Wednesday, September 22, 2021

Tendências360 | Encasulamento e delivery: um mal necessário ou nova gastronomia?

Durante o segundo dia do Tendências 360, evento on-line, o painel que debateu a dicotomia das tendências na gastronomia e teve como painelistas Beto Madalosso, da Tutano, Macaulay Abreu, da Onisafra, e Patrícia Albanez, do Sebrae PR, analisou também o case da Kitch, marketplace que loca cozinhas comerciais ociosas para empresas e chefs que queiram ampliar seus negócios sem precisar investir todo o dinheiro que uma cozinha profissional demanda. “É como um Airbnb de cozinhas, localizadas em hotéis, casas noturnas, bares e até mesmo restaurantes e espaços de eventos, mas que não funcionam 24/7 e podem ser locadas por algumas horas ou curtos períodos”, explicou Dan Unter, CEO da Kitch.

O modelo aplicado pela empresa norte-americana favorece empreendedores e estabelecimentos que querem montar ou ampliar seus negócios, fazendo um teste operacional e de viabilidade, sem a necessidade de imobilizar todo o capital. Para Macaulay Abreu, da Onisafra, plataforma que faz a feira do cliente através das feiras digitais entregando hortifrutis e produtos naturais no conforto do lar, esse modelo é muito favorável e remete aos anos de 2017/2018, quando sua empresa surgiu em Manaus.

Zona de conforto

“No início, vendíamos para os clientes e eles iam buscar as cestas em pontos de entrega determinados, que poderia ser a casa de alguém, já que não tínhamos sede fixa”, lembra Macauly. Para um restaurante que precisou investir no delivery ou chefs que cozinhavam em casa e tiveram que ampliar sua produção para atender os clientes que estavam encasulados por conta da pandemia, o modelo se mostra vantajoso. “Mas não podemos pensar no delivery por si só”, alertou Beto Madalosso. “Terceirizar sua comida para uma plataforma qualquer levá-la até as casas dos clientes nunca se equiparará à experiência de comer em um restaurante. Cabe aos donos de restaurantes investirem na criatividade e na experiência final para fidelizar aquele cliente”, completou.

Sair da zona de conforto é o primeiro passo para inovar e tornar os negócios viáveis e longevos. O delivery pode não ser imprescindível, mas é possível crescer sem ele. Os nichos de mercado até podem ser divididos em físico e digital, mas ambos têm suas limitações e, de acordo com as estratégias, poderão ser novamente pivotados. É inegável que os desafios impostos pela pandemia trouxeram inovações e avanços tecnológicos, mas o futuro reserva experiências encasuladas e coletivas, sem sobreposições.

O Tendências360 tem como objetivo compartilhar conhecimento relevante sobre as transformações de comportamento e consumo dos setores de Turismo, Gastronomia e Entretenimento, especialmente pensando na retomada pós-vacina, além de ser beneficente: 100% dos ingressos serão revertidos para a Garupa, a Gastromotiva e Instituto Playing for Change, três ONGs que estão fazendo trabalhos incríveis.

Por fim, a programação completa pode ser vista no site do evento e os ingressos custam R$ 59, sendo que o conteúdo ficará disponível para acesso durante 30 dias.

Ademais, leia:

MFM | 4ª Mostra Filmes de Montanha anima fãs de natureza, cinema e esportes radicais
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes
Por fim, veja mais vídeos de viagens no Canal Vivente Andante

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: