Conecte-se conosco

Música

5 álbuns de mulheres de Cabo Verde para ouvir durante a quarentena

Publicado

em

Mulheres de Cabo Verde e suas músicas

Conheces a música das mulheres de Cabo Verde? O arquipélago de Cabo Verde, constituído por 10 pequenas ilhas, apresenta uma forte diversidade cultural, em que a música se revela num instrumento enriquecedor para a cultura do país. Desde a morna, passando pelo batuque e chegando ao funaná apresento-vos um “tesouro” musical, expresso maioritariamente em crioulo.

Afinal, aqui tem:

Miss perfumado (1992) é dos álbuns mais conhecidos da Rainha da Morna, Cesária Évora. A artista cabo-verdiana conhecida como a Diva dos pés descalços ficará para sempre na nossa memória, através de um dos temas mais emblemáticas da história da música de Cabo Verde, “sodade”. Enfim, confira:

Eclipse (2009) é um álbum da autoria de Lura, artista com ascendência cabo-verdiana, nascida em Portugal. Conhecida por ter uma voz poderosíssima, a artista compõe em crioulo. Além disso, já colaborou com artistas como Cesária Évora, Tito Paris, Bonga e Juka. 

Ora doci, Ora Margos (2014) foi o álbum lançado por Elida Almeida aos 21 anos. As músicas da artista têm forte influência em estilos musicais como o batuque e funaná. A saber, são ritmos típicos da ilha de Santiago, ilha onde nasceu a artista. 

Fitxadu (2017) 4º álbum de Sara Tavares, artista de ascendência cabo-verdiana também nascida em Portugal. Inclusive, este álbum foi nomeado, em 2018, para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. 

Manga (2019) é o último lançamento da cantora Mayra Andrade, a artista cabo-verdiana mais internacional do momento. Conhecida como a “princesa do atlântico”, Mayra faz parte de um leque de artistas conhecidos da word music.  Aliás, já colaborou em duetos com artistas como Cesária Évora, Chico Buarque e Lenine. 

Ademais, leia mais:

AlmaKriola | A moda africana aparece pela cidade invicta
Marcelo Monteiro | “Cosmogonia resgata e desperta a consciência do povo negro”
Ana Catão do Cosmogonia Africana| “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”

Cultura

Conheça o Réveillon da Paz da Comunidade Shalom na Praia do Guido

Publicado

em

Enquanto o ano chega ao seu epílogo, a Comunidade Shalom estende um convite especial a quem deseja viver uma experiência única na Virada do Ano. Já pensou em receber o novo ano aos pés de Jesus Eucarístico, em um cenário espetacular de praia, envolto por uma atmosfera de paz e espiritualidade? Essa é a ideia do Réveillon da Paz.

A Praia do Guido, no Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro, se transformará em um santuário de gratidão e consagração no dia 31 de dezembro, a partir das 20h, no Quiosque do Cristo, próximo ao Posto 11. O Réveillon da Paz promete ser uma celebração especial, com uma Missa significativa e momentos de Adoração. O objetivo é proporcionar a todos os presentes a oportunidade de expressar sua gratidão a Deus pelo ano que se encerra e consagrar ao Altíssimo as expectativas e desafios do ano que se inicia.

Réveillon da Paz tem entrada gratuita

O evento é aberto a todos que desejam vivenciar esse momento único. A entrada é gratuita, e para garantir que todos se sintam confortáveis durante a noite, haverá uma lanchonete no Quiosque, proporcionando conveniência aos participantes.

Afinal, o Réveillon da Paz da Comunidade Shalom na Praia do Guido promete ser mais do que uma simples virada de ano; é uma oportunidade de renovar a esperança, fortalecer a fé e começar o novo ano em sintonia com valores espirituais. Se você busca uma forma significativa de receber o ano novo, fica a dica de participar dessa noite de reflexão, oração e celebração.

Ademais, leia mais:

A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Aparecida do Brasil | O documentário que é reportagem sobre a imagem da santa

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências