Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
tango
CulturaEspetáculosNotícias

Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango | Espetáculo estreia no Teatro Vanucci

Por
Redação
Última Atualização 18 de março de 2023
3 Min Leitura
Share
Luciano e Patricia em cena (divulgação: Bradart Comunicação)
SHARE

No dia 15 de dezembro, acontece o espetáculo “Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango”, com direção do professor e coreógrafo Luciano Bastos. O espetáculo propõe um resgate histórico, apresentando a história e as transformações que o tango sofreu ao longo do século passado e suas diferentes facetas. A atração tem apresentação única, no Teatro Vanucci, às 20h.

Com interseções culturais entre as danças, que trazem também samba, capoeira, canto e música ao vivo, o espetáculo busca desmistificar que o Tango é uma exclusividade do argentino. O espetáculo pretende iluminar a importante influência, pouco difundida da cultura africana no surgimento do gênero.

Além disso, lançando um olhar para o passado, os números coreográficos, trarão à tona essa conexão com fenômenos culturais caracteristicamente brasileiros, em um resgate histórico, onde os bailarinos apresentam a história e as transformações que o tango sofreu ao longo do século passado. Ou seja, para o bailarino, professor e coreógrafo Luciano Bastos, mesmo que o tango não seja um ritmo brasileiro, ele traz o DNA das culturas latinas e africanas.

Mesma origem

“Meu desejo é desmistificar o tango no imaginário do público brasileiro. Este estilo está muito mais próximo de nós do que se pode imaginar. O tango, o samba e a capoeira têm a mesma origem: na cultura de matriz africana. O Brasil, no fim do século 19 e início do século 20, viu nascer o tango brasileiro com Ernesto Nazareth, que tinha como uma de suas representantes Chiquinha Gonzaga”, explica o profissional.

Por fim, participam do espetáculo os bailarinos Luciano Bastos, Patricia Pizzolato, Diogo Carvalho, o capoeirista Ozéias da Silva, parte da equipe de professores da escola, juntamente com um grupo de alunos da Tangueria Luciano Bastos, que mostrarão que o tango é para todos. A música ficará por conta do Trio Revirado composto por Martín Lima, Facundo Estefanell e Márcio Sanchez e da professora e cantora argentina Romina Barcos.

Serviço:

Espetáculo Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango

Data: 15 de dezembro – Quinta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Vannucci

Duração: 50 min

Venda de Ingressos: https://www.eventbrite.com.br/e/tango-tango-as-raizes-africanas-do-tango-tickets-469463045607

 O Teatro Vannucci fica no Shopping da Gávea na Rua Marquês de São Vicente 52 3 And lj 371, Rio de Janeiro

Ademais, veja mais:

Mostra de Cinemas Africanos lança Revista Crítica no dia 15 de abril

Kaialas | Projeto que une Brasil e Cabo Verde disputa festival em Portugal

Pretas Ruas busca oportunidades para mulheres negras

Tags:Afro-brasileiraorigem do tangoraizes do tangotangoteatro vanucci
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Jair Rodrigues Deixe que Digam
CinemaCríticaNotícias

Jair Rodrigues Deixa que Digam | Uma ode merecida ao rei negro, a majestade sabiá

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
show ancestrais com demetrius gomes
CulturaEspetáculos

Show Ancestrais com Demetrius Gomes e banda acontece na Areninha Carioca Hermeto Pascoal

Redação
2 Min Leitura
Desejo Sombio
CríticaSéries

Desejo Sombrio | Ex-RBD Maite Perroni vem com traição e luxúria

Sérgio Menezes
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?