Conecte-se conosco

Cinema

46ª Mostra | ‘Um Samurai em São Paulo’ faz sucesso com público

Publicado

em

Cartaz “Um Samurai em São Paulo”. Distribuição: Elo Studios

‘Um Samurai em São Paulo’, primeiro longa dirigido por Débora Mamber, faz sucesso com o público. O documentário se tornou um dos filmes mais votados pelo público durante a 46ª Mostra na categoria Novos Diretores.

Distribuído pela Elo Studios, o documentário mergulha na vida do mestre de karatê Taketo Okuda e estava em cartaz no cinema durante os dias 25 e 26 de outubro.

Sinopse

O japonês Taketo Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos. Marcado pela infância na Segunda Guerra e preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer, Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias. Sua trajetória, vai desde um professor de campeões a um mestre em busca da transcendência.

Recepção do público

O filme comoveu os espectadores que passaram pela Mostra e escolheram o título dentre os 70 concorrentes da competição Novos Diretores.

Em primeiro lugar, as 12 obras mais bem votadas dessa categoria serão submetidas ao júri, que, em seguida, escolherá os longas vencedores do Troféu Bandeira Paulista – uma criação da artista plástica Tomie Ohtake – na categoria Melhor Filme. Os jurados também podem premiar obras em outras categorias.

Por fim, o anúncio dos vencedores será feito no dia 02 de novembro, quarta-feira, durante a cerimônia de encerramento da 46ª Mostra, na Cinemateca Brasileira.

Diretora, Débora Mamber:

”Nas duas sessões, percebi que o público se emocionou bastante, porque há um paralelo inevitável com o contexto histórico tão delicado que vivemos hoje”.

Débora, uma judia paulistana, neta de sobreviventes do Holocausto foi aluna de Takeda. Ela narra a história: “Ao me inteirar da trajetória de Okuda, percebi o quanto a infância no Japão pós-2a Guerra Mundial me marcou. O paralelo entre a vida desse imigrante e a de meus avós, que também chegaram ao Brasil depois de terem sobrevivido à  mesma guerra, foi se costurando à medida que o documentário se construía”.

Iniciativa

‘Um Samurai em São Paulo’, fez parte do Selo ELAS. ELAS é uma iniciativa da Elo Studios que fomenta filmes feitos por mulheres, na intenção de ajudar na equidade de gênero do setor.

Saiba mais sobre a Mostra de SP: https://46.mostra.org/

Ademais, veja mais:

Galápagos | Espetáculo popular circula na periferia carioca

Peça “RECÉM-NASCIDO” estreia no Estação NET Botafogo

Crítica | Mais do que uma biografia, ‘Otto: de trás p/ diante’ fala de amor por literatura

Cinema

‘A Freira 2’ lidera bilheterias brasileiras e diretor explica sua visão. Entenda!

Em exibição há duas semanas, o filme da Warner Bros. Pictures traz Valak, a Freira Demônio, de volta ao cinema

Publicado

em

critica a freira 2

É o mais recente capítulo do universo “Inovação do Mal” e vem fazendo sucesso. “A Freira 2”, produzido pela Warner Bros. Pictures, lidera as bilheterias brasileiras. A princípio, com apenas duas semanas em cartaz, o filme de terror já arrecadou mais de R$38 milhões em bilheteria e atraiu quase 2 milhões de espectadores aos cinemas.

A trama de “A Freira 2” reintroduz Irmã Irene (interpretada por Taissa Farmiga) em um ambiente assustador. Dessa forma, entrelaça a história da Santa Luzia, a padroeira dos olhos e visão, com a atmosfera arrepiante da luta contra o mal.

O diretor Michael Chaves compartilha:

 “Cresci no catolicismo e sempre fiquei impressionado com as imagens que a cercavam – essa mártir cujos olhos foram cortados. Muitas vezes, vemos seus olhos nas palmas das mãos. Acho que há algo assustador e rico nesse imaginário.”

Valak

Continuando a história do filme anterior, A Freira 2 apresenta desafios antigos, com Valak mais poderosa do que nunca, e destaca duas heroínas cativantes unidas pelo poder da coragem. Michael explica:

“Gosto de histórias de mulheres fortes… A ideia dessas duas freiras encarregadas de uma missão atravessarem a Europa para tentar caçar esse demônio. Foi emocionante, uma história forte desde o início. Valak embarca em uma jornada pessoal… Introspectiva, íntima, dentro de si mesma, para entender quem ela é – e encontrar sua própria visão e sua própria maneira de ver o mundo ao seu redor”.

A saber, “A Freira 2” é dirigido por Michael Chaves (“A Maldição da Chorona [2019]”, “The Maiden [2016]” e “Inovação do Mal 3: A Ordem do Demônio [2021]”) e produzido pela New Line Cinema, The Safran Company e Warner Bros. Pictures.

O elenco do filme inclui Taissa Farmiga (“American Horror Story: Coven”, “Regressão”, “A Freira”), Storm Reid (“Uma Dobra no Tempo”, “Euphoria”), Jonas Bloquet (“Elle”, “A Freira”) e Anna Popplewell (“As Crônicas de Nárnia”), entre outros.

A Freira 2 está em exibição nos cinemas de todo o Brasil, com versões acessíveis disponíveis.

Por fim, leia mais:

Ângela | Crime retratado em podcast vira filme

Premiado em Gramado, ‘Tia Virgínia’, com Vera Holtz, ganha novo trailer e data de estreia

Nosso Sonho | História de Claudinho e Buchecha vira bom filme nacional

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências