O VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes abre inscrições para seleção de produções audiovisuais que vão integrar a programação de sua primeira edição. A saber, a temática do VERdeCINE está relacionada ao segundo objetivo da Agenda de 2030: fome zero e agricultura sustentável. O festival aceita produções que dialoguem com estes assuntos, de forma direta ou transversal. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 19 de fevereiro a 10 de março de 2024. O formulário de inscrição está disponível no site do festival.
Serão aceitos filmes de curta e longa-metragem de todos os gêneros, anos e com classificação etária para todos os públicos. As produções escolhidas serão remunerados pelo Festival. A divulgação da lista de selecionados será entre março e abril de 2024 no site e nas redes sociais do VERdeCINE.
Sobre o VERdeCINE
O festival, em primeiro lugar, tem a proposta de ser um espaço que utiliza o audiovisual para provocar diálogos sobre temas ligados ao ser humano na sua interação com o meio ambiente. É composto, assim, por três mostras não-competitivas de caráter territorial. São elas a Mostra Brasil, que abrange filmes de qualquer lugar do país; a Mostra Mineira, apenas com realizações do Estado; e a Mostra Campos das Vertentes, com produções audiovisuais relacionadas aos territórios desta região mineira.
“A experiência audiovisual tem valor na nossa curadoria. Estamos interessados em filmes que mostrem uma diversidade de personagens, de temas, de formatos e gêneros cinematográficos. Para esta edição, queremos nos aprofundar no segundo objetivo da agenda de 2030. Trazendo, assim, visões inspiradoras e soluções positivas e possíveis para o nosso cotidiano”, explica a idealizadora e coordenadora do Festival, Cristiane Pederiva. Realizado em praça e sala de cinema de Lavras, o festival também terá sessões educativas para escolas, oficina de audiovisual, feira de produtos sustentáveis, mesas de debate, lançamento de livro e atrações artísticas.
Para ler o Edital e saber mais informações sobre o evento, basta entrar no site do VERdeCINE.
POR FIM, LEIA MAIS:
27a Mostra de Cinema de Tiradentes atraiu mais de 35 mil pessoas
Guel Arraes ganha prêmio em festival europeu
Curtas brasileiros chegam ao maior festival de curtas do mundo