Monday, November 28, 2022

46ª Mostra | ‘Um Samurai em São Paulo’ faz sucesso com público

‘Um Samurai em São Paulo’, primeiro longa dirigido por Débora Mamber, faz sucesso com o público. O documentário se tornou um dos filmes mais votados pelo público durante a 46ª Mostra na categoria Novos Diretores.

Distribuído pela Elo Studios, o documentário mergulha na vida do mestre de karatê Taketo Okuda e estava em cartaz no cinema durante os dias 25 e 26 de outubro.

Sinopse

O japonês Taketo Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos. Marcado pela infância na Segunda Guerra e preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer, Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias. Sua trajetória, vai desde um professor de campeões a um mestre em busca da transcendência.

Recepção do público

O filme comoveu os espectadores que passaram pela Mostra e escolheram o título dentre os 70 concorrentes da competição Novos Diretores.

Em primeiro lugar, as 12 obras mais bem votadas dessa categoria serão submetidas ao júri, que, em seguida, escolherá os longas vencedores do Troféu Bandeira Paulista – uma criação da artista plástica Tomie Ohtake – na categoria Melhor Filme. Os jurados também podem premiar obras em outras categorias.

Por fim, o anúncio dos vencedores será feito no dia 02 de novembro, quarta-feira, durante a cerimônia de encerramento da 46ª Mostra, na Cinemateca Brasileira.

Diretora, Débora Mamber:

”Nas duas sessões, percebi que o público se emocionou bastante, porque há um paralelo inevitável com o contexto histórico tão delicado que vivemos hoje”.

Débora, uma judia paulistana, neta de sobreviventes do Holocausto foi aluna de Takeda. Ela narra a história: “Ao me inteirar da trajetória de Okuda, percebi o quanto a infância no Japão pós-2a Guerra Mundial me marcou. O paralelo entre a vida desse imigrante e a de meus avós, que também chegaram ao Brasil depois de terem sobrevivido à  mesma guerra, foi se costurando à medida que o documentário se construía”.

Iniciativa

‘Um Samurai em São Paulo’, fez parte do Selo ELAS. ELAS é uma iniciativa da Elo Studios que fomenta filmes feitos por mulheres, na intenção de ajudar na equidade de gênero do setor.

 

Saiba mais sobre a Mostra de SP: https://46.mostra.org/

 

Ademais, veja mais:

Galápagos | Espetáculo popular circula na periferia carioca

Peça “RECÉM-NASCIDO” estreia no Estação NET Botafogo

Crítica | Mais do que uma biografia, ‘Otto: de trás p/ diante’ fala de amor por literatura

 

Escreve o que achou!