Conecte-se conosco

Cinema

Trilogia de Baztán | ‘Oferenda à Tempestade’ chove, mas não molha

Publicado

em

Oferenda à Tempestade

A Trilogia de Baztán se encerra com seu terceiro filme chamado Oferenda à Tempestade (Ofrenda a La Tormenta) que teve sua estreia agora em 2020. Porém, tudo começou com O Guardião Invisível (El guardián invisible) em 2017. Em seguida, teve sua segunda parte com Legado do Ossos (Legado en los huesos) em 2019,  todos adaptados dos livros de Dolores Redondo, uma autora bem famosa na Espanha.

Suas histórias não parecem conectadas pelos nomes, e por não ter sido tão popular como trilogia, às vezes passam batidos como filmes únicos. Todos os três têm uma simbologia muito forte da mitologia regional. Aliás, foi isso que me fez ficar intrigado e ao mesmo tempo fascinado por conhecer um pouco mais dessa mitologia.

A história se passa com a inspetora Amaia (Marta Etura) que investiga mortes e desaparecimentos misteriosos no vale de Baztán. Inclusive, os três filmes mantem uma mesma “pegada”. Maratonei a trilogia e posso dizer que nenhum deles tem um ritmo lento, todos entregam um ótimo suspense, com doses certas de terror – e que te fazem tremer na cadeira.

Conclusão? (spoilers a seguir)

Focando no último lançamento que foi Oferenda à Tempestade, esperávamos a conclusão dos crimes, assim como a possível prisão dos seus criminosos. Contudo, o que acaba acontecendo é uma sucessão de erros da inspetora, que claramente deixa suas emoções à frente da racionalidade que se esperaria de alguém treinado para isso. Claro, sabemos que são crimes muito bem orquestrados e nesse filme conseguimos ver que é algo bem maior do que ela mesmo percebe. O problema com isso é que os espectadores já preveem o que possa acontecer e antecipam as mortes antes da própria inspetora, que às vezes deixa seu ego falar mais que seus próprios companheiros.

Uma observação contundente é que parece que só chove na cidade, as cores são sempre extremamente frias e escuras, quando não, são vermelhos bem saturados, gerando até um certo incômodo. As escolhas fazem sentido com o roteiro, mas cansam por não serem mais exploradas. Como destaque tem a mãe dela, Rosario (Suzi Sánchez) , com cenas que realmente te deixam intrigados e com medo, sem dúvida um personagem marcante. Além disso, dou total crédito a maior parte das resoluções dos crimes para Jonan (Nene) , que, com certeza teve uma morte bem aquém do que o personagem merecia, sem contar que ela tinha sido avisada antes e não conseguiu protegê-lo.

Sem molho

O personagem do juiz Markina (Leonardo Sbaraglia), que era quase um stalker dela (aparecia onde ela estava) chega sempre muito imponente e determinado a conquistá-la. Entretanto, acho que desde que apareceu já deixava o espectador em alerta, mas teve seus méritos também.

Amaia se rendeu as investidas do juiz, mesmo sabendo que era errado, pois estava casada e com filho já, mas isso não a impediu mostrando claramente que estava completamente abatida psicologicamente com tudo que aconteceu e continuava acontecendo.

Oferenda à Tempestade  foi claramente o mais fraco entre os três. Deixa muitas pontas soltas, sendo elas para possíveis voltas da franquia, seja pelo Mentor de Amaia ou até de uma possível continuação direta da seita. Apresenta decisões fracas de roteiro, além de um final bem morno. Mas, de qualquer forma isso não tira o brilho da Trilogia. Com certeza os dois primeiros filmes fazem valer a pena. Agora é esperar para ver o que a Netflix fará e se terá algum tipo de continuação.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, leia mais:
Minha Obra-Prima | Filme fala de seres dúbios e como é bom viver
Tomorrowland Around The World | Festival digital consegue proporcionar imersão
Conheça três filmes de amor para aprender sobre esse sentimento

Coreógrafo de Danças Urbanas e produtor cultural. Amante de K-pop e viciado em séries. Eterno estudante de marketing, linguagem corporal e inteligência social.

Anúncio
8 Comentários

8 Comments

  1. Geraldo Luiz Viana

    3 de agosto de 2020 at 19:43

    Análise perfeita dos filmes. Realmente, esperava-se mais deste último filme da trilogia. Bem óbvio que o juiz era o principal nte da seita, mas confirmando-se, quando da queima dos arquivos pela enfermeira.

  2. Pingback: Faby TiZee | "Você passa a enxergar todo o desempenho e técnica envolvida durante a apresentação"

  3. Pingback: Blitz | Drama policial estreia nas plataformas digitais no dia 17 de setembro

  4. Pingback: O Dilema das Redes | Documentário da Netflix consegue ser assustador e pontual

  5. Pingback: Linha de Tensão | Minissérie documental mostra luta contra o narcotráfico

  6. Pingback: Pousando no Amor | Série da Netflix ajuda a entender o dorama e a cultura coreana

  7. Pingback: Conheça 7 filmes sobre segurança da informação e privacidade de dados

  8. Pingback: Crítica | Abaixo de Zero (Bajozero)

Escreve o que achou!

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings (31/03 – 02/04)

Os destaques dessa semana são a série ‘O Poder’ da Prime Video, a segunda temporada de ‘O Rei da TV’ e a primeira de ‘Kindred’ no Star+

Publicado

em

Mais um final de semana chegando recheado de séries novas para todos os gostos. Tem muita coisa interessante, então vale conferir todos os trailers. No final, conte-nos as estreias que mais te interessaram lá nos comentários!

O Poder T1 – Prime Video

Algumas adolescentes pelo mundo começam a desenvolver poderes misteriosamente, que lhes permitem manipular a eletricidade. Agora, Margot (Toni Collete), Roxy (Ria Zmitrowicz) e Allie (Halle Bush) decidem explorar esse novo poder . Com uma mistura de drama, ação e um mundo de fantasia, O Poder é mais uma série exclusiva da Prime Video.

Wellmania T1 – Netflix

Liv sempre aproveitou a vida sem pensar no amanhã. Até que um problema de saúde a leva a uma jornada de bem-estar. Ela está determinada a melhorar. Não importa o preço. A humorista australiana Celeste Barber protagoniza esta comédia dramática e ácida, baseada no livro de Brigid Delaney.

Emergência: Nova York (Série documental) – Netflix

Esta série documental acompanha profissionais de saúde na luta constante para equilibrar a pressão do trabalho com as exigências da vida pessoal em Nova York.

Instável T1 – Netflix

Um homem introvertido precisa trabalhar com seu excêntrico e bem-sucedido pai, que está à beira de um desastre pessoal e profissional.

Marinheiro de Guerra (Minissérie) – Netflix

Em meio à Segunda Guerra Mundial, dois marinheiros enfrentam situações terríveis em um navio norueguês enquanto lutam para sobreviver. Estreia dia 2 de abril.

Kill Boksoon – Netflix

Quando assassinos ditam as regras, os segredos assumem o comando. Conheça os assassinos mais implacáveis neste suspense eletrizante.

Rye Lane: Um Amor Inesperado – Star+

Dois jovens de vinte e poucos anos que se conectam ao longo de um dia agitado no sul de Londres. Eles se ajudam a lidar melhor com o ex de cada um, e acabam voltando a acreditar no amor.

O Rei da TV T2 – Star+

O apresentador, o empresário, o candidato, o refém. Todas as faces de Sílvio Santos estão na segunda temporada de O Rei da TV.

Kindred: Segredos e Raízes T1 – Star+

Quando Dana, uma jovem negra e aspirante a escritora, começa a se estabelecer em sua nova casa, ela se vê viajando entre o passado e o presente, surgindo em uma plantação do século XIX e confrontando segredos que ela nunca soube que corriam em seu sangue.

Vozes em Ascensão: A Música de Wakanda para Sempre (Série documental) – Disney+

Uma série documental sobre todo o processo de criação da trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Por último, leia mais:

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências