Conecte-se conosco

Música

Orquestra Violões do Forte de Copacabana se apresenta de graça no sábado, 25/02

A folia continua, e além do repertório tradicional de Música Popular Brasileira, a Orquestra vai trazer marchinhas e canções de carnaval para o público da Zona Sul.

Publicado

em

violoes do forte

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom convida o público da Zona Sul para um concerto no dia 25 de fevereiro, às 18h. O grupo é formado por 25 jovens de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro e vai fazer o seu tradicional resgate a grandes sucessos da Música Popular Brasileira. Além disso, irá executar marchinhas clássicas de carnaval e hits da época, como “Balancê” e “Frevo Mulher”.

A princípio, o concerto terá a regência de Luiz Potter e direção artística de Márcia Melchior. Além dos violões, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria.

“Além do clássico repertório de MPB, vamos acrescentar marchinhas bem animadas no concerto para fazer a alegria do nosso público no pós-carnaval”, afirma Márcia Melchior.

A saber, o projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia, Eletrobrás-Furnas e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX.

PROGRAMA:

Balancê

Saca rolha

Touradas em Madri

Taboão

Se acaso você chegasse

Frevo Mulher

Como nossos pais

Final feliz

Vassourinhas

Taiane

Bis* Descobridor dos sete mares

SERVIÇO:

Orquestra Violões do Forte de Copacabana no Teatro Riachuelo Rio

Data: 25 de fevereiro, quarta

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

60 minutos. Grátis. Livre.

Por fim, para mais, acesse o site oficial da OVFC: www.violoesdofortedecopacabana.com.br/ 

Ennfim, JOTA25 De Volta ao Novo | Jota Quest viaja o Brasil com nova turnê

Iuna Falcão chega com EP de transe envolvente

Entrevista | Maria Pérola lança primeiro EP nesta sexta, 28, e conta detalhes sobre o novo álbum

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências