em paz”. Desde pequene você está acostumade ou com a violência da família, do colégio e das ruas, ou com o ato de performar uma conformidade de gênero segundo as expectativas de uma sociedade violenta. De qualquer forma você sofre, e muito.
“Suk Suk – Um Amor em Segredo” é um ensaio do diretor Ray Yeung sobre a natureza do idoso LGBT e a sua posição numa comunidade. Além de abordar essa temática de forma direta, o filme traz atenção a falta de espaços convidativos e saudáveis para idosos LGBT. Enquanto essa abordagem é um pouco mais didática e “na cara” do que seria esperado, o objetivo é nobre e isso justifica a falta de sutileza.
História
Em um grande resumo, “Suk Suk” apresenta dois idosos, Hoi e Pak, dois senhores homossexuais vivendo no armário com as suas famílias. Pak vive com a esposa e trabalha com taxista a procura de passageiros e alguma pegação pela cidade. Hoi é divorciado e mora com o filho, nora e neta; um homem aposentado e convertido ao cristianismo pela pressão do filho. Ambos vivem mentiras e estão claramente desapontados com as suas vidas, ainda que tenham alguma alegria com a sua prole. O destino une os dois num belo parque e eles começam a conversar amigavelmente, não que essa era a intenção de Pak.
Mais pra frente do filme a história revela as dinâmicas familiares frágeis dos protagonistas, assim como expande sobre as suas vidas pessoais. De longe Hoi é o mais aberto sobre a sua homossexualidade, visto que ele frequenta grupos sociais de apoio LGBTQI+, ainda que esteja fortemente entocado no armário. Esse grupo é responsável pelo subplot do asilo, o que é um posicionamento político e social bem ousado, mas não chega a surpreender devido a temática central. Todos as personagens dentro desse pequeno universo gay de Hong Kong são pouco desenvolvidas, mas cumprem o seu papel de mover a trama, e nisso funcionam muito bem.
Temática
Longe de ser um filme baseado em estereótipos e reviravoltas violentas, “Suk Suk” se assemelha mais a um thriller do que outros filmes do gênero como “Milk” ou “Brokeback Mountain”. A tensão do longa vem de horror existencial em se viver uma mentira, e não de atos de explícitos de violência ou ódio. As micro agressões do filho de Hoi machucam tanto quanto um tiro, ou o triste vazio na vida da esposa de Pak.
Dessa forma, pode-se entender “Suk Suk” como a realidade. Por mais que você esteja com alguém que goste e esteja passando por algo bom, é sempre algo temporário. Nossa própria existência é passageira e leviana. Se procuramos a felicidade estamos indo de encontro ou com o que a sociedade permite, ou contra a verdade que contamos às nossas famílias. Principalmente na idade dos atores, um adeus sempre pode ser o último, tanto que essas separações aparentemente temporárias doem mais do que uma definitiva.
Empatia
Nesse ponto já estou projetando mais do que criticando, mas é algo normal quando se encontra filmes desse tipo. “Suk Suk” te joga contra as rochas da realidade e faz a audiência passar por todas as emoções junto das personagens no filme. Cinema no fundo é isso: compaixão, compartilhar experiências, entender como o próximo vive, fugir da sua vida, sofrer, rir e chorar junto dos outros na sala de exibição. Nesse ponto “Suk Suk” passa a sua mensagem de forma clara e honesta, mesmo que isso seja doloroso.
Enfim, veja o trailer:
Ademais, leia mais:
“O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)” | 10ª Mostra Ecofalante
A Última Floresta | Filme que retrata povo Yanomami estreia nos cinemas
Crítico/fotógrafo. Atualmente focando na graduação em jornalismo e escrevendo muito.

Você pode gostar
Fuga | É Tudo Verdade
28º Festival Mix Brasil acontece de 11 a 22 de Novembro
Amizades entre mulheres | Conheça 5 filmes que estimulam a sororidade
Indianara | Filme sobre militante transgênera vence 9ª Mostra Ecofalante
Epidemia de Cores | Filme que aborda arte, loucura e liberdade ganha exibição gratuita online
40 anos esta noite | Comédia dramática sobre famílias homoafetivas estreia no youtube
Cinema
Critica | A Primeira Comunhão
Filme do diretor espanhol Victor Garcia tem distribuição da Paris Filmes e está nos cinemas
Publicado
12 horas atrásem
31 de março de 2023Por
Sara Freire
O terror que entrega mais atuação do que enredo
A Primeira Comunhão, filme do diretor espanhol Victor Garcia, conhecido pelo premiado filme De Volta a Casa Da Colina (2007), traz a história de Sara, uma adolescente simples e com dificuldades para fazer amizades na nova cidade. Após mudar com sua familia para o interior da Espanha, Sara conhece Rebeca, uma adolescente rebelde e mal falada na cidade que em determinada noite leva Sara para uma balada um pouco distante de sua casa.
Porém, na volta, as duas se arriscam ao pedir carona para o traficante da cidade. No trajeto Sara avista uma menina vestida de branco com uma boneca de primeira comunhão na mão. Após Chivo parar o carro assustado, Sara desce a procura da menina, Rebe a repreende e pede para que volte para o carro e em seguida a personagem principal encontra a fatídica boneca. Rebeca e Chivo, que já conheciam sobre uma antiga lenda da cidade acerca da garota e da boneca, a chamam de volta para o carro, mas Sara leva a boneca consigo. Dessa forma, a partir daquele momento, todo o grupo é amaldiçoado pela boneca e por Marisol (a dona da boneca).
Pontos positivos
Um dos maiores pontos positivos do filme é a capacidade do elenco de entregar ótimas atuações, dando ênfase a Aina Quiñones, que interpreta Rebeca. Em seu show particular, Aina entrega tudo que se espera de um filme como esse: medo e aflição. Uma das cenas que envolve o pai de Rebeca é digna de prêmios, um pai que só maltrata a filha e a trata do modo visto no filme, ao ver a filha em possessão se desespera ao ponto de arrombar uma porta e trazer emoção pura a cena.
Já o ponto alto se mostra já pelo final, em uma cena em um poço. A atuação de Carla Campra é simples, mas no momento dessa sequência se faz importante e mostra como a simplicidade pode agregar muito a uma obra. Vale ressaltar sobre a atuação de Carla no momento do acidente de Chivo, onde a mesma entrega emoção e desespero, um momento que com certeza é marcante ao mostrá-la como indefesa diante de toda situação.
Aliás, veja o trailer de A Primeira Comunhão, e siga lendo:
Afinal, A Primeira Comunhão traz um terror genérico, mas com boas atuações e cenas de suspense. Sente-se a falta da trilha que leva o publico a estar mais concentrado no filme e até mesmo a se sentir mais imerso naquela realidade. A obra aborda temas que a indústria espanhola vem utilizando cada dia mais como a amizade e o romance adolescente. Um ponto que pode incomodar aos românticos de plantão é o fato de Sara e Pedro não se aprofundarem em sua relação e nem mesmo terem tantas cenas românticas do único casal abordado no filme.
No geral o filme é bastante conveniente para aqueles que curtem um terror básico, mas que ainda sim entregue o suspense digno de filmes do segmento. Algumas cenas como o terror familiar de Rebeca podem vir a gerar gatilhos a quem passa ou já passou por situações parecidas. mas sem dúvidas é um tema importante a ser abordado.
A Primeira Comunhão (The Communion Girl), com distribuição da A Paris Filmes, está nos cinemas brasileiros.
Por último, leia mais:
Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
A Cabana – Curta-metragem com Dira Paes busca financiamento no Catarse

Cultura


BibliON oferece clube de leitura “Mulheres Negras na Biblioteca”
BibliON é uma biblioteca digital 100% gratuita com mais de 17 mil títulos e atividades culturais.


Confira as atrações de abril do Cine Theatro Brasil Vallourec, em BH
Veja aqui os destaques da agenda cultural da casa na primeira quinzena do mês


Peça ‘O Pequeno Herói Preto’ faz temporada gratuita em Santa Teresa
A peça ganha apresentações gratuitas no Parque das Ruínas, em Santa Teresa


Boy Magya Contra o Monstro do Armário – Primeira HQ de Chris Gonzatti no Catarse
Obra será lançada em junho e promete um forte teor político com muito bom humor e visual incrível.
Crítica


Critica | A Primeira Comunhão
Filme do diretor espanhol Victor Garcia tem distribuição da Paris Filmes e está nos cinemas


Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco
Filme baseado em fatos reais acerta em não se levar a sério em momento algum.


Crítica | Los Hermanos: Musical Pré-Fabricado
Musical traz a sensação de como se você estivesse lendo um livro de contos


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente
Séries


The White Lotus – Revelado local da 3ª temporada
A série de sucesso da HBO Max foi renovada e já tem novo cenário paradisíaco.


Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
Faltando um tempo para lançamento da primeira temporada no Disney+, Rick Riordan confirma que já está trabalhando na sequência.


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video
Literatura


Versão brasileira: a voz da mulher | 47 mulheres investigam a independência em livro, podcast e sarau
Inspirado no bicentenário da independência do Brasil, o projeto apresenta um e-pub gratuito, e muito mais


Com que realidades essas camisolas acordam? | conheça um romance-crônica sobre disparidades de gênero na moda
A escritora e antropóloga Raquel Marinho traça o perfil das mulheres multitarefas


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos
Música


Com A Bola No Pé | Pedro Rosa lança novo single
Música é bem Brasil, com jeito de pelada de rua, altinha na areia


Marcos Eiras homenageia black music brasileira em novo disco
"Outra Onda" é o nome do álbum que o cantor lança no primeiro semestre de 2023, com o single "Offline",...


Candlelight: 100 anos da Warner Bros. | Concertos especiais comemoram um século do famoso estúdio
O espetáculo traz trilhas de sucesso como O Senhor dos Anéis, Friends, Harry Potter e mais


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Cultura2 semanas atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia2 semanas atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música4 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 semanas atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema2 meses atrás
Missão: Alegria em tempos difíceis | Documentário para rir e se emocionar