Conecte-se conosco

PodCast

Japão sem Escalas | O cinema japonês e a sua influência em Hollywood

Publicado

em

japão sem escalas

Uma das portas de entrada para a cultura japonesa é a produção audiovisual do país. O Japão tem uma rica história cinematográfica que tem influência direta na indústria do cinema mundial e em Hollywood. Para apresentar o mundo da sétima arte nipônica, o Podcast Japão sem Escalas lança, nesta segunda-feira, 19, um episódio especialmente dedicado ao tema com o jornalista e sócio-fundador do Omelete Group, Marcelo Forlani.

Ao longo de sua trajetória, o cinema japonês conquistou reconhecimento internacional com grandes filmes premiados. As produções do país impactaram o cinema, tanto pela inovação e qualidade, quanto pela estética e narrativa. Durante o episódio, Marcelo Forlani fala sobre os principais diretores japoneses, filmes famosos ocidentais que são remakes de títulos japoneses e sobre a influência do estilo e cultura japonesa em grandes produções, como a saga Star Wars.

O episódio “O cinema japonês e a sua influência em Hollywood” faz parte da terceira temporada do Japão sem Escalas, que foi lançada neste mês. Apresentado por Tatiana Aoki, jornalista, nikkei, ex- bolsista JICA e Ana Paula Novaes, jornalista apaixonada pela cultura japonesa, o podcast reúne entrevistas, depoimentos e discussões aprofundadas e conectadas com a atualidade sobre a cultura japonesa. A produção, uma iniciativa Aoki Media com apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo, está disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Google, Apple e Deezer e Youtube).

Terceira temporada

A princípio, a terceira temporada teve início no dia 5 de abril e tem oito episódios, com lançamento semanal. A programação da nova sequência de episódios abordará, além de temas relacionados aos costumes japoneses e a conexão entre o Brasil e o Japão, assuntos relacionados à cultura pop.

Aliás, a novidade da temporada é o quadro Nihongo Shiranai, que será apresentado pela professora Sarah Fuidio, do canal no Youtube “Fale em Japonês”. A cada episódio, os ouvintes terão a oportunidade de aprender palavras e expressões no idioma. Sarah ensinará a pronúncia e o uso corretos no podcast e a grafia poderá ser conferida nas redes sociais: Instagram (@japaosemescalas), Facebook (Japão sem Escalas) e Twitter (@japaosemescalas).

Programação

Confira abaixo os temas de todos os episódios da segunda temporada e a data que cada um deles irá ao ar.

05/04 Ep. 1 – Mangás e animes: as razões do sucesso no Brasil

12/04: Ep. 2 – Controle da mente e do corpo: as lições das artes marciais

19/04: Ep. 3 – O cinema japonês e sua influência em Hollywood

26/04: Ep. 4 – O poder Japão na indústria de games

03/05: Ep. 5 – J-beauty: uma tendência de beleza

10/05: Ep. 6 – Karaokê: uma paixão da comunidade nikkei

17/05: Ep.7 – Tradições e os jovens na comunidade nikkei

24/05: Ep. 8 – Gohan com feijão? A culinária nipo-brasileira

Ademais, leia mais:

Vai pra Cuba | Confira uma viagem pela ilha polêmica
Por que o bairro de Vila Isabel é o berço do samba? | Descubra
Doutora Márcia Rachid sobre COVID-19 e AIDS | “Toda vez que surge uma nova doença, os comportamentos se repetem”
 

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Literatura

Inédita Pamonha | Confira os piores podcasts de Clóvis de Barros Filho

Publicado

em

Clovis de Barros FIlho podcast

Durante a pandemia, Clóvis de Barros Filho lançou o podcast Inédita Pamonha. O qual agora vira livro pela Citadel Editora. A princípio, um diferencial é que o livro reúne os 10 piores entre quase 150 episódios veiculados nos últimos 30 meses.

“Aqui tudo é mais parecido com a vida de verdade. A nossa, de carne e osso. Sobre a qual você pensa de vez em quando, com a estranha impressão de que tudo se equivale. Porque nada vale. Não em si mesmo”, afirma o jornalista e filósofo.

No podcast, o professor aborda temas do cotidiano, com reflexões semanais sobre uma ideia específica, tida ou não por filosófica. Sem entrevistas, fala apenas ele sobre as coisas da vida.

Sou meu sono, não meu dono, Mistérios da meia noite e Píton, Pitonisa e Pitel entraram na lista dos piores episódios adaptados do conteúdo oral para os textos. Inédita e Pamonha, o primeiro deles, não poderia ficar de fora do destaque ‘negativo’, até mesmo para que o nome pitoresco do podcast – e do livro – possa ser compreendido.

A inédita pamonha corresponde à inédita experiência de vida,
vivida na irrepetibilidade discreta dos instantes.
Vida sem volta, inclinada para um devir desconhecido,
que só se repete para percipientes grosseiros,
alienados de carteirinha ou covardes que se deixam cegar.
Inédita Pamonha, p. 31

FICHA TÉCNICA

Título: Inédita Pamonha
Subtítulo: Por instantes felizes, virginais e irrepetíveis
Autor: Clóvis de Barros Filho
Editora: Citadel
ISBN/ASIN: 978-6550471989
Páginas: 224
Preço: R$ 49,90
Onde comprar: Amazon

Ademais, leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
A mulher da casa abandonada | Entenda por que esse podcast é genial
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências