Conecte-se conosco

Música

Trovador faz show medieval no Lapa Irish Pub

Publicado

em

Trovador em apresentação no Irish Pub

Na última quinta-feira (21/11), o artista Henrique Cavalcanti, conhecido como Trovador, se apresentou no Lapa Irish Pub (RJ), em parceria com os músicos convidados: Pedro Rebello, Scott Fraga e a dançarina Aline Muhana. O show teve como proposta levar músicas europeias e orientais do período medieval e renascentista ao público.

À primeira vista a plateia já pôde perceber a atmosfera alternativa da apresentação do Trovador. Com instrumentos inusitados, como a gaita de fole, o derbake e o alaúde turco, também conhecido como lavta, os músicos transformaram o famoso pub carioca em uma taverna. Com direito a dança e muita cerveja.

Mistura de Oriente e Europa 

Entre as músicas apresentadas pelo Trovador, estavam uma canção em francês escrita por monges, que versava sobre o ato de fazer guerra, e outra em bretão (idioma antigo que descende dos povos celtas), a qual contava as aventuras de marinheiros no século XVIII. Mostrando em seu repertório variedade linguística para apresentar momentos importantes na vida de personagens comuns às histórias medievais e renascentistas.

Na mesma linha europeia, o músico Scott Fraga se apresentou com a gaita de fole galega, que é considerada pelo mesmo um elo de ligação com seus ancestrais. Sua família, originária da Galícia, possui uma coleção de gaitas composta por cerca de 400 anos história em instrumentos. Para Scott, tocar a gaita galega é algo além da arte, é uma missão. E para cumprir essa missão, o músico preencheu o espaço do pub, com o som de sua gaita carregada de ancestralidade.

Viagem Sonora

Ademais, a plateia pôde conferir também a musicalidade de Pedro Rebello, que levou canções turcas, árabes e hispânicas, contando romances ibéricos e apresentando um pouco da cultura oriental antiga. Acompanhando a atmosfera oriental trazida por Pedro, a dançarina e percussionista, Aline Muhana, se apresentou. De início mais discretamente, apenas tocando o derbake. No entanto, logo se levantou e roubou a cena com sua performance de dança tribal.

Em suma, a plateia conseguiu desfrutar de uma viagem sonora. Como comenta a estudante Larissa Cruz (19): “Para mim foi muito bom, justamente por esse encontro musical de épocas e regiões diferentes. Pela forma única de cada um dos músicos de tocar e apresentar as canções, gerando um ambiente mágico. Combinado com o próprio ambiente do pub, que é bastante confortável e aconchegante”.

Inegavelmente, a apresentação do Trovador e seus convidados levou ao público uma proposta nova. Sobretudo, o espetáculo foi uma performance enriquecedora culturalmente, misturando entretenimento e história.

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências